Site RF no mundo empresarial, veja a dica de hoje. Você já desenhou o seu plano de vida?
Fonte: Itaperuna antiga
1 - Colocar gelo em cima do machucado ajuda na recuperação
O gelo faz com que os vasos dilatados contraiam-se e, com isso, diminui o fluxo sanguíneo.
2 - Sentimos mais frio quando estamos com febre
Em casos de febre, o corpo geralmente está com uma temperatura maior que a do ambiente. Sendo assim, o corpo cede calor ao ambiente, gerando a sensação de frio.
3 - Ao colocar sal no gelo, as latas gelam mais rápido
O sal, por ser um soluto que não evapora facilmente, ao ser misturado com o gelo (H2O sólida), diminui o ponto de fusão. Dessa forma, há diminuição da temperatura da água, favorecendo o resfriamento da lata.
4 - As células reprodutivas são armazenadas no frio
Essas células são armazenadas em baixa temperatura para que a viabilidade seja preservada. Com isso, elas podem ser utilizadas até mesmo depois de meses ou anos.
5 - Os metais parecem mais frios do que a madeira
Os metais são condutores térmicos, e a madeira é um tipo de isolante. Sendo assim, os metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais.
6 - Usamos a bolsa d'água fria para diminuir as inflamações
Colocar a bolsa d'água na parte do corpo que dói diminui o processo inflamatório por causa da contração dos vasos sanguíneos.
7 - Urinamos mais no frio
Isso ocorre porque, quando há baixa temperatura, perdemos menos água pelo suor. Desse modo, urinamos mais.
8 - Ao passar por uma cirurgia no dente, os dentistas recomendam ingerir bebidas/comidas frias.
Depois de uma cirurgia, comemos alimentos gelados porque o frio promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local e, consequentemente, reduzindo a pressão na região. Isso leva à diminuição da dor e do inchaço.
9 - O frio pode matar pessoas/animais
A morte pode ocorrer por causa da hipotermia, que é quando há exposição prolongada ao frio, como quando neva ou quando a pessoa fica mergulhada em um lago gelado. Esse problema ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 ºC e pode ser fatal para as pessoas que atingem temperaturas menores que 27 ºC.
10 - Algumas árvores perdem mais folhas no frio
As árvores que perdem folhas em um determinado período são chamadas de decíduas. Como no inverno há uma menor disponibilidade de água líquida, a perda de folhas nesse período garante maior economia de água para a planta.
11 - Quando o dia amanhece frio, o carro que foi abastecido com álcool pode demorar a ligar
O álcool, para entrar em combustão, exige uma temperatura maior do que a gasolina, por isso, em dias frios, as velas de ignição devem trabalhar para produzir a temperatura ideal para a combustão do etanol. Além disso, o óleo torna-se mais denso, as reações químicas da bateria ocorrem de forma mais lenta etc.
12 - Passar álcool na pele dá uma sensação momentânea de frio
Quando o álcool está sobre a pele, o calor da área é absorvido, ocorrendo a vaporização (passagem do estado líquido para o gasoso). Como temos a saída de calor da área em contato com o álcool, sentimos um frescor no local.
13 - Tomar bebida alcoólica em dias frios dá uma sensação de aquecimento do corpo
O álcool é uma substância que promove a vasodilatação de artérias e arteríolas, fazendo com que o sangue flua com mais velocidade pelo corpo, mas ocasiona uma perda de calor interna em virtude do aumento do diâmetro dos vasos, calor esse que promove a sensação de aquecimento.
14 - A água do radiador não congela em dias frios
Essa água não congela porque é misturada a uma substância (como o etilenoglicol) não volátil (que não vaporiza com facilidade) que diminui consideravelmente o ponto de congelamento da água.
15 - Em dias frios, sentimos mais dor
A baixa pressão que ocorre no tempo frio causa uma diminuição da produção de cortisona e adrenalina, hormônios que atuam no controle da dor. Outra teoria explica que as terminações nervosas ficam alteradas com mudanças de pressão, aumentando a percepção de dor. A baixa temperatura pode também estar relacionada com a contração de músculos que ficam próximos a nervos e articulações, aumentando a dor.
Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola
Introdução
A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil). Ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro.
O que diz a lenda
De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios amazônicos nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo, alto e forte jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Vai a festas e bailes noturnos em busca de jovens mulheres bonitas. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.
O boto cor-de-rosa é considerado amigo dos pescadores da região amazônica. De acordo com a lenda, ele ajuda os pescadores durante a pesca, além de conduzir em segurança as canoas durante tempestades. O boto também ajuda a salvar pessoas que estão se afogando, tirando-as do rio.
Cultura popular:
Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.
Por: Renato Freitas
Troca das embalagens puras:
Nos melhores comércios de Itaperuna
Em frente ao Correio de 14h as 19h todos os dias
ou na empresa FB.
Mais uma do empresário Marcelo Filé Barateiro!
RF, o site do povo!
Uma mulher de 37 anos perdeu o controle do veículo Vectra, placa de Bom Jesus do Itabapoana, e bateu em uma árvore por volta das 20:30 desta terça-feira (21/03). O acidente aconteceu no km 64 da BR-356, entre Itaperuna e Italva.
A Polícia Militar chegou primeiro e resguardou o local até a chegada dos bombeiros. A vítima foi encaminhada para o hospital de Itaperuna.
