Da Série Curiosidades: O que é o Déjà vu? As falsas explicações para o Déjà vu, a descoberta do fenômeno e as explicações corretas a respeito do fenômeno.

13 abril de 2017 às 15:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Você já viu uma pessoa pela primeira vez e pensou que a conhecesse de algum lugar? Ao conversar com alguém, percebeu que já havia falado exatamente as mesmas palavras? Isso é o Déjà vu.

A expressão francesa, que significa “já visto”, é usada para indicar um fenômeno que acontece no cérebro da maior parte da população mundial. O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um estudioso interessado em fenômenos psicológicos. Déjà vu é quando nós vemos ou sentimos algo pela primeira vez e temos a sensação de já ter visto ou experimentado aquela sensação anteriormente.

Diversas teorias errôneas, como inatenção, vidas passadas ou visões sobrenaturais, surgiram para explicar o fenômeno. Já a hipótese de que verdadeiramente já seu viveu aquela cena antes é inválida, uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exatidão, devido à falta de sentimento associada a cada acontecimento na vida das pessoas.

Déjà vu também não é uma visão do futuro, uma vez que o fenômeno ocorre somente em momentos exatos, e jamais em situações anteriores.

Na verdade, a sensação é causada por um estado do cérebro, por fatores neuroquímicos. Os especialistas afirmam que o déjà vu é uma experiência baseada na memória e que os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno. Os déjà vus acontecem principalmente nas pessoas de 15 a 25 anos.

Fonte: Brasil escola

25° Postagem Da Série: Lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. Lenda do Guaraná

13 abril de 2017 às 15:21
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A LENDA DO GUARANÁ

Conta a lenda que um casal de índios Maués, viviam juntos a muitos anos e ainda não tinham filhos. Um dia, pediram a Tupã para dar-lhes uma criança. Tupã atendeu o desejo do casal e deu-lhes um lindo menino, que cresceu cheio de graça e beleza e se tornou querido de toda a tribo. No entanto, Jurupari, o Deus da escuridão e do mal, sentia muita inveja do menino e decidiu matá-lo. Certo dia, quando o menino foi coletar frutos na floresta, Jurupari aproveitou para se transformar numa serpente venenosa e matar o menino. Neste momento, fortes trovões ecoaram por toda a aldeia, e relâmpagos luziam no céu em protesto. A mãe, chorando em desespero ao achar seu filho morto, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã. Em sua crença, Tupã dizia-lhe que deveria plantar os olhos da criança e que deles nasceria uma nova planta, dando saborosos frutos, que fortaleceria os jovens e revigoraria os velhos. E os índios, plantaram os olhos da criança e regavam todos os dias. Logo mais, nesse lugarzinho onde foi enterrado os olhos do indiozinho, nasceu o Guaraná, cujos frutos, negros como azeviche, envoltos por uma orla branca em sementes rubras, são muito semelhantes aos olhos dos seres humanos.

Fonte: lendas folclóricas

BR-101 espera 409 mil veículos para o feriado de Páscoa e terá operação especial

13 abril de 2017 às 15:08
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

 A BR-101, principal rodovia que liga a Capital às cidades do Norte Fluminense, receberá uma operação especial durante o feriado da Páscoa. A Autopista Fluminense, concessionária responsável pela administração da rodovia, espera receber cerca de 409 mil veículos entre os dias 13 e 17 de abril. Ainda segundo a concessionária, a operação especial contará com recursos operacionais e reforço do efetivo para melhor atender aos motoristas.

De acordo com a concessionária, devido à operação, as obras que exigem interdições temporárias de faixas de rolamento serão suspensas, mas equipes permanecerão de prontidão para obras emergenciais. Painéis de mensagens variáveis (PMVs), 6 fixos e 10 móveis, informarão aos condutores as condições da pista.

