BAIRRO VINHOSA RECEBE LIMPEZA DA PREFEITURA

13 junho de 2017 às 15:54
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O Bairro Vinhosa, recebeu durante a última segunda-feira (12) os funcionários da Secretaria de Obras do município de Itaperuna. 
A secretaria está trabalhando na comunidade capinando e roçando as encostas e também realizando reparos nas ruas do local, antes esburacadas e sem condição de trânsito.

DECOM

 

Suspeito de tráfico é preso com droga e dinheiro em Pádua

13 junho de 2017 às 15:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Drogas e dinheiro de origem não comprovada foram apreendidos por militares do 36º BPM durante cumprimento de mandados de busca em dois imóveis, na Rua Leonel Homem da Costa, no local conhecido com Lagoa do Sapo, em Santo Antônio de Pádua. De posse do documento, os agentes passaram a vasculhar os locais, encontrando em um deles, 259 pinos de cocaína – 93 deles cheios e os demais vazios – crack, além de R$ 5 mil em espécie (foto).

O morador da casa, Lucas de Oliveira Ramos, de 20 anos, ainda tentou fugir, mas foi capturado minutos depois escondido na parte alta da residência, levado até a 136ª Delegacia, autuado em flagrante e transferido para a Casa de Custódia de Itaperuna. Outros dois envolvidos, acabaram levados também a distrital, prestaram depoimento sendo liberados.

Fonte: Rádio Natividade

Enel alerta para os cuidados com a rede elétrica nas festas juninas

13 junho de 2017 às 14:46
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suporte para afixar bandeirinhas, faixas e enfeites. (Foto: Divulgação)

Em época de festas juninas, a Enel Distribuição Rio alerta para os cuidados com a rede elétrica. O contato de bandeirinhas, enfeites e objetos metálicos com a fiação da distribuidora de energia pode causar acidentes. Para evitar situações de risco, a distribuidora dá dicas simples que contribuem para a segurança das comemorações.

Os postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suporte para afixar bandeirinhas, faixas e enfeites. Também é preciso ter cuidado para não tocar nos fios ao manobrar barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos. O ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. Vale lembrar que o manuseio de objetos arremessados ou em contato com a rede elétrica pode causar choque elétrico e até levar a morte.

Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância de 1,5m (horizontal) da rede elétrica, conforme referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A distribuidora orienta para que profissionais qualificados sejam contratados para realizar as instalações elétricas em festas, já que ligações clandestinas causam acidentes e sobrecarregam a rede elétrica. Nas ligações internas de barracas devem ser evitadas emendas mal feitas e deve-se evitar o uso de “T”s e gambiarras. Além disso, no caso de necessidade de ligação provisória, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e solicitar a ligação à Enel.

Balões

A Enel reforça que soltar balões é crime ambiental e pode causar acidentes sérios. Além disso, soltar balões perto da rede elétrica é ainda mais perigoso e aumenta os riscos de incêndios. De janeiro a maio ocorreram quatro acidentes, no estado do Rio de Janeiro, devido à queda de balão sobre a linha de transmissão, mesma quantidade dos últimos dois anos.

Fogueira e fogos de artifício

É importante ressaltar que as fogueiras devem ser feitas em locais abertos e longe da rede elétrica. Os fogos de artifício também devem ser manuseados a uma distância segura dos fios de energia e em locais amplos. Vale lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância segura das pessoas. A procedência dos fogos também deve ser verificada: é preciso certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas.

Em caso de acidente

– O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de pessoas;

– Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;

– Jamais tocar em fios partidos;

– Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição Rio, pelo número 0800 28 00 120.

Ascom/Tayza Ribeiro

Segunda Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Origem dos cemitérios de Itaperuna

13 junho de 2017 às 14:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Cemitério São João Batista:
Sua construção foi iniciada no ano de 1975 sob o mandato do Prefeito Cláudio Gouveia Goullart, sendo completada no ano de 1977 pelo Prefeito Orlando Tavares. O terreno, doado pelo Ministério da agricultura, fica localizado na BR 356 km 3. O encarregado é o Sr. José da Silva Rocha.

Cemitério São José do Avaí:
Criado no ano de 1888 em propriedade doada pelo Sr. Jaime Augusto Pereira Porto e sua esposa D. Paulina Cardoso Porto. Fica localizado no Bairro Aeroporto, na Praça Da Paz sob a responsabilidade da Prefeitura, tendo como administrador: Ayres Paixão Pereira.

Cemitério Vale Das Orquídeas:
Foi criado no dia O5 de novembro de 1982. Propriedade de José Hoffmann, Armando Assis Vargas, Welington Nancif de Mendonça e Sady Thurler de Mendonça. Fica localizado na BR 356 entre os quilômetros 39 e 40 no Bairro Boa Fortuna.

Fonte: Itaperuna Online

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

13 junho de 2017 às 13:59
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As nutricionistas do programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde de Itaperuna, realizam palestra sobre alimentação saudável, nesta terça-feira (13), para os alunos da Escola Municipal Ciep 467 Henriett Amado, Loteamento Boa Fortuna.
O programa percorrerá as escolas do município e tem o objetivo de levar mais qualidade de vida para as crianças através da informação e conscientização da mudança de hábitos alimentares que comprometem o seu desenvolvimento.
A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Alguns alimentos como açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos também são importantes. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas.
A equipe de nutrição faz parte da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN ) em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

PRÉ-CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÃO REALIZADAS NOS CRAS DE ITAPERUNA

13 junho de 2017 às 13:45
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A partir do dia 14 de junho, os Centros de Referência de Assistência Social de Itaperuna estarão realizando as Pré-Conferências de Assistência Social como estratégia de mobilização para a IX Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho.

Nestes espaços, o usuário, a sociedade civil organizada, os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e os Gestores da Política Municipal de Assistência Social terão a oportunidade de discutir o tema da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social sobre a “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” que será realizada o período de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília/DF. A construção de uma política pública de assistência social depende da participação de todos.

A Prefeitura Municipal de Itaperuna através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social convida a toda população para esta discussão.

Atenção ao calendário onde serão realizadas as Pré-Conferências:

CRAS Vinhosa – Dia 14, às 14 horas.
Endereço: Travessa Eliane Montovano, 46 – Vinhosa.

CRAS Castelo – Dia 20, às 08 horas.
Endereço: Rua São Vicente de Paula, 92 – Centro/Castelo.

CRAS Aeroporto – Dia 22, às 08h30.
Endereço: Rua Bom Jesus, 1113 – Aeroporto.

CRAS Surubi – Dia 23, às 14 horas.
Endereço: Av. Porto Alegre, 1000 – Cidade Nova.

CRAS Niterói – Dia 28, às 08h30.
Endereço: Av. Santo Antônio, 157 – Niterói.

DECOM