Você sabe porque celebra-se a Festa de Corpus Christi?

14 junho de 2017 às 16:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Podemos encontrar vários testemunhos da crença da real presença de Jesus no Pão e no Vinho consagrados na Santa Missa desde os primórdios da Igreja.

Origem da solenidade

Certa vez, no século VIII, na freguesia de Lanciano (Itália), um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Para seu espanto, e para benefício de toda a humanidade, na mesma hora, a hóstia consagrada transformou-se em Carne, e o Vinho consagrado transformou-se em Sangue. Esse milagre tornou-se objeto de muitas pesquisas e estudos nos séculos seguintes, mas o estudo mais sério foi feito em nossa era, entre 1970/71, e revelou ao mundo resultados impressionantes:

A Carne e o Sangue continuam frescos e incorruptos, como se tivessem sido recolhidos no presente dia, apesar dos doze séculos transcorridos. O Sangue encontra-se coagulado externamente em cinco partes; internamente ele continua líquido. Cada porção coagulada de sangue possui tamanhos diferentes, mas todas possuem exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas. São Carne e Sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, raro na população do mundo, mas característico de 95% dos judeus. Todas as células e glóbulos continuam vivos. A Carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração (e este órgão sempre foi símbolo de amor!).

Mesmo com esse milagre, entre os séculos IX e XIII surgiram grandes controvérsias sobre a presença real de Cristo na Eucaristia. Alguns afirmavam que a ceia se tratava apenas de um memorial que simbolizava a presença de Cristo. Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi foi instituída, após vários apelos de Santa Juliana, cujas visões solicitavam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Em outubro de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a solenidade para toda a Igreja. Nessa celebração religiosa, o maior dos sacramentos deixados à Igreja mostra a sua realidade: a Redenção.

A Eucaristia é o memorial sempre novo e sempre vivo dos sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo por nós. Mesmo separando Seu Corpo e Seu Sangue, Jesus se conserva por inteiro em cada uma das espécies. É pela Eucaristia, especialmente pelo Pão, sinal do alimento que fortifica a alma, que tomamos parte na vida divina, unindo-nos a Cristo e, por Ele, ao Pai no amor do Espírito Santo. Essa antecipação da vida divina, aqui na Terra, mostra-nos claramente a vida que receberemos no Céu, quando nos for apresentado, sem véus, o banquete da eternidade.

O centro da Celebração Eucarística será sempre a Eucaristia e, por ela, o melhor e o mais eficaz meio de participação no divino ofício. Aumentando a nossa devoção ao Corpo e Sangue de Jesus, como Ele próprio estabeleceu, alcançaremos mais facilmente os frutos da Redenção!

Fonte: Canção nova!

Programação do 45º festival do arroz em Laje do Muriaé com Oba Oba Samba House e Humberto e Ronaldo

14 junho de 2017 às 15:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Mudando um pouco a tradição do Festival do Arroz, que na maioria das vezes acontecia no último sábado do mês, nos dias 14 e 15 de julho , acontece o 45° FESTIVAL DO ARROZ EM LAJE DO MURIAÉ.
VEJA AS ATRAÇÕES:
 DIA 14: BANDA BALADA VIP E HIGOR COSTA E RAFAEL 
 
DIA 15: Á PARTIR DAS 14 HORAS 
DJ BISMARCK SOUZA
GRUPO DELÍRIO
FM SIZE 
E ATRAÇÕES PRINCIPAIS OBA OBA SAMBA HOUSE E HUMBERTO E RONALDO.
Fonte: Blog do Denis

Mico ou romantismo? Jovem vai à faculdade da namorada num cavalo em Campos, no dia dos namorados!

14 junho de 2017 às 15:30
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Mico ou romantismo? Um jovem apaixonado surpreendeu a sua namorada na última segunda-feira (12), Dia dos Namorados, ao chegar montado em um cavalo branco nas proximidades da faculdade, onde a namorada estuda.

O ato de romantismo ou mico, como queiram, aconteceu no município de Campos dos Goytacazes, RJ, próximo à Faculdade Estácio de Sá.

Centenas de pessoas pararam para observar e também se surpreenderam com a declaração do jovem apaixonado, relembrando os velhos filmes com “príncipe encantado”.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TfI5nyAvdWY

E você?! Gostou da atitude do rapaz ou achou um tremendo mico?

