Câmara aprova desconto de 20% em livros para professores

07 junho de 2017 às 14:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira (7) a redação final de um projeto que concede desconto de 20% na compra de livros por professores e outros profissionais da educação.

Por ter caráter conclusivo, o texto não precisará passar pelo plenário principal da Casa e seguirá direto para a análise do Senado. O projeto foi aprovado pelos membros do colegiado em votação simbólica.

Pela proposta, será concedido 20% de desconto em livros, periódicos e materiais didáticos vinculados à área de atuação do profissional. Para isso, será necessária a apresentação de carteira de trabalho ou de carteira funcional emitida por órgão público. A regra valerá para profissionais do ensino público e privado.

O texto não estabelece nenhum tipo de compensação ao lojista ou à editora pelo desconto concedido. Desse modo, o vendedor do livro será obrigado a conceder o desconto, sem nenhuma contrapartida.

“A ideia é essa. Forçar uma baixa no valor do material para estudo, com a finalidade de que os professores possam se qualificar”, explicou o autor da proposta, Marcos Abrão (PPS-GO).

Questionado sobre a possibilidade de que o valor médio dos livros seja elevado para compensar o desconto dado aos professores, o deputado disse que “não tem essa relação”. Para ele, também será preciso manter fiscalização para que não haja desconto artificial.

“O que a gente pode fazer é fiscalizar. Tem como saber se o preço foi aumentado para depois dar desconto e cumprir a lei”, afirmou.

 

Uber demite mais de 20 funcionários devido a denúncia de assédio contra mulher

07 junho de 2017 às 14:22
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A empresa do aplicativo Uber demitiu mais de 20 pessoas depois de uma investigação interna que durou meses, sobre denúncias de assédio e discriminação. A informação foi divulgada por sites americanos, que explicaram que as demissões foram reveladas a funcionários durante uma reunião fechada nesta terça-feira (06).

O aplicativo de viagens urbanas vem sendo criticado desde que, no início do ano, uma ex-funcionária chamada Susan Fowler fez um post num blog criticando duramente a maneira como as mulheres são tratadas na empresa. O texto dela deu início a duas investigações.

De acordo o site de notícias Bloomberg, mais demissões acontecerão. Uma empresa de advocacia está analisando nada menos que 215 casos de assédio dentro da multinacional. Todos os demitidos estavam envolvidos nessas denúncias.

Nos últimos meses, diferentes executivos do Uber pediram demissão, inclusive o chefe de engenharia, responsável pelo departamento em que trabalhava a autora do post. Ele foi criticado por não apurar as queixas sobre assédio no ambiente de trabalho.

Fonte: Extra

Decreto do MEC permite que faculdades ofereçam apenas cursos a distância

07 junho de 2017 às 13:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os cursos de Educação a Distância (EaD) foram regulamentados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O decreto retira a obrigatoriedade de que as faculdades ofereçam simultaneamente ao EaD cursos presenciais. Com isso, universidades poderão ser cadastradas exclusivamente para graduação a distância, o que deve aumentar a oferta de ensino superior no país.

Segundo o MEC, a estratégia é atingir uma das metas do Plano Nacional de Educação, que exige elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população entre 18 e 24 anos.

Atualmente, o Brasil tem menos de 20% dos jovens nessa faixa etária matriculados no ensino superior. No Canadá e nos Estados Unidos esse número ultrapassa os 60%, enquanto no Chile e na Argentina a taxa é de 30%.

- Essa realidade é resultado tanto do fato de que se trata de uma modalidade ainda muito recente na educação superior brasileira quanto da constatação de que a regulamentação atual data de 2005 e não incorpora as atualizações nas tecnologias de comunicação e informação, nem os modelos didáticos, pedagógicos e tecnológicos consolidados no momento presente - explica o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O decreto que regulamenta a EaD no país define ainda que o credenciamento exclusivo para cursos de pós-graduação latu sensu a distância será restrito às instituições públicas.

Fonte: Extra

Policial civil aposentado atira em homem após confusão de bar em Miracema

07 junho de 2017 às 13:15
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Acusado se apresentou na 137ª Delegacia, onde alegou legítima defesa - Foto: Arquivo/Folha Itaocarense

Uma confusão de bar, terminou com um ferido na tarde desta terça-feira (06), na Praça do Mercado em Miracema. De acordo com informações preliminares, o suspeito seria um policial civil aposentado de 53 anos, que não teve a identidade revelada, que se apresentou instantes depois, ao plantão da 137ª Delegacia.

Ele alegou, que agiu em legítima defesa, já que a vítima, que também não teve o nome divulgado, supostamente teria tentado lhe agredir com um pedaço de madeira, quando sacou de sua arma e o atingiu com dois tiros na região abdominal. Removido inicialmente ao pronto socorro municipal, o ferido foi estabilizado e transferido para o Hospital São José do Avaí. A distrital não forneceu mais detalhes do crime e assessoria de imprensa da Polícia Civil, mesmo procurada, ainda não se manifestou.

Fonte: Rádio Natividade

Oi abre inscrições de processo seletivo para trainees

07 junho de 2017 às 12:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Oi seleciona profissionais formados há no máximo três anos Foto: Michel Filho / O Globo

Oi seleciona profissionais formados há no máximo três anos Foto: Michel Filho / O Globo

A Oi abriu as inscrições do Programa Trainee 2017. A operadora seleciona 24 profissionais com perfil ousado, inovador, apaixonado pelo mundo digital e com espírito colaborativo.

