Polícia Ambiental flagra extração ilegal de aréola na zona rural de Bom Jesus do Itabapoana

19 janeiro de 2017 às 16:01
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Policiais ambientais lotados na 3ª UPAM/Parque Desengano interditaram na tarde desta terça-feira (17), um areal clandestino, que funcionava sem licença, às margens da RJ 230, na zona rural de Bom Jesus do Itabapoana. No local, os agentes, encontraram pelo menos dois pontos de extração de aréola com cerca de dez metros cúbicos do mineral. O responsável identificado como J.C.S.G, de 42 anos, foi localizado e conduzido até a 144ª Delegacia, onde prestou depoimento e responderá em liberdade por crime ambiental. A área passará por perícia.

Fonte: Rádio Natividade

Dois feridos em colisão de motos em Bom Jesus do Itabapoana

19 janeiro de 2017 às 15:37
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Duas pessoas ficaram feridas em colisão entre motos no final da tarde desta quarta-feira (18), na Avenida José de Oliveira Borges, Bom Jesus do Itabapoana. De acordo com informações de testemunhas, Thiago da Silveira Ferraz, de 29 anos, que conduzia uma Yamaha Teneré, chocou-se com a Honda Biz, pilotada por Walcy Pereira da Silva, de 67. Com o impacto, ambos foram lançados ao solo, sofrendo escoriações pelo corpo e removidos de ambulância ao posto de urgência do Hospital São Vicente de Paulo, onde receberam atendimento médico. A Polícia Militar assumiu a ocorrência.

Fonte: Rádio Natividade

Secretaria do Ambiente de Itaperuna realiza mais uma oficina para os profissionais da área ambiental

19 janeiro de 2017 às 15:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Secretaria do Ambiente de Itaperuna realizou, na tarde desta quarta-feira (18), a oficina sobre orientação para o Licenciamento Ambiental para Transporte de Resíduos, no auditório da SEMA, no antigo Mercado do Produtor.

Cerca de 20 empreendedores, profissionais da área, membros da Associação de Catadores, Pastoral da Cidadania e funcionários das secretarias de Obras e do Ambiente participaram do evento que foi gratuito e aberto ao público em geral. A presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna, Amanda da Aidê, também esteve presente.

Para a bióloga e palestrante, Maria Inês Tederiche Micichelli, essa foi mais uma etapa de trabalho para orientar a todos de forma dinâmica, dividida por módulos, sobre o licenciamento e preservação ambiental.

Fonte: página do facebook da Prefeitura de Itaperuna

Governo vai leiloar campos da Petrobrás

19 janeiro de 2017 às 15:07
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O governo vai oferecer ao mercado em leilões que pretende realizar anualmente a partir de 2018 campos de óleo e gás da Petrobrás. Desde que o preço do petróleo despencou e a Operação Lava Jato contribuiu para enfraquecer o caixa da empresa, o número de campos devolvidos pela estatal à União quintuplicou.

Ao todo, 21 áreas, com descobertas de petróleo e gás declaradas, estarão liberadas a outras petroleiras. Parte delas está localizada nas três bacias produtoras mais nobres – Campos, Santos e Espírito Santo.

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai avaliar cada uma dessas áreas para definir políticas de atração de novos investidores, segundo o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do ministério, Márcio Felix.

Alguns blocos podem valer mais por já terem passado pela fase de exploração, na qual está concentrado o risco de negócio. Mas há também no grupo de ativos campos que deram retorno menor que o previsto. Neste caso, é possível que o governo ofereça facilidades que ainda serão definidas.

Atividade baixa. Ao menos dez campos estão nessa condição – Itaparica, Camaçari, Capicú, Baúna Sul, Salema Branca, Nordeste Namorado, Rio Preto, Piracucá, Catuá e Mangangá. A Petrobrás informou que as atividades nesses campos “já estavam interrompidas quando informou a ANP sobre a devolução” e que ainda aguarda posição da agência sobre o rompimento dos contratos de concessão. As análises duram mais de um ano. Mas a agência diz que esse é o prazo para esse tipo de avaliação e que não há impasse em torno dessas devoluções.

