
Jornais:
A imprensa surgiu no município, há 97 anos atrás, no ano de 1886, com O jornal "O Lagense", de Laje do Muriaé, propriedade do Sr. Manoel Francisco dos Reis Távora, sendo por isso considerado o pai da imprensa no município. Tinha 44 cm de altura e era dividido em 4 colunas: Literária, comercial, notícia e agrícola.
A cidade de Itaperuna já possui vários jornais:
- "GAZETA DE ITAPERUNA", surgiu em 16 de fevereiro de 1890, de propriedade do Sr. Manoel Francisco dos Reis Távora. Seus redatores eram os Drs. Canto Coutinho, João Braga e André Lino da Costa. O gerente era Sr. João Ferreira dos Reis.
- "O ITAPERUNENSE", seu primeiro número circulou no dia 26 de julho de 1890. Seu proprietário era o Sr. Gaudêncio Garcia e redator efetivo o Sr. Leopoldo Pinto. Passou a propriedade de uma associação no 5º ano de sua publicação, tendo como gerente Sr. Jônio Barreto de Faria; no ano seguinte o Sr. João C. de Alvarenga passou a exercer este cargo. Seu último diretor, Cel Antônio Pimenta, suspendeu a sua publicação, pois, vendeu as suas máquinas para o município de Paraíba do Sul.
- "O IMPARCIAL", tinha como editor proprietário o Dr. João Alberto da Silva. Foi publicado em 14 de janeiro de 1893.
-"O AUTONOMISTA", surgiu em 2 de dezembro de 1893, tinha 53 cm de altura por 38 de largura. Seu redator-chefe, era o Dr. José Cristiano Stockler Lima e gerente o Sr. Alfredo Joaquim de Oliveira.
- "A REFORMA", seu primeiro número saiu a 13 de agosto de 1893. Seu proprietário era o Sr. Jônio Barreto de Faria. O redator-chefe era o Dr. José Cristiano Stockler de Lima; redatores; os Drs. Pedro Americano e Alberto Senra de Oliveira. Tinha como chefe de suas oficinas, o Sr. Francisco de Freitas Rocha, e gerente, o Sr. Alfredo Joaquim de Oliveira.
Era um jornal de pequeno formato, mas no seu 2º ano de publicação passou a ter 40 cm de largura por 56 cm de altura.
- "O BISTURI", jornal de pequeno tamanho, recreativo, humorístico e satírico. Fundado em 29 de julho de 1894, pelo Sr. Walfredo Roussouliéres. Era impresso na tipografia de "O AUTONOMISTA:"
- "O ESTADO DO RIO", criado em 18 de julho de 1895. Seu proprietário era o Sr. João Ferreira dos Reis.
- "O TEMPLO", era um órgão da Loja Maçônica. Fundado por Alfredo Joaquim de Oliveira) Seu redator-chefe era o Sr. Pedro Americano Corrêa e redatores os Srs. A. Buarque de Nazareth e João C. de Alvarenga.
- "FÔRO", publicado em 17 de janeiro de 1899, de noticioso, literário e voltado aos assuntos forenses. Diretor proprietário Manoel Francisco dos Reis Távora.
- "O CABORIE", teve pouco tempo de publicação, era um jornal manuscrito.
- "RAPÉ", órgão critico e humorístico, que veio substituir "APIABA", em 3 de maio de 1931. Seu diretor era o Sr. J. dos Santos.
- "O POPULAR", apareceu em 15 de junho de 1900, dirigido pelo Coronel Emiliano Moreira de Silva, durou até 1928.
- "METEORO", órgão republicano oposicionista, no qual era redator o Dr. Alberto Senra de Oliveira. Foi publicado um único número em 4 de dezembro de 1906.
- "O CHARIVARI", surgiu em Itaperuna no dia 28 de agosto de 1907. Era um jornalzinho literário, humorístico e crítico. Tinha diversos redatores sob a gerência do Sr. Rotschild Silva.
- "A ATALAIA", publicado em 21 de novembro de 1907. Seus redatores eram os Srs. J. O. Garcia, 5. Rocha e A. L. Fernandes.7
- "A COMARCA". jornal fundado em 1916 por Porphirio Henriques da Silva. Teve como redatores os Srs. Mararino Garcia de Freitas, Leopoldo Muylaert Júnior e Pedro dos Reis Nunes e o Coronel Antônio Fernandes Costa Pimenta.
- "O PORVIR", jornal político, fundado em 1919, pêlos jornalistas Porphirio Henriques da Silva, Emiliano Moreira da Silva, Dr. Jerônimo Batista Tavares e Otávio de Almeida.
- "FOLHA NOVA", fundada em 24 de fevereiro de 1929, órgão da Associação Comercial e Agrícola do Município de Itaperuna, sob a direção do Sr. Vicente Moliterno. Sua publicação foi suspensa em 1930, em conseqüência da vitória da Revolução de outubro do mesmo ano.
- "A LAVOURA", surgiu em 1931, na Fazenda da Salgada, de propriedade do Coronel Adelino Garcia Bastos. Tinha como diretor o jornalista Humberto Perlingeiro.
- "A UNIÃO", foi fundado em 1936. Seus redatores eram os Drs. Macarino
Garcia de Freitas, Raul Travassos e Major Porphírio Henriques.
- "BRASIL NOVO", publicado em 1937, sob a direção dos jornalistas, Coronel Emiliano Moreira da Silva, Dr. Ruy Buarque de Nazareth e Emil Roure e Silva. Anos depois, seu proprietário foi o Senador Francisco de Sá Tinoco e sob a direção dos jornalistas Dr. Moreira Filho, José Alves da Silva e José Silva.. Sua publicação foi encerrada em 06 de novembro de 1955. Sendo novamente reeditado em 1982.
- "O IMPARCIAL", fundado em 1952, pelo jornalista Emil Roure e Silva, que era o seu diretor. O Sr. Bertoldo Assis era o gerente. Este jornal era semanal e tinha uma tiragem de 2.000 exemplares. Era imprimido nas oficinas da Ita-Gráfica de propriedade deste último. Seus redatores eram Dante de Lima Viana e Silvio de Souza Gato. Era um jornal que defendia os interesses da coletividade, sem nenhuma participação pessoal, ou interesses outros que não fossem os da sociedade.
Entre outros motivos, a falta de assinantes foi uma das causas que levaram este jornal a encerrar a sua publicação em 26 de dezembro de 1955, num artigo intitulado "Até Breve".
- "ÓRGÃO OFICIAL", fundado em 15 de fevereiro de 1954 pelo jornalista Jary Henriques, que foi seu diretor secretário. O diretor responsável era o Sr. Arnaldo Ferreira da Rosa. Era mensário.
-"CORREIO DO NORTE FLUMINENSE", surgiu em 1970. Seu diretor chefe era o Sr. Geraldo Guimarães. Era um jornal de grande circulação na região. Foi extinto em 1981, tendo como proprietário o Dr. Carlos Antônio Deslandes.
- "OJI" - O Jornal de Integração Rural. foi fundado no dia 03 de abril de 1983, tendo como fundador, diretor e redator-chefe o Sr. Jorge Oliveira.. E um jornal voltado ao campo rural. Sua tiragem é de 2.000 a 5.000 exemplares por quinzena. Sua distribuição é gratuita. Foi extinto.
Fonte: Itaperuna Online