Segundo a companhia. os candidatos devem estar formados há no máximo três anos nos cursos de Engenharia (Telecom, Elétrica, Produção, Eletrônica e Computação), Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Rede de Computadores ou Administração.

O programa tem duração de um ano e meio, e a admissão está prevista para agosto. O processo seletivo será composto por análise de perfil, provas online, jogo de negócios com a participação de executivos e entrevista. A etapa presencial será realizada no Rio de Janeiro e eventuais custos de deslocamento deverão ser de responsabilidade dos candidatos.

Fonte: Extra

Além do salário, a Oi oferece aos trainees benefícios como plano de celular, vale transporte, vale alimentação, previdência privada, plano de saúde e seguro de vida.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de junho no site da Vagas.com.

Fonte: Extra

Filho de Tiririca é "confundido" com ladrão em foto: 'Até mamãe acordou assustada'

07 junho de 2017 às 12:33
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

O humorista Tirulipa, filho do palhaço e deputado federal Tiririca (PR), usou as redes sociais para desmentir, em tom de comédia, os boatos de que foi preso. Ele havia sido "confundido" com um assaltante fotografado no camburão de um carro da Polícia Militar, cuja foto rodou a internet, por conta da semelhança física entre os dois.

Tirulipa compartilhou uma notícia que o apontava como autor do roubo de um carro. "Gostava tanto do Everson De Brito Silva Tirulipa, mas entrou na vida errada", dizia a postagem. O autor da publicação parecia ironizar os traços físicos do comediante que lembravam os do bandido.

"Gente, pelo amor de DEUS, esse não sou eu. Estou recebendo muitas mensagens de amigos preocupados e mandando essa foto dizendo que eu entrei no crime. Pelo amor de Deus, esse não sou EU NÃOOO", escreveu o comediante, que pediu o fim dos compartilhamentos da foto com o seu nome.

Segundo ele, "até a mamãe acordou assustada" com a confusão e avisou ao humorista que "colocaria um advogado bom" no caso dele. Tirulipa frisou que estava em São Paulo para as gravações de um filme.

O desmentido também viralizou nas redes, com mais de 1,4 mil compartilhamentos em quatro horas.

 

 

Sem autorização, site divulga endereço, e-mail e telefone de brasileiros

07 junho de 2017 às 12:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A internet está repleta de informações das pessoas, isso é fato. Desta vez, um novo site promete reunir dados pessoais de milhares de brasileiros para quem quiser ver. Para isso, basta acessar a página e procurar por um nome específico para descobrir informações como endereço residencial, telefone celular e endereço de email.
 
Ao verificar a página pudemos constatar que as informações realmente são verídicas, porém, em alguns casos, os dados estão desatualizados, ou seja, o endereço e até mesmo o número de telefone não estão sendo mais usados pela pessoa procurada.
Os administradores da Telefone.Ninja apresentam-se como uma lista telefônica online e dizem que todo o material divulgado na página foi obtido de modo legal através de listas telefônicas públicas.
 
Remoção de dados
 
A boa notícia é que qualquer pessoa que se sinta incomodada com suas informações expostas poderá solicitar a remoção dos dados. Para fazer isso é necessário acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer a solicitação através de um link próprio encontrado no local. Vale ressaltar que, como a página solicita com frequência a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, os seus dados poderão voltar.
 
Para garantir que os dados não apareçam mais na página é necessário  entrar em contato com a sua operadora de celular.
 
Perigo
 
Ao que tudo indica, a página realmente está funcionando de modo legalizado. Inicialmente, conforme mencionado em outros sites, a suspeita era de que o possível uso da página pudesse enviar vírus e malwares aos usuários. No entanto, após uma análise feita pela empresa de segurança Kaspersky tal possibilidade não foi encontrada.
 
Telefone.Ninja está hospedada na Hungria, sendo assim, a manutenção fora do Brasil acaba dificultando a ação da Justiça.
 
Mesmo assim, caso a remoção de dados não seja atendida pelo site é possível acionar a Justiça.
 
Outra vez teve o site Tudo sobre Todos que também apresentava informações e causou na internet.
 
Fonte: Oficina da Net
 
 

 

Petrobras reajusta gás de botijão em 6,7% nas refinarias com nova política de preços

07 junho de 2017 às 11:51
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A diretoria executiva da Petrobras aprovou uma nova política de preços para a venda às distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões, para uso residencial, com o primeiro reajuste previsto para esta quinta-feira (8), informou a estatal. A nova fórmula de preços levará a aumento médio nas refinarias de 6,7% em junho.

Nos próximos meses, os reajustes estão previstos para o dia 5 de cada mês. O último reajuste do gás de botijão ocorreu no dia 21 de março. A nova política de preços não se aplica ao gás de uso industrial e comercial, de acordo com a estatal.

Se repassado integralmente ao consumidor, a Petrobras calcula que o preço do gás de cozinha subira, em média, 2,2%, ou R$ 1,25 por botijão, “se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”. O preço ao consumidor não necessariamente reflete o ajuste nas refinarias. Isso depende de repasses por outros agentes da cadeia de combustíveis, como distribuidoras e revendedores.

G1