Segundo informações, a mulher seria moradora de Cardoso Moreira e voltava do trabalho em Bom Jesus.
Fonte: Italva em Foco / Fotos: Gilmar Sana
A polícia de Itaperuna emitiu alerta de furto de uma moto, durante a noite desta quarta-feira (22), no bairro Cidade Nova. De acordo com T.M.C., de 29 anos, anos, ele havia estacionado sua Honda Tornado, ano 2005, de cor azul, placa LPS 1300, na Rua Darci Nogueira e quando retornou do trabalho, horas depois, não mais a encontrou onde estava. O serviço de radiopatrulha do 29º BPM realizou buscas, mas até o fechamento desta matéria, o veículo não havia sido recuperado. Quaisquer informações poderão ser repassadas ao Disque Denúncia Noroeste através do telefone (22) 3824-1177.
Fonte: Rádio Natividade
rf.com/ O site do povo!
Prefeitura entrega à Câmara Municipal um Moderno Projeto de Lei para Reforma Administrativa que tem o objetivo de aperfeiçoar, otimizar ações e gastos do município.
A Prefeitura de Itaperuna entregou, na última sexta-feira (17/3), à Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei que dispõe sobre a nova organização da administração direta e indireta do poder executivo. Esta proposta de gestão pública de qualidade tem como princípios básicos à estruturação organizacional que permitirá uma gestão estratégica em cada unidade administrativa, para desenvolver trabalhos melhorando a qualidade de vida da população.
A atual estrutura da Prefeitura de Itaperuna é de 1976, depois disso, veio a Constituição Federal de 1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2001, e nada foi mudado. Então, vê-se que esta estrutura é totalmente arcaica, gerando atrasos em procedimentos e processos que atrapalham e muito a vida dos munícipes, além de gerar altos custos para o poder público que infelizmente vem sendo custeados pelos cidadãos.
A pretensão do modelo apresentado foi promessa de campanha do prefeito Dr. Marcus Vinícius, para impor um rigoroso controle das finanças públicas, estabelecendo estruturas dinâmicas, acabar com os altos salários e funcionários fantasmas e, consequentemente, desperdícios de dinheiro público.
Para alcançar essas metas, o Projeto de Lei também sugere a criação de duas novas secretarias, a de Turismo e Cultura, para que estas sejam auto-sustentáveis e possam receber recursos e, assim, a Prefeitura poder investir nestas áreas. Além disso, haverá extinção e alteração de denominações; a mudança nas subordinações hierárquicas de órgãos, a descentralização e desconcentração dos serviços e um organograma moderno que de fato atenda os atuais procedimentos que norteiam a administração pública, fazendo com que a Prefeitura de Itaperuna possa levar aos cidadãos serviços e atendimentos de alta qualidade e de forma organizada.
De acordo com Dr. Marcus Vinicius, a nova estrutura organizacional irá privilegiar as funções de direção, chefia e coordenação, necessárias ao bom andamento do poder executivo. "O projeto entregue na sexta-feira fundamenta-se na modernização da gestão, preparando-a para os desafios do presente e do futuro, com vistas a garantir a supremacia do interesse público, assim como uma eficiente prestação dos serviços públicos", esclareceu o Prefeito.
A nova legislação irá fixar limites nos gastos com cargos que estavam sendo contratados sem limites de valores e outros ainda que sequer existiam na forma da Lei e se davam na forma de RPAs (Recibo Profissional de Autônomo) em diversas unidades administrativas, pagos a critério dos gestores sem a devida autorização legislativa, o que é uma enorme afronta aos princípios da Legalidade, da Moralidade e da Impessoalidade. “Vamos criar cargos sim, mas dentro da lei, pagando os encargos trabalhistas e todos os direitos dos trabalhadores, diferente dos que nos acusam hoje. No governo passado, existiam mais de 700 pessoas recebendo por RPA, sendo que muitos deixaram a prefeitura sem ter direito a nada. Isso é crime! No nosso governo não vamos permitir isso. Todos têm que ter seus direitos respeitados”, disse o Prefeito.
DECOM
Guapi, nome carinhoso de Guapimirim, faz parte de um dos roteiros turísticos mais bonitos do interior do Rio de Janeiro. A o lado de Teresópolis, Petrópolis, Friburgo e Cachoeiras de Macacú, a cidade forma a chamada Serra Verde Imperial. E tem mais: dentro da Serra dos Órgãos, Guapimirim ainda abriga o chamado Dedo de Deus, um pico com quase 1700m de altura, famoso em todo o estado. A natureza generosa da cidade ainda reserva cachoeiras, trilhas e piscinas naturais para quem quer desfrutar do melhor da Mata Atlântica.
Trilhas pela Serra dos Órgãos: 75% do território de Guapimirim está sob proteção ambiental. Portanto, para os fãs de esportes radicais em meio à natureza, a cidade é um destino perfeito. A localização privilegiada reserva 130km de trilhas das mais variadas dificuldades, desde a Trilha do Ouro até a desafiadora travessia Teresópolis-Petrópolis, com 30km.
Cachoeiras: a mais famosa da cidade é a Véu da Noiva, com 32m de águas cristalinas. Ali também é possível visitar a Cachoeira do Escorrega.
Centro Histórico: Guapimirim também tem opções menos radicais de passeios. Quem preferir pode conhecer as igrejas históricas da cidade, construídas no século XVIII, como a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, e o Museu Von Martius.
Fonte: Guia do turista