Dezinho, um Super Herói no combate ao mosquito Aedes Aegypti

08 fevereiro de 2017 às 11:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Com o intuito de disseminar as orientações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando a campanha do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, que tem como personagem o super-herói Dezinho. 

Dezinho remete às brincadeiras infantis para ajudar a combater o Aedes de maneira criativa. A Campanha "10 minutos salvam vidas", é direcionada às crianças, porque elas têm a grande capacidade de mobilizar e passar adiante mensagens que sensibilizem os mais velhos. 

“Levando lições de prevenção contra a dengue para as crianças, sem dúvida, elas vão disseminar o que aprenderem em casa e na comunidade onde moram. Além disso, é importante mostrar para a criança que o combate à dengue é também um ato de cidadania, porque você protege não só a sua casa, mas a de seus vizinhos também”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alexandre Cury Martins.

A ideia de criar um super-herói surgiu para reforçar o imaginário do Aedes Aegypti como vilão a ser derrotado. O inimigo número 1 é o mosquito. E para nos ajudar a combater o vilão, o Dezinho contou 10 dicas:

01-Caixas d'água, tonéis, galões, poços e barris bem vedados.

02 -Pneus sem água e em lugares cobertos.

03 -Vasos sanitários, sem uso constante, fechados.

04 -Bandejas de ar-condicionado e de geladeira limpas. 

05-Ralos limpos e com tela.

06-Pratos de vasos de planta com areia até a borda.

07- Lixo e materiais para descarte dentro de sacos plásticos bem vedados.

08-Garrafas e baldes virados com a boca para baixo.

09-Piscinas e fontes sempre tratadas.

10-Calhas limpas.

DECOM

 

 

Tragédia: Duas crianças morrem afogadas na zona rural de Itaperuna

08 fevereiro de 2017 às 11:33
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Duas crianças se afogaram na tarde desta terça-feira (07), no município de Itaperuna. De acordo com informações levantadas pela Rádio Natividade, o casal de primos, brincavam próximo do açude onde moravam, na Fazenda Palmital, na região do Toyama (estrada Itaperuna – São José de Ubá), quando caíram na água e aconteceu a tragédia. O pai de um deles, o lavrador Robson Mercês da Silva, contou que por volta das 14h, ouviu gritos e quando percebeu o filho, Richard Antônio da Silva, de cinco anos e a sobrinha, Vitória Cristina Moreira da Silva, de oito, já se debatiam. Apesar das tentativas, ambos já foram resgatados sem vida e seus corpos, colocados à margem do açude. Bombeiros constataram o óbito dos menores e militares do 29º BPM preservaram o local até a chegada da perícia e posterior remoção ao IML.

Fonte: Rádio Natividade

Primeira Sessão dos Vereadores de Itaperuna foi prestigiada pela população!

07 fevereiro de 2017 às 14:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Apesar do mau tempo, a Primeira Sessão Ordinária do Primeiro Período Ordinário – Legislatura 2017 / 2020 – da Câmara Municipal de Itaperuna foi marcada pela presença da população, dos representantes do Poder Executivo e das Secretarias, além das diversas entidades do município. Quem não compareceu ao plenário, teve a oportunidade de acompanhar a Sessão em tempo real, por meio de transmissão ao vivo pelo “site” da Câmara.

A pauta desta Sessão foi a votação das Comissões Permanentes da Câmara referente ao Primeiro Ano de Exercício. Além disso, o evento foi permeado por homenagens ao Ex-Prefeito Claudão, representado por sua filha Claudete, e por moções de condolências aos familiares do empresário Canavarro Gontijo Filho, falecido no último sábado (04/02/17).

Por fim, a Presidente da Câmara, Amanda Braga Pacheco, reafirmou que em seu mandato lutará por todos, como também terá um olhar voltado especialmente para a mulher.

Fonte: o diário do noroeste/ Vilma Bernado/ CMI

Da Série beleza feminina 1930: a bela Sophia Loren!

07 fevereiro de 2017 às 14:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Sophia Loren, considerada umas das maiores atrizes italianas de todos os tempos. Nasceu em 20 de setembro de 1934. Trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman e Lina Wert­mü­ller. Em 1962 recebeu o Oscar de melhor atriz pelo filme “Duas Mu­lheres”, que também lhe rendeu o prêmio de me­lhor atriz no Festival de Cannes. Faz parte da lista das 50 maiores lendas do cinema, do American Film Institute.

RF, o site do povo!

Grande Vitória tem tiroteio e saques a comércios mesmo com Exército

07 fevereiro de 2017 às 14:19
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Mesmo com a chegada da Força Nacional e dos militares do Exército nas ruas da Grande Vitória, a violência continua. Durante a madrugada, um carro foi incendiado na Serra, um tiroteio foi registrado em Vila Velha e um supermercado de Vitória foi saqueado. Os ônibus voltaram a circular, mas o cidadão enfrenta dificuldade e tem medo de sair de casa.

O Espírito Santo está sem a PM nas ruas porque protestos de familiares dos policiais bloqueiam as saídas dos batalhões. As famílias pedem reajuste salariam para a categoria, que é proibida de fazer greve. Desde sábado (4), o estado vive uma onda de violência com mortes, saques e assaltos.

Até agora, foram registradas 75 mortes violentas na Grande Vitória, ante 4 em todo o mês de janeiro, segundo o sindicato da Polícia Civil. O governo não informou nenhum número até agora.

Os primeiros homens da Força Nacional de Segurança começaram a chegar ao Espírito Santo na madrugada desta segunda. Eles se juntam às tropas do Exército, que já foram para as ruas no final da tarde desta terça.

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos amanheceu lotada em Vitória. São tantas vítimas que tem motorista esperando há um dia para conseguir fazer boletim de ocorrência.

Nas ruas, o clima é de medo e insegurança. O comércio não abriu as portas, escolas estão sem aulas, postos de saúde e agências bancárias fechadas. Os ônibus só começaram a circular depois das 9h, com a presença do Exército nos terminais.

No Centro de Vitória, nenhum comerciante quis abrir as portas. Na Glória, em Vila Velha, lojas foram fechadas por conta do medo. “Hoje eu estou com medo de correr o risco, porque cadê o policiamento?”, questionou a comerciante Maria da Penha Abreu.

A moradora do bairro da Glória, Luciana Neves, contou que de madrugada aconteceu um tiroteio. Vários criminosos foram detidos pela Guarda Municipal.

“Nossa, foi horrível, eu tinha levantado para ir ao banheiro e ouvi pipocando. Só vi o pessoal da patrulha da prefeitura montando na moto e indo atrás”, afirmou.

Em Santa Rita, também em Vila Velha, criminosos arrombaram a grade de uma loja de calçados, quebraram a vidraça e fugiram levando tudo o que podiam. Em um vídeo, dá para ver uma mulher levando uma arara inteira de sandálias.

“Não tem segurança nas ruas, todo mundo com medo. Impossível trabalhar hoje”, disse a vendedora Jordana Lopes.

Em Cariacica, na avenida Expedito Garcia, a maioria das lojas não abriu as portas por causa da insegurança.

Fonte: G1