Livro infantil de contos que cita temática do incesto será recolhido em escolas, diz MEC

08 junho de 2017 às 13:23
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O ministro da Educação, Mendonça Filho, resolveu recolher 93 mil exemplares do livro de contos "Enquanto o sono não vem", distribuídos em escolas públicas de ensino fundamental e recomendados para alunos do primeiro ao terceiro ano, entre 6 e 8 anos. As primeiras reclamações sobre o livro surgiram no Espírito Santo, onde a obra já tinha sido recolhida por secretarias locais.

A decisão do MEC se baseia em um parecer técnico da Secretaria de Educação Básica (SEB), que considera a obra inadequada por causa do conto "A triste história de Eredegalda", que trata a história de um rei que quer se casar com uma de suas filhas.

O parecer técnico demonstra que o texto de obras literárias deve ser adequado não só às competências linguísticas e textuais do aluno, mas também à experiência de vida daquele leitor. "As crianças no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão", garante o parecer, em referência ao conto.

A obra faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e foi avaliado e aprovado, em 2014, pelo centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os 93 mil exemplares serão recolhidos das escolas de nível fundamental e serão redistribuídos em bibliotecas públicas de todo Brasil.

A história

A obra é de autoria de José Mauro Brant e foi publicada pela Editora Rocco, No livro, existe uma descrição, explicando a origem da história. “A história da princesa assediada pelo próprio pai aparece em vários lugares do Brasil com nomes diferentes: ‘Silvaninha’, ‘Valdomira’, ‘Faustina’. A versão aqui incluída foi inspirada em uma recolhida em Barbacena, Minas Gerais, e foi acrescida dos versos de um acalanto denominado ‘Lá vem vindo um anjo’”.

Fonte: G1

 

Conselho Comunitário Escolar se reúne no colégio Luiz Ferraz,em Itaperuna

08 junho de 2017 às 12:52
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Na tarde desta quarta-feira [7] por volta das 15:00 horas, na Escola Estadual Luiz Ferraz no bairro Vinhosa, Itaperuna, ocorreu a reunião do Conselho Comunitário Escolar. Esse conselho tem a finalidade de aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar, seja ela de ensino privado ou público. Esse fórum busca soluções em conjunto para os problemas que se apresentam na comunidade escolar. Essa ferramenta interativa é de grande importância para a manutenção da ordem pública em toda a área de atuação do Batalhão, pois estimula o respeito mútuo entre as partes envolvidas e orienta o cidadão de sua responsabilidade para com a segurança pública e educação. A reunião desta quarta foi presidida pelo Tenente Policial Militar Erick, chefe da seção de planejamento do 29º Batalhão e contou com a presença das diretoras da E.E. 10 de Maio, da E.E.Rotary, da E.E Luiz Ferraz e da E.E. Etelvina Alves em Aré, além do instrutor do PROERD Subtenente Ogioni.

Fonte: Gazeta do Noroeste

Justiça do Trabalho realiza leilão de veículos e imóveis em Itaperuna

08 junho de 2017 às 12:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Justiça do Trabalho de Itaperuna em conjunto com o leiloeiro oficial Fábio M. Guimarães, realizam dia 13 de junho de 2017, a partir das11:00 horas da manhã, leilão na Justiça do Trabalho. No evento, serão leiloados imóveis comerciais, rurais e urbanos, localizados em Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Natividade, veículos e outros bens. Interessados podem obter informações mais detalhadas sobre os bens leiloados pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rj ou então pelo 0800-707-9272.

Fonte: Gazeta do Noroeste

Jovem atira e erra o alvo em Bom Jesus do Itabapoana

08 junho de 2017 às 12:02
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um jovem de 20 anos foi vítima de tentativa de homicídio, que aconteceu na noite de quarta-feira (07), na Rua Aristides Figueiredo, bairro Pimentel Marques, Bom Jesus do Itabapoana. Em contato com a vítima, os policiais souberam que outro rapaz, também de 20 anos atirou, mas errou o alvo. Policiais militares iniciaram buscas com intuito de localizar o denunciado, mas o mesmo não havia sido detido até o fechamento do registro de ocorrência. A tentativa de homicídio foi registrada na 144ª Delegacia Legal de Bom Jesus do Itabapoana.

Fonte: O diário do noroeste

Cachorro provoca acidente na RJ 230, em Bom Jesus do Itabapoana

08 junho de 2017 às 11:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Uma mulher foi vítima de acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (07) na RJ 230, nas proximidades da Fazenda Bousquet, zona rural da Usina Santa Isabel, em Bom Jesus do Itabapoana.

Segundo informações, a vítima estava em uma moto Honda Titan 150, quando atropelou um cachorro que atravessou a pista. Com várias escoriações pelo corpo, a motociclista foi levada para o Posto de Urgência do Hospital São Vicente de Paulo. O cachorro teria morrido no local do acidente.

Fonte: JBN – Foto: Reprodução/Blog Alan Gonçalves

Homem atingido por tiros de policial civil em Miracema é transferido para hospital de Itaperuna

08 junho de 2017 às 11:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um homem de foi atingido com dois tiros no abdome nesta terça-feira (06) na Praça do Mercado, em Miracema.

Um policial civil aposentando de 53 anos se apresentou na delegacia do município, onde afirmou que a vítima tentou atingi-lo com um pedaço de madeira, e que para se defender sacou sua arma e atirou. O ferido foi levado para o Pronto Socorro de Miracema, mas devido a gravidade de seu caso, foi transferido para o Hospital São José do Avaí. O caso está sendo apurado.

Fonte: JBN