Da série: operação tapa buracos, hoje no bairro Frigorífico

18 janeiro de 2017 às 13:58
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A operação tapa buracos realizada pela prefeitura municipal de Itaperuna através da secretaria municipal de obras está hoje no bairro Frigorífico.
Parabenizo o prefeito Marcus Vinicius,o vice-prefeito Rogerinho,o secretário municipal de obras José Duarte e á todos os envolvidos.

Fotos desse publicação: Facebook do vereador Wellington do Frango

 

Após ameça de greve, governo anuncia pagamento dos servidores ativos da segurança.

18 janeiro de 2017 às 13:16
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os pensionistas da Segurança Pública não terão o pagamento da folha de dezembro efetuado nesta quarta-feira pelo governo do estado. O crédito das pensões só vai ser feito juntamente com os salários dos demais servidores que ainda não receberam os vencimentos do mês passado. O calendário para o restante do funcionalismo ainda não foi definido pelo estado.

No fim da tarde desta terça-feira o governo anunciou que pagará os salários os salários integrais de dezembro dos servidores ativos e inativos da área de Segurança Pública. O valor total depositado será de R$ 623 milhões. A Secretaria de Fazenda ressaltou que alguns depósitos poderão ocorrer após o fim do expediente bancário. O anúncio foi feito menos de 24 horas depois de os policiais civis anunciarem o início da greve.

A paralisação começou às 8h desta terça-feira. Os policiais pretendem manter a greve até que o Estado regularize o pagamento dos salários no 5º dia útil. Também está na pauta dos sindicalistas, o pagamento do décimo terceiro, horas extras e premiações por metas alcançadas (os atrasos são desde o segundo semestre de 2015).

Na paralisação durante as 72 horas serão atendidos os serviços indispensáveis, como as da Delegacia de Homicídios, Delegacia Antissequestro e retirada de corpos em via pública. Depois, será iniciada a greve com 30% do efetivo nas delegacias.

Fonte: O Dia – Foto: Rádio Natividade

Enem 2016: resultado com as notas individuais é liberado.

18 janeiro de 2017 às 13:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As notas com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18). Para ter acesso, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante. O resultado também pode ser conferido pelo aplicativo oficial do Enem.

Logo após a divulgação, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade.

Segundo o site “Is it down right now”, que acompanha a estabilidade de serviços conectados, a página enem.inpe.gov.br está fora do ar para todo mundo. O problema no acesso começou por volta das 11h30. No Twitter, usuários reclamavam da instabilidade.

Por volta das 12h, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, confirmou o problema durante entrevista coletiva de imprensa em Brasília. "A consulta está à disposição embora nosso site esteja sofrendo inúmeros ataques de pessoas que torcem contra a educação brasileira", disse Maria Inês Fini.

Os candidatos podem conferir as notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação. Para fazer a consulta, o participante deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu o código pode resgatá-lo no botão 'esqueci minha senha.'

Usos das notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 foram divulgadas nesta quarta (veja abaixo). Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.

SISU
Inscrições: 24 a 27 de janeiro

PROUNI
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro

FIES
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato. Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Mudanças no Enem 2017

Nesta quarta também foi aberta a consulta pública que vai reunir sugestões de mudanças no Enem. As contribuições podem ser enviadas em um formulário disponível no link http://www.inep.gov.br/. A consulta pública está aberta até 10 de fevereiro.

O MEC estuda maneiras de economizar na realização do próximo exame. Entre as decisões já tomadas está eliminar uma das funções do Enem: a certificação de conclusão do ensino médio.

A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Inep afirmou ao G1 que ainda não há informações sobre por quanto tempo a consulta ficará no ar, mas que uma portaria definindo as regras da consulta pública será divulgada nos próximos dias no "Diário Oficial da União".

Fonte: G1

 

Secretaria do meio ambiente de Itaperuna trabalha para aumentar a arrecadação do ICMS verde.

17 janeiro de 2017 às 19:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Membros da Secretaria do Ambiente de Itaperuna se reuniram com representantes da Associação de Catadores de lixo, Pastoral da Cidadania e Coordenação de Educação e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), na manhã da última sexta-feira (13), no auditório da SEMA, para elaborar projetos de apoio e criação de mecanismos que possam facilitar a Coleta Seletiva, Coleta de Óleo e Criação do Selo Verde para Empresas, além de outras ações Sócio Ambientais. O objetivo é aumentar a arrecadação do ICMS Verde do município.

Durante o encontro, a bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli, definiu uma série de ações para organizar os projetos e melhorar nosso meio ambiente, além de conscientizar a população do município para a preservação ambiental e reciclagem. As ações serão direcionadas pela secretaria, juntamente com apoio de empresas locais e órgãos não governamentais.