Antecipando-se à ANP, a Petrobrás registrou a baixa contábil dessas áreas em sua demonstração financeira de 2015. A devolução de campos e de outros projetos de produção de petróleo e gás custou US$ 285 milhões no ano.

“A Petrobrás realiza a devolução de campos à ANP quando estudos comprovam não haver viabilidade técnico-econômica para o desenvolvimento da produção ou de acordo com sua gestão de portfólio”, informou a empresa ao Broadcast, sistema de informação em tempo real do grupo Estado.

Ex-diretor da ANP, o consultor John Forman avalia que existem muitos campos onde a produção da Petrobrás era pequena e os custos elevados. “Tem muito campo que foi mantido por muito tempo, mas que na realidade não deveria ter sido explorado”, afirmou.

Para Edmar Almeida, professor do Grupo de Economia da Energia (GEE) da UFRJ, “outras empresas podem ter perfil mais apropriado para esse tipo de projeto”. Ele avalia que os custos de uma empresa de menor porte são mais baixos. Esse seria o caso, por exemplo, do campo de Piracucá, localizado em águas rasas da Bacia de Santos, com reservas estimadas em 200 milhões de barris de óleo equivalente (boe), sobretudo de gás e óleo condensado leve.

Estatal propõe maior reajuste por jornada reduzida

A Petrobrás apresentou nessa quarta-feira, 18, em reunião com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne os sindicatos representantes dos empregados, proposta de reajuste salarial superior à que vinha sendo negociada como parte do acordo trabalhista de 2016.

A empresa propôs aumento de 8,57% retroativo a setembro, data base da categoria. Em contrapartida, quer ter a garantia de que a opção para os funcionários reduzirem a jornada de trabalho, com retração proporcional do salário, será incluída no acordo e passará a valer a partir de abril.

Em nota, estatal informou que considerou o porcentual de reajuste proposto pela federação “equilibrado” e que terá “ganhos significativos” para a empresa com a redução da jornada.”Acredito que chegamos a um bom termo entre as necessidades dos trabalhadores e a situação financeira da empresa”, disse o gerente executivo de Recursos Humanos, José Luiz Marcusso.

A FUP discutirá o tema no conselho deliberativo. A estatal aguarda posição dos empregados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.                            Fonte: Uol

Municípios querem fortalecer o turismo no Noroeste

19 janeiro de 2017 às 14:56
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As cidades do Noroeste Fluminense têm sua economia baseada no comércio, agricultura e pecuária, indústria, extração mineral e serviços, mas já estão atentas para o potencial de um novo setor: o turismo. Itaperuna, por exemplo, já aparece no circuito turístico do Estado por conta do distrito de Raposo, e o Sebrae/RJ já identificou a potencialidade de outras cidades da região. De olho nesta oportunidade, as administrações municipais estão buscando apoio e parceria para desenvolver a atividade turística. Na segunda semana de janeiro, o coordenador regional do Sebrae/RJ Nelson Rocha Filho se reuniu com representantes dos governos de Laje do Muriaé, Varre Sai e Itaperuna para começar a traçar diretrizes e fazer um planejamento de ações que visam estruturar o turismo e movimentar a economia regional.

Em Laje do Muriaé, o vice-prefeito Tico Alvim e o secretário de governo Rodrigo Braga se reuniram com o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste, Nelson Rocha Filho, o analista técnico Jorge Luiz Santos, e o consultor Jarbas Modesto, para tratar discutir a elaboração do Estudo de Potencialidades Turísticas EPT) do município. O estudo avalia o conjunto de qualidades e capacidades locais para realização de atividades ligadas ao turismo, estabelecendo ações que dinamizam o setor e seus grupos organizativos, orientando-os na gestão, análise de investimentos e empreendedorismo.

