O iPhone nem mesmo permite oficialmente que você instale aplicativos fora do iTunes App Store. O Android dá essa opção, mas em geral ela é uma má ideia.
O Android tem bem mais problemas com vírus do que os aparelhos da Apple, mas, ainda que alguns dos casos sejam encontrados no Google Play, a maioria dos casos mais graves envolve aplicativos enviados para lojas "alternativas". Essas lojas são procuradas por oferecerem apps piratas ou que não estão disponíveis na região do usuário. Embora elas não sejam necessariamente maliciosas, elas não adotam o mesmo rigor que o Google na filtragem dos aplicativos. Por isso, muitos apps falsos e contaminados acabam aparecendo nessas lojas.
5. Cuidado com as permissões dos aplicativos
Quando você instala um aplicativo no Android, ele pede algumas permissões. Existem duas telas com as quais você precisa ter muito cuidado:
- Permissão administrativa
- Sobreposição de tela
A permissão administrativa pode tornar o aplicativo difícil de ser removido ou controlado. A sobreposição de tela permite que o aplicativo fique "por cima" de outros aplicativos, o que viabiliza o roubo de senhas, por exemplo. Imagine que você está acessando o aplicativo do seu banco e um app com sobreposição detecta isso para criar uma tela falsa por cima do app do banco. Este é o risco que você corre.
Para visualizar a lista de aplicativos que possuem essas permissões, é preciso ter um celular com Android 6.0 ou mais recente. Vá para Configurar > Aplicativos > Avançado [engrenagem] > Acesso especial (no fim da tela). Na lista, você poderá ver os aplicativos com permissões de "Administradores do dispositivo" e "Sobrepor a outros apps".
Além dessas duas permissões, tenha muito cuidado ao instalar teclados alternativos.
6. Cuidado com mensagens falsas
Uma mensagem que vem de um amigo seu no WhatsApp, ou até um SMS que diz vir do seu banco - inclusive com o seu nome. É convincente, mas pode ser fraude.
Muitos golpes que circulam por WhatsApp, por exemplo, tentam convencer as vítimas a encaminhar uma mensagem para seus contatos. A isca é uma promoção, um aplicativo especial ou o que for. Por isso, essas mensagens podem acabar chegando até você de outros amigos que caíram no golpe ou, no pior dos casos, que tiveram seu número clonado.
G1