
Começou no dia 02 de janeiro e vai até o dia 30 de junho, o prazo para o Alistamento Militar que deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, que completa 18 anos em 2017.
Em Itaperuna, a 39ª Junta de Serviço Militar (JSM), que funciona na Avenida Cardoso Moreira, 485, Centro (Edifício do antigo Fórum), está convocando os jovens a comparecerem de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 13:00h, munidos de Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4, para a apresentação e seleção complementar para o Tiro de Guerra.
O 1º Tenente do Exército, Edmilson de Oliveira Santos, responsável pelo Alistamento Militar da 39ª JSM, falou da importância do alistamento na vida do cidadão e do município:
“A Junta Militar no município é importante porque sem o número de registro no CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação), o cidadão não consegue tirar documentos fundamentais como Carteira de Trabalho, passaporte e até mesmo registros profissionais. Se não estiverem em dia com o Serviço Militar, também não podem ingressar em serviços públicos após concursos. Muitos jovens não tem a consciência da importância de se estar regularizado com o Serviço Militar”, alertou.
O Tenente também explicou que a Prefeitura de Itaperuna e a Junta Militar, mantém um trabalho paralelo prestando um serviço de orientação para o cidadão do município:
“O Exército cede os militares que prestam trabalho ao Tiro de Guerra e a prefeitura cede as instalações, o pessoal e os materiais necessários, além da manutenção da Junta e da Delegacia do Serviço Militar. Sem o apoio da prefeitura o trabalho não funciona”, explica.
Em breve, o prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius, tomará posse como presidente da 39ª Junta de Serviço Militar. A posse faz parte de um procedimento realizado pelas Forças Armadas, mais precisamente do Exército, como uma forma de estabelecer a parceria entre o governo do município e a Junta Militar, afim de preparar os jovens cidadãos e capacitá-los para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho. Além de atender a exigência de alguns órgãos que, para fornecer documentos, necessitam do alistamento ou da regularização da situação militar.
DECOM