 

A Autopista Fluminense espera receber no trecho Campos dos Goytacazes:

  • 13 de abril (quinta-feira): 92 mil veículos
  • 14 de abril (sexta-feira): 69 mil veículos
  • 15 de abril (sábado): 55 mil veículos
  • 16 de abril (domingo): 109 mil veículos
  • 17 de abril (segunda-feira): 84 mil veículos

Ainda de acordo com a concessionária, esquemas de sinalização serão implantados em locais estratégicos da via e com obras fixas, com o objetivo de garantir a fluidez do tráfego e a redução dos riscos de acidentes. Entre os quilômetros 89 e 92, os motoristas encontrarão trechos com desvios de tráfego sinalizados com faixa contínua e redutores de velocidade.

G1

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ITAPERUNA ATENDE MORADORES DA PALANQUINHO

13 abril de 2017 às 14:22
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Secretaria de Agricultura de Itaperuna está atendendo 35 famílias da localidade da Palanquinho, distrito de Nossa Senhora da Penha. Essas famílias são do Assentamento Floresta de Belém e cerca de 20 tanques já foram construídos para a criação de peixes, além de açudes e barragens para a irrigação de hortaliças e bebedouros para o gado.
Outras localidades
Na localidade de Serraria, na RJ 220, a equipe da secretaria continua fazendo o preparo do solo para o plantio de aipim. 
Já no distrito de Boa Ventura, vários açudes estão passando por limpeza.
A Secretaria conta hoje com uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e quatro tratores fazendo os trabalhos. DECOM

Exame descarta febre amarela em criança de 9 anos em São Fidélis

13 abril de 2017 às 14:07
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Exames descartaram febre amarela em um menino de 9 anos que estava com a suspeita da doença em São Fidélis, no Norte Fluminense. A informação foi divulgada pela Prefeitura do município na manhã desta quarta-feira (12). Os exames foram realizados pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro. A criança chegou a ser internada no dia 28 de março.

De acordo com o secretaria de Saúde da cidade, o menino teria ido à zona rural para tomar banho de cachoeira no dia 12 de março e, em 24 de março, começou a apresentar os sintomas da doença. Ele foi internado na Associação Hospitalar Armando Vidal, onde foi submetido a exames.

De acordo com o secretário de saúde, o jovem recebeu a vacina contra a doença no dia 18 de março, cinco dias depois de ir à zona rural.

G1

 

Casa de Apoio Solidária Enfermeira Valéria Oliveira Silva completa um ano em Itaperuna

13 abril de 2017 às 13:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Casa de Apoio Solidária Enfermeira Valéria Oliveira Silva completou um ano nesta quarta-feira (12). Inaugurada pela jornalista Ivonete de Oliveira em 2016, a casa era um sonho de sua filha Valéria de Oliveira, que era enfermeira com sete pós-graduações e estudava medicina na Bolívia, quando descobriu que estava com câncer e retornou a Itaperuna, morrendo alguns meses após o tratamento.

Sem apoio político, a casa serve de pousada, sem cobrar estadia, para acompanhantes de pacientes que precisam de tratamento de quimioterapia e radioterapia no Hospital São José do Avaí, mas atende também outras patologias.

No local são servidas refeições e prestado apoio a todos que precisam. “Espero em Deus poder dar continuidade a esse trabalho tão especial pra mim, e por enquanto sem nenhuma ajuda de órgão público”, afirmou Ivonete de Oliveira em sua rede social.

A casa é uma instituição filantrópica e tudo é mantido com o salário da própria Ivonete.

Fonte: JBN – Foto: Divulgação (arquivo)

PREFEITURA DE ITAPERUNA ASSINA CONVÊNIO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL PARA PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

13 abril de 2017 às 13:23
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Na tarde desta quarta-feira (12) o prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius, esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Campos dos Goytacazes, para assinar um convênio para o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Os planos de resíduos sólidos abrangem desde a geração do resíduo, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, passando pela responsabilização do setor público, do consumidor, do cidadão e do setor privado na adoção de soluções que minimizem os efeitos negativos para a saúde pública e para o meio ambiente.

Os planos de resíduos sólidos fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010).

DECOM