Em Varre-Sai a equipe do Sebrae/RJ conversou com o secretários Adriano Silva (turismo), Zazá Silva (educação) e a diretora de cultura, Tereza Cristina. O município já tem o estudo de potencialidade turística, que foi entregue pelo Sebrae/RJ no ano passado, por isso o objetivo é começar a colocar em prática algumas ações propostas. A reestruturação do Festival do Vinho como evento cultural e turístico sustentável é uma delas, assim como a implementação de projetos culturais sustentáveis que possam fomentar o turismo através das diversas manifestações tradicionais locais.

Em Itaperuna a reunião contou com o secretário de turismo, Alexandre Boechat, que apresentou uma demanda para traçar o perfil socioeconômico da sede e dos distritos, visando a produção de um portfólio oficial para a busca de parcerias público-privadas, nas esferas estaduais e federais, com informações chanceladas pelo Sebrae/RJ. Dessa forma, segundo Boechat, seria possível a elaboração do estatuto do turismo, seu conselho e a criação do fundo de reserva do turismo, trabalhando este setor juntamente com o segmento do artesanato.

Nelson Filho acredita que a região tem um grande potencial. “É possível trabalhar o turismo de forma que os municípios trabalhem de forma integrada, fortalecendo a região como um todo, e fomentando toda uma cadeia de produtos e serviços que vai gerar renda para produtores rurais, artesãos, hotelaria, comércio, entre outros”. O analista Jorge Luiz acrescenta. “Cada município tem suas demandas e o Sebrae/RJ está à disposição para oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de várias atividades e projetos, dentre eles os segmentos do turismo e do artesanato”.

Fonte: O diário do noroeste (Kellen Leal)

Segue vestibular agendado na Redentor!

19 janeiro de 2017 às 14:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Vestibular Agendado da Faculdade Redentor! Você pode começar a estudar em 2017!

Agende a melhor data pelo site: www.redentor.edu.br/vestibular

Procure saber como Financiar sua faculdade SEM JUROS pelo PRAVALER! Pague, apenas, metade da mensalidade agora!
Acesse www.redentor.edu.br/pravaler e Consulte o regulamento!

Tem alguma dúvida sobre a Redentor? Acesse: goo.gl/rM6k3P. Respondemos rapidamente!

#EntreNoGrupo #Vestibular #Sucesso #IGC4 #Enade5 #Qualidade

RF, o site do povo!

 

Secretaria do Ambiente de Itaperuna e INEA fecham parceria para projetos.

19 janeiro de 2017 às 14:40
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Equipe da Secretaria do Ambiente de Itaperuna se reuniu com o Renê Justen, superintendente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), durante esta semana, no auditório da SEMA, para firmar uma parceria com projetos ambientais e formalizar a formação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, a qual Renê agora faz parte.

O objetivo da parceria é buscar recursos para situações de licenciamento, soluções para o aterro sanitário, valão do Porto Alegre (da Cehab) e urbanização da Beira Rio.

Fonte: Página da Prefeitura de Itaperuna

 

 

É verdade que motoristas agora terão que pagar anuidade da CNH?

19 janeiro de 2017 às 14:12
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Provavelmente, você já viu algum post nas redes sociais ou mensagem no Whatsapp dizendo que em breve portadores de Carteira Nacional de Habilitação precisarão pagar anuidade para manterem o documento em dia. A “informação” deixou muita gente em polvorosa, mas não há motivo para preocupação. A notícia é falsa e o Ministério da Cidades, em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, divulgaram uma nota esclarecendo o caso.

Nota – Cobrança anuidade Carteira Nacional de Habilitação

O Ministério das Cidades/Denatran, esclarece que a mensagem sobre “anuidade para portadores da CNH agora é Lei”, que circula em redes sociais e aplicativos, nesta quarta-feira (18), é falsa.

Portadores da Carteira Nacional de Habilitação não pagam anuidade. Contamos com a colaboração de todos os veículos de comunicação para desmentir a informação, a fim de prevenir todos os cidadãos contra golpes que possam ser aplicados em nome da instituição.

Fonte: O diário do noroeste