Criada em 2007, pela Lei Estadual nº 5.100, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Verde tem o objetivo de incentivar os municípios a investirem na preservação ambiental. A Prefeitura que mais investir é recompensado com maior repasse do imposto.
Fonte: Facebook da Prefeitura de Itaperuna

 

Delegacias da AISP 29 aderem à paralisação dos policiais civis

17 janeiro de 2017 às 18:55
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Todas as delegacias na área de jurisdição da 29ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), na região Noroeste Fluminense, aderiram à paralisação de três dias deflagrada pelos policiais civis na noite desta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro. A Rádio Natividade manteve contato na manhã desta terça-feira (17), com representantes dos servidores, que confirmaram que na 143ª DP/Itaperuna, 144ª DP/Bom Jesus do Itabapoana, 138ª DP/Laje do Muriaé, 140ª DP/Natividade e 139ª DP/Porciúncula, apenas casos emergências serão registrados. O movimento também atingiu o Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC), que só trata de questões de perícia envolvendo cadáveres e exames de necropsia. Da redação da Rádio Natividade  

Fonte: Gazeta do Noroeste

Oficinas gratuitas para microempreendedores individuais em Itaperuna

17 janeiro de 2017 às 18:29
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O escritório regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense vai promover um novo ciclo de oficinas gratuitas para microeempreendedores individuais (MEI) em Itaperuna. Trata-se do programa de Oficinas SEI, onde os empreendedores terão acesso a ferramentas importantes para a gestão do seu negócio.

As oficinas acontecem entre os dias 23 e 25 de janeiro, às 18:30h, no auditório do Sebrae (Av. Cardoso Moreira, 948, Centro). Os temas são Sei Empreender, Sei Planejar, e Sei Vender. As vagas são limitadas. Informações e inscrições no Sebrae, ou pelo telefone (22) 3824-2020. Os interessados poderão se inscrever em mais de uma oficina.

Conheça a programação:

23/01 – SEI Empreender – Entender os princípios do empreendedorismo é fundamental para melhorar o seu negócio. Por isso, o curso oferece conteúdo para que você, conheça seu potencial e tome decisões a respeito do seu empreendimento de forma consciente e responsável. Aprenderá ainda a administrar dificuldades e a valorizar o planejamento.

24/01 – Sei Planejar – Conheça a importância do planejamento para a melhoria dos resultados na sua empresa. Você vai aprender o que é, para que, e quando planejar, e conhecer as ferramentas e a visão sistêmica do planejamento como processo dinâmico e contínuo.

25/01 – SEI Vender – Para vender bem é necessário entender o próprio potencial e também estar por dentro do mercado, da concorrência, dos fornecedores e, especialmente, do cliente. A capacidade de administrar e de planejar as vendas de uma empresa são atitudes diferenciais no sucesso do pequeno negócio. Com esse foco, a oficina oferece informações para que você compreenda as necessidades do mercado e saiba como ampliar as possibilidades de crescimento de sua empresa.

Sobre o MEI:

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 60 mil por ano podem se formalizar. No total, são 473 atividades que podem se cadastrar – profissionais autônomos como cabeleireiros, manicures, pedreiros, artesãos, doceiras, entre outros. Os tributos a serem pagos variam conforme a categoria profissional, entre 45 e 50 reais por mês. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Fonte: Kellen Leal

O escritório regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense vai promover um novo ciclo de oficinas gratuitas para microeempreendedores individuais (MEI) em Itaperuna. Trata-se do programa de Oficinas SEI, onde os empreendedores terão acesso a ferramentas importantes para a gestão do seu negócio.

As oficinas acontecem entre os dias 23 e 25 de janeiro, às 18:30h, no auditório do Sebrae (Av. Cardoso Moreira, 948, Centro). Os temas são Sei Empreender, Sei Planejar, e Sei Vender. As vagas são limitadas. Informações e inscrições no Sebrae, ou pelo telefone (22) 3824-2020. Os interessados poderão se inscrever em mais de uma oficina.

Conheça a programação:

23/01 – SEI Empreender – Entender os princípios do empreendedorismo é fundamental para melhorar o seu negócio. Por isso, o curso oferece conteúdo para que você, conheça seu potencial e tome decisões a respeito do seu empreendimento de forma consciente e responsável. Aprenderá ainda a administrar dificuldades e a valorizar o planejamento.

24/01 – Sei Planejar – Conheça a importância do planejamento para a melhoria dos resultados na sua empresa. Você vai aprender o que é, para que, e quando planejar, e conhecer as ferramentas e a visão sistêmica do planejamento como processo dinâmico e contínuo.

