Motoristas e cobradores da Santa Lúcia fazem paralisação contra as reformas da previdência e a demissão de cobradores em Itaperuna

28 abril de 2017 às 11:19
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os motoristas e cobradores de ônibus da Empresa Santa Lúcia realizaram uma paralisação parcial na manhã desta sexta-feira (28) em Itaperuna. Além do protesto contra a reforma da previdência, que acaba com o direito da aposentadoria do rodoviário e demais categorias, o movimento em Itaperuna foi contra a demissão de cobradores da empresa, com a função sendo acumulada pelos motoristas. A paralisação foi encerrada ás 8h30, depois de uma reunião do Sindicato dos Motoristas e Cobradores com o dono da empresa, Canavarro Filho, que se comprometeu em buscar uma solução para as demissões dos cobradores. A reivindicação será tema uma reunião, que foi agendada para o próximo dia 24 de maio.

O acúmulo de função ocorre quando um profissional é contratado para uma função e, além dela, exerce uma gama de outras atividades que evidenciam a realização de outra função ou cargo. Isso é bem claro no caso de um motorista assumindo as atividades de um cobrador.

Segundo o presidente da categoria em Itaperuna, José Luiz, até agora a Santa Lúcia já dispensou oito cobradores, mas a meta será a demissão de todos os profissionais, assim que todos os ônibus estiverem adaptados para que os motoristas façam o serviço.

Essa questão de destinar uma função que não é de competência do motorista independente do tamanho do veículo, além de retirar o emprego de outras pessoas não é devidamente remunerada a quem recebe o acréscimo de função podendo ser interpretado como desvio funcional.

A questão vai contra as normas de circulação e conduta definidas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/2007) onde estabelece que:

“Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.”

Nas normas do Contran e Denatran cita-se o que é definido por: Tempo de Reação. Esse tempo de reação é comprometido quando dirige e cobra ao mesmo tempo podendo aumentar e causar acidentes internos (aos passageiros) ou externos (aos demais motoristas e pedestres).

Segundo José Luiz, além de desviar a atenção do motorista colocando a vida em risco de todos, o acumulo de função ocasiona em sobrecarga e fadiga ao profissional. Por esse motivo, na reunião será reivindicado o retorno dos cobradores que foram demitidos.

Fonte: JBN – Foto: Reprodução/Facebook

35° Postagem Da Série: Lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. 10 provérbios mais conhecidos

27 abril de 2017 às 14:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

- Cavalo que voa não quer espora.

- A necessidade é a mãe das invenções.

- Para bom entendedor, meia palavra basta.

- Águas passadas não movem moinhos.

- Macaco velho não pula em galho seco.

- O boi engorda é com o olhar do dono.

- Criou fama e deitou na cama.

- A morte não chega de véspera.

- Antes calar que mal falar.

- Quem quer faz, quem não quer manda.

Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

27 abril de 2017 às 14:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os s trabalhadores dos Correios decidiram entrar em greve a partir das 22h de quarta-feira (26), segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). A paralisação, segundo a entidade, é por tempo indeterminado, caso as negociações não avancem.

A greve é contra a privatização, demissões e retiradas de direitos, além do fechamento de mais de 200 agências no país, segundo a Fentect. De acordo com a federação, dos 36 sindicatos filiados à entidade, 33 aderiram. Somente três estados não participam: Sergipe, Amapá e Roraima.

Os funcionários das agências franqueadas, que são terceirizados, não participam da greve. A empresa possui atualmente cerca de 6.500 agências próprias, além de mais de 1 mil franqueadas.

"Além do fim das agências próprias dos Correios, com fortalecimento das franqueadas, o que esvazia os negócios da empresa para a iniciativa privada, a ECT implantou a entrega alternada em vários locais do país. Assim, aprofunda a má qualidade na entrega de correspondências, que deixa de ser diária, retirando, dessa maneira, o direito do cliente de receber regularmente as encomendas", diz a federação.

Em nota, os Correios se posicionaram sobre a greve. "Uma paralisação dos empregados neste momento delicado pelo qual passa a empresa é um ato de irresponsabilidade, uma vez que a direção está e sempre esteve aberta ao diálogo com as representações dos trabalhadores. No entanto, os Correios irão adotar todas as medidas necessárias para garantir a continuidade de todos os serviços". A estatal enviará mais tarde posição sobre a adesão em todo o país.

Fonte: G1

 

ITAPERUNA PRESENTE NO MAIOR EVENTO DE SUSTENTABILIDADE URBANA DO PAÍS EM BRASÍLIA

27 abril de 2017 às 14:31
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Dezenas de municípios enviaram seus representantes para a capital Brasília, de 24 a 28 de abril no Estádio Mané Garrincha, para participarem do “IV ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” que tem o intuito de reinventar o financiamento e a governança das cidades. 
Representando o Município de Itaperuna, o Secretário de Indústria e Comércio Adilson Peres, o Diretor de Indústria, Paulo Ugatti e do SEBRAE, Jorge Luiz Gomes dos Santos.

O IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável discute com a população brasileira onde ela vive e a maneira de qualificar e avançar na gestão pública municipal, temas como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o planeta que queremos e que partem das cidades, cidades inteligentes que é uma conexão mundial com pilares fundamentais e discussão de novas formas de como reinventar o financiamento público.

Muitas ideias para melhorar o dia a dia das cidades e maneiras de curto e longo prazo para sustentabilidade das cidades foram discutidas. “É muito importante ver que todos os municípios se interessam em ver o país cada vez mais sustentável. Antes só se pensava em descarte, hoje queremos um equilíbrio entre poluição, natureza e sociedade”, disse o Secretário de Indústria e Comércio de Itaperuna, Adilson Peres.

“Itaperuna é uma grande cidade do Noroeste Fluminense onde precisamos e muito de várias ideias que foram discutidas aqui no evento. A que mais chamou minha atenção foi a possibilidade de se fazer asfalto com pneus velhos, essa é uma forma de despoluir e diminuir os criadouros de mosquitos da dengue”, disse o diretor de Indústria, Paulo Ugatti.
Toda a despesa de transporte até Brasília e hospedagem foi pago pelo SEBRAE de Itaperuna, não havendo qualquer despesa para a Prefeitura do município.

DECOM