19° Postagem Da Série: Lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. Lenda do Barba- Ruiva

06 abril de 2017 às 14:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Num pequeno povoado pertinho da lagoa de Paranaguá, no Piauí, vivia uma senhora com suas três filhas. A mais nova das moças namorava um jovem que lhe prometera casamento, e em que ela depositara toda sua esperança de felicidade.Um dia, a moça sentiu que estava grávida.
 
Tudo bem, se não fosse o jovem ter ido trabalhar em outras terras e nunca mais ter voltado. Talvez tenha morrido, talvez tenha mandado uma carta que nunca chegou, talvez, isto, talvez, aquilo... A verdade é que a moça viu que teria o filho sozinha. Ela passou a viver muito triste pela ausência de seu amor, e também muito envergonhada. Como havia de enfrentar os vizinhos sendo mãe solteira? Naquele tempo, era um escândalo uma moça ter um filho sem ser casada...
Depois de muito refletir, decidiu que, assim que o bebê nascesse, ela o colocaria dentro de uma bacia de cobre e o jogaria nas águas do rio. E foi o que fez logo que o menino nasceu.
 
Atenta a tudo que acontece nos seus domínios, a mãe-d’água ficou indignada com a atitude da jovem mãe. Como podia ela entregar o filho recém-nascido ao reino das águas? Então pegou o menino em seus braços e levou-o com ela.
Mas estava tão furiosa, que as águas se revoltaram, fizeram ondas enormes e alagaram as margens, engolindo as árvores, e se estenderam tanto pela terra, mas tanto, que o rio transformou-se numa lagoa cristalina com um imenso espelho de 15 quilômetros de largura. Foi assim que, da ira da mãe- d’água, formou-se a belíssima e vasta Lagoa de Paranaguá.
 
Mas a mãe do bebê não podia esquecer seu filhinho. Vivia amargurada com sua atitude. Ah, se pudesse saber onde estava o seu menino, e o que lhe acontecera!... Noite após noite, ela ia até a beira da lagoa e ali ficava de olhar parado sobre as águas, na esperança de que a luz do luar indicasse onde ele estaria. Porém o luar nada lhe dizia, nada lhe mostrava. Contudo, se seus olhos nenhum sinal podiam descobrir, seus ouvidos podiam perceber o som estranho vindo do fundo da lagoa, um choro de criança novinha, parecia um bebê querendo mamar.
 
O caso começou a ser falado e comentado; todos queriam ouvir o choro que vinha das águas. Mas, pouco a pouco, as pessoas foram se afastando daquele lugar e ninguém mais quis construir casa perto da lagoa. É que achavam muito triste ouvir, uma noite atrás da outra, o choro de uma criança novinha.
 
E assim os dias foram se seguindo às noites, no permanente passar do tempo, até que uma noite o bebê deixou de ser ouvido. Estaria o encanto terminado? Todo mundo começou a se aproximar cada vez mais da lagoa.
 
Ora, numa certa manhã, as moças que costumavam vir ali lavar roupa viram surgir das águas a figura de um menino, que sorria para elas um sorriso alegre como só os bebês têm. Tomaram um susto tão grande , que fugiram largando a roupa lá, e só voltaram à tarde. Aí, no mesmo lugar, a figura surgiu novamente, só que agora era de um moço bonito, de barba ruiva, que correu para abraçá-las. Mais um susto e mais uma corrida para bem longe dali. Quando caiu à noite, as moças voltaram para buscar a roupa, certas de que não teriam mais nenhuma visão. Mas... eis que de, novo, no mesmo lugar, elas vêem aparecer a mesma figura, desta vez com um homem de barba ruiva.
 
Desde esse dia, muitas pessoas já o viram e, curiosamente, ele não quer conversa com os homens, mas quando vê uma moça corre para ela - não para fazer mal, somente para abraçá-la e beijá-la. Como não sabem as suas intenções, as moças têm medo de Barba-Ruiva e não se atrevem a itr lavar roupa sozinhas.
 
Pobre Barba-Ruiva! Só está em busca de carinho e de alguém que quebre o seu encanto. Como isso pode acontecer? Bem, é preciso que surja uma mulher corajosa, que não tenha medo de se aproximar de Barba-Ruiva e jogar água benta sobre sua cabeça. No dia em que isso acontecer, Barba-Ruiva voltará a ser gente, como deveria ser desde que nasceu.
 
Onde estará a mulher, jovem ou não, que seja decidida e corajosa o bastante para desencantá-lo? Pelo visto ainda não nasceu.
Enquanto isso, o Barba-Ruiva continua seguindo a sua sina pelas águas espelhadas da Lagoa de Paranaguá.
Fonte: Lendas Folclóricas

Dois homens são detidos com drogas na zona rural de Itaperuna

06 abril de 2017 às 14:26
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Dois homens foram detidos com cocaína e maconha na noite desta terça-feira (4) na zona rural de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos 178 g de cocaína e 146 g de maconha com eles.

A abordagem foi por volta das 19h na RJ-230. A droga e os homens foram levados para a 139ª Delegacia de Polícia.

Fonte: G1 Foto: Polícia Militar/Divulgação

Da Série Curiosidades: como surgiu a expressão " ENTRAR COM O PÉ DIREITO"

06 abril de 2017 às 14:06
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Não raro, vemos que algumas pessoas simplesmente renegam ou desconhecem o papel do passado na construção de nossa identidade ou na compreensão do mundo. Se falarmos então das antigas civilizações, parece que a coisa piora ainda mais! Afinal de contas, qual o sentido de estudarmos povos que viveram há milhares de anos e que nem ao menos têm relação com aquilo que pensamos, sentimos ou observamos em nosso cotidiano?