25/01 – SEI Vender – Para vender bem é necessário entender o próprio potencial e também estar por dentro do mercado, da concorrência, dos fornecedores e, especialmente, do cliente. A capacidade de administrar e de planejar as vendas de uma empresa são atitudes diferenciais no sucesso do pequeno negócio. Com esse foco, a oficina oferece informações para que você compreenda as necessidades do mercado e saiba como ampliar as possibilidades de crescimento de sua empresa.

Sobre o MEI:

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 60 mil por ano podem se formalizar. No total, são 473 atividades que podem se cadastrar – profissionais autônomos como cabeleireiros, manicures, pedreiros, artesãos, doceiras, entre outros. Os tributos a serem pagos variam conforme a categoria profissional, entre 45 e 50 reais por mês. Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Kellen Leal

Cardoso Moreira recebe ônibus da justiça itinerante

17 janeiro de 2017 às 18:12
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Resolver as pendências judiciais será mais fácil para os moradores de Cardoso Moreira. Já a partir deste mês de janeiro, o Projeto Justiça Itinerante estará atendendo no município. O inicio do projeto está marcado para o próximo dia 27/01 na praça Ibrahim Assed, no centro da cidade. O Projeto foi firmado pela coordenadora nas Regiões Norte e Noroeste, Aldenisia Maciel Arêas e o Prefeito Gilson Siqueira, em reunião  na sede da prefeitura.   Os atendimentos serão realizados todas as sextas-feiras das 08 às 17 horas. O atendimento contará com um ônibus que simula um cartório, para atender a população. Conectados a rede de informática do Tribunal, um juiz, promotor, defensor e serventuários recebem jurisdicionados que procuram a Justiça a fim de dar entrada em ações de divórcio, separação, alimentos, reconhecimento de paternidade, guarda, além de causas de defesa do consumidor e regularização do registro de nascimento, de casamento ou de óbito. O objetivo do programa é levar o Poder Judiciário até o cidadão, expandindo a prestação jurisdicional em municípios em que ainda não foi constituída ou instalada a comarca, ou em comunidades distantes do fórum da comarca-sede ou, ainda, em comarcas de grande densidade demográfica”. Fonte: Cardoso Moreira News

Fonte: Gazeta do Noroeste

Da série: operação tapa buracos

17 janeiro de 2017 às 16:19
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Secretaria Municipal de Obras realizando hoje operação tapa buracos na rua 1º de maio no bairro Niterói!
Infelizmente o governo passado deixou a cidade toda esburacada, mas o Governo atual já começou a trabalhar em cima dos buracos da cidade.

Fotos da publicação:Facebook da secretaria municipal de obras.

 

Colônia de férias tem lanche produzido na padaria escola da Prefeitura de Itaperuna e muita diversão.

17 janeiro de 2017 às 15:13
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Nesta terça-feira (17), segundo dia da Colônia de Férias do Poli, muitas atividades recreativas aconteceram simultaneamente no Centro Poliesportivo Edgard Pinheiro Dias. E para matar a fome da criançada, um lanche produzido pelo Projeto Padaria Escola, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação, foi servido.

O prefeito de Itaperuna, Dr. Vinícius e a Secretária de Ação Social, Camila Pires, estiveram presente durante toda a manhã e participaram da hora do lanche. 
Sob o comando da equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, as crianças praticaram futebol de campo, futebol de salão, futebol de sabão e se refrescaram na piscina sob a supervisão dos salva-vidas.

A Colônia de Férias do Poliesportivo segue durante toda as manhãs, até o dia 27 de janeiro.

DECOM

 

Pássaro furtado em Retiro do Muriaé é recuperado em Natividade

17 janeiro de 2017 às 14:55
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Policiais civis da 140ª Delegacia e militares do 29º BPM recuperaram na tarde deste domingo (15), um pássaro que havia sido furtado na semana passada, no distrito de Retiro do Muriaé, Itaperuna. O coleiro, devidamente licenciado junto aos órgãos ambientais, havia sido levado da residência de J.A.O., de 31 anos, que procurou a distrital e informou ter reconhecido o suspeito, através de imagens de câmeras de segurança.

Imediatamente a equipe seguiu em busca do envolvido, A.X., de idade não informada, no bairro Pedro Gomes, que ao ser questionado, confessou e acrescentou ter vendido a ave pelo valor de R$ 300,00 para uma terceira pessoa, também localizada. As partes prestaram depoimento e o animal, acabou devolvido ao seu proprietário. Os suspeitos responderão em liberdade.

Fonte: Rádio Natividade