Data publicação: 30 de março de 2017
compartilhe:

Macaé é conhecida como a Princesinha do Atlântico, é uma das mais prosperas cidades do interior do Rio de Janeiro. A cidade concilia os negócios off shore com turismo de negócios.

Cercado de belezas naturais, o município da região serrana oferece 11 quilômetros de praias, lagoas costeiras, santuários ecológicos e pontos turísticos de um rico patrimônio histórico e arquitetônico.

Com uma história que começou em 1627, com a colonização portuguesa, Macaé conta com prédios que remetem ao passado, como a Igreja Sant’Anna, marco da colonização.

Solar dos Mellos – construído em 1891 hoje abriga o Museu da Cidade de Macaé e o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

Câmara Municipal – foi construída em 1838 para servir como residência do português Francisco Domingues Araújo, pai do Visconde de Araújo. Também foi local de comercialização de água, serviu como Biblioteca Municipal. Em 1906, o prédio foi finalmente adquirido pela Câmara Municipal.

Castelo – Solar Monte Elísio – o Solar foi construído pelo Visconde de Araújo para sua jovem esposa. A obra foi iniciada em 1852 e levou 14 anos para ser concluída. Hoje, no Solar funciona o Instituto Nossa Senhora da Glória, o Castelo, escola administrada pelas irmãs salesianas.

Farol Velho – também conhecido como Farol de Imbetiba ou Farolito foi construído em 1880 e restaurado em 1999.

Praça Veríssimo de Melo – surgiu em 1813 e hoje conta com o Coreto, construído na primeira década do século XX, o Obelisco comemorativo do primeiro centenário de Macaé, o Monumento a Veríssimo de Mello, com um busto de bronze, e o Chafariz, uma preciosa peça do século XIX, confeccionada em ferro fundido.

Lyra dos Conspiradores – o prédio foi inaugurado em 22 de maio de 1887. Foi uma das mais tradicionais instituições culturais do município de Macaé.

Igreja de Sant’Anna – de acordo com a lenda, a construção datada de 1630 tem sua porta principal voltada para oeste para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa original sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada.

Macaé tem um imenso litoral, formado por inúmeras praias. Nelas o turista pode surfar, praticar body board, kity surf, entre outras atividades aquáticas.