Essa pergunta, muitas vezes feita de maneira retórica, acaba se estremecendo quando pesquisamos melhor alguns de nossos hábitos e expressões. No que se refere ao desejo de atrair a sorte, quem nunca teve o cuidado de levantar com o pé direito em um dia importante ou adentrar um recinto da mesma forma? Para alguns, esse hábito e a própria expressão em si devem ser recentes, talvez absorvidas pelo recorrente costume que os jogadores de futebol têm de pisar no gramado primeiro com o pé direito.

Quem pensa assim, nem pensa que sejam as superstições do povo romano que determinaram o nascimento de tal hábito. Em várias ocasiões, os romanos cumpriam rituais e simpatias que, segundo eles, atraíam a sorte ou chamavam a atenção das divindades positivamente. No caso, quando ocorriam grandes festas, os anfitriões pediam que seus convidados adentrassem a casa com o pé direito. Dessa forma, garantiam que tudo correria bem ao longo do evento.

Segundo consta, os lados direito e esquerdo simbolizavam o bem e o mal para os romanos. E para nós também! Tanto é que temos a mania de falar que as pessoas que nos ajudam são o nosso “braço direito”. Da mesma forma, “canhoto” ou “esquerdo” são uns dos vários termos que denominam a figura do diabo na cultura cristã. Então, será que o passado não tem relação com o presente? Ou os menos simpáticos à História vão passar a revê-la com o “pé direito”? Eu ficaria com a segunda opção!


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

O PRAZO PRA ATUALIZAR OS DOCUMENTOS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA ESTÁ TERMINANDO.

06 abril de 2017 às 13:59
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Após três dias de atualização dos documentos dos pré-selecionados do Programa Minha Casa, Minha vida, já chegamos ao numero de 186 recadastrados. A quinta-feira (06) começou com grande participação dos candidatos, chegando a atender só na parte de manhã 29.

“Hoje quando chegamos por volta das 07h30m, havia pessoas esperando. É muito bom começar o dia assim”, disse Lilian Vieira funcionária da Secretaria de Ação Social Trabalho e habitação.

É muito importante não perder esse prazo, de atualização dos documentos do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), que vai até o próximo sábado 08 de abril na quadra coberta do Centro Poliesportivo, de 8h às 17h. Não deixe para última hora, as pessoas que não atualizarem seus dados podem perder o direito à unidade habitacional, dando a vez para um suplente.

E nesta sexta (07) as autoridades do município e a equipe da Caixa Econômica Federal, visitarão a quadra do Poliesportivo.

DECOM

 

Adolescente de 16 anos é executado a tiros no Centro de São José de Ubá

06 abril de 2017 às 13:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O pacato município de São José de Ubá, com pouco mais de sete mil habitantes, ficou chocado com o assassinato de um adolescente na noite desta quarta-feira (05), na área central da cidade. De acordo com testemunhas, Gustavo Silva, de 16 anos (detalhe), estava na Rua João Antunes, quando foi surpreendido por elemento não identificado em uma moto vermelha, que abriu fogo e o executou com pelo menos cinco disparos.

A vítima, que seria residente no Morro do “Rola Panela”, morreu na hora, caído entre um muro e um veículo estacionado.  O executor fugiu em direção da RJ 186, onde abandonou a moto após sofrer queda – apreendida pela Polícia Militar – e recebeu cobertura possivelmente um Volkswagen Gol, no qual embarcou, não sendo localizado até o fechamento desta matéria. O corpo do menor passou por perícia, sendo removido, já na madrugada desta quinta-feira ao IML de Itaperuna. A 143ª registrou e investiga o homicídio. A possibilidade de envolvimento do rapaz com atos criminosos não está descartada.

Fonte: Rádio Natividade – Com Laudy Esquerdo

PREFEITURA DE ITAPERUNA FORTALECE CRIAÇÃO DE PEIXES NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

06 abril de 2017 às 13:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

A prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Agricultura, vem apoiando e fortalecendo a criação de peixes na zona rural do município.

Açudes estão sendo escavados ou limpos nas localidades de Palanquinho, Boa União e Xanguá, para não só promover a criação de peixes como também servir como bebedouro de gado e facilitar a irrigação das plantações.

Em Boa Ventura, a secretaria também realizou trabalhos de limpeza na represa do distrito afim de melhorar a captação de água.

DECOM

 

Bolinho de bacalhau: uma boa pedida na Semana Santa! Conheça o Bolinho Real diretamente do Rio de Janeiro. As melhores porções congeladas de bolinho de bacalhau, bolinho de carne seca, bolinho de camarão com catupiry e posta de bacalhau desfiada!

06 abril de 2017 às 13:06
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Semana santa é tempo de bacalhau.

Com a chegada da Semana Santa muitas pessoas adotam algum tipo de restrição alimentar, passando a incluir peixes e abolir carne vermelha.

Fontes de proteína e ricos em ômega 3, os peixes são poderosos protetores do coração. Os mais recomendados são os de água fria: salmão, atum e sardinha. Porém, na Semana Santa em especial, o bacalhau é um dos mais procurados.

Bolinho Real com atendimento em restaurantes e a domicilio. Pensou festa, petiscos, reuniões, aniversários? Pediu o Bolinho Real. Os melhores restaurantes de Itaperuna servem o Bolinho Real!

Representante Marco- Tel: (22) 9-98-49 37-03 e
(21) 9-98-75-83-75 WhatsApp: (22) 9- 99-05- 37-03
Seu paladar merece o melhor!

RF, o site do povo!