Fonte: Itaperuna News, com informações do site Campos em Foco

Prefeito de Itaperuna visita obras na manhã desta quarta-feira.

14 junho de 2017 às 15:14
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius, visitou várias obras de melhorias na cidade, na manhã desta quarta-feira (14).
Os trabalhos da Secretaria de Obras estão sendo realizados no Morro da Faca, no Bairro Aeroporto, a Operação Tapa-Buracos nos Bairros Vinhosa e Centro, e limpeza e capina na Avenida Ernani Amaral Peixoto, ao lado do campo de Aviação, no Aeroporto.
A vereadora Amanda da Aidê também acompanhou as visitas.

 

Terceira Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Jornais de Itaperuna!

14 junho de 2017 às 15:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Jornais:


A imprensa surgiu no município, há 97 anos atrás, no ano de 1886, com O jornal "O Lagense", de Laje do Muriaé, propriedade do Sr. Manoel Francisco dos Reis Távora, sendo por isso considerado o pai da imprensa no município. Tinha 44 cm de altura e era dividido em 4 colunas: Literária, comercial, notícia e agrícola.
A cidade de Itaperuna já possui vários jornais:
- "GAZETA DE ITAPERUNA", surgiu em 16 de fevereiro de 1890, de propriedade do Sr. Manoel Francisco dos Reis Távora. Seus redatores eram os Drs. Canto Coutinho, João Braga e André Lino da Costa. O gerente era Sr. João Ferreira dos Reis.
- "O ITAPERUNENSE", seu primeiro número circulou no dia 26 de julho de 1890. Seu proprietário era o Sr. Gaudêncio Garcia e redator efetivo o Sr. Leopoldo Pinto. Passou a propriedade de uma associação no 5º ano de sua publicação, tendo como gerente Sr. Jônio Barreto de Faria; no ano seguinte o Sr. João C. de Alvarenga passou a exercer este cargo. Seu último diretor, Cel Antônio Pimenta, suspendeu a sua publicação, pois, vendeu as suas máquinas para o município de Paraíba do Sul.
- "O IMPARCIAL", tinha como editor proprietário o Dr. João Alberto da Silva. Foi publicado em 14 de janeiro de 1893.
-"O AUTONOMISTA", surgiu em 2 de dezembro de 1893, tinha 53 cm de altura por 38 de largura. Seu redator-chefe, era o Dr. José Cristiano Stockler Lima e gerente o Sr. Alfredo Joaquim de Oliveira.
- "A REFORMA", seu primeiro número saiu a 13 de agosto de 1893. Seu proprietário era o Sr. Jônio Barreto de Faria. O redator-chefe era o Dr. José Cristiano Stockler de Lima; redatores; os Drs. Pedro Americano e Alberto Senra de Oliveira. Tinha como chefe de suas oficinas, o Sr. Francisco de Freitas Rocha, e gerente, o Sr. Alfredo Joaquim de Oliveira.
Era um jornal de pequeno formato, mas no seu 2º ano de publicação passou a ter 40 cm de largura por 56 cm de altura.
- "O BISTURI", jornal de pequeno tamanho, recreativo, humorístico e satírico. Fundado em 29 de julho de 1894, pelo Sr. Walfredo Roussouliéres. Era impresso na tipografia de "O AUTONOMISTA:"
- "O ESTADO DO RIO", criado em 18 de julho de 1895. Seu proprietário era o Sr. João Ferreira dos Reis.
- "O TEMPLO", era um órgão da Loja Maçônica. Fundado por Alfredo Joaquim de Oliveira) Seu redator-chefe era o Sr. Pedro Americano Corrêa e redatores os Srs. A. Buarque de Nazareth e João C. de Alvarenga.
- "FÔRO", publicado em 17 de janeiro de 1899, de noticioso, literário e voltado aos assuntos forenses. Diretor proprietário Manoel Francisco dos Reis Távora.
- "O CABORIE", teve pouco tempo de publicação, era um jornal manuscrito.
- "RAPÉ", órgão critico e humorístico, que veio substituir "APIABA", em 3 de maio de 1931. Seu diretor era o Sr. J. dos Santos.
- "O POPULAR", apareceu em 15 de junho de 1900, dirigido pelo Coronel Emiliano Moreira de Silva, durou até 1928.
- "METEORO", órgão republicano oposicionista, no qual era redator o Dr. Alberto Senra de Oliveira. Foi publicado um único número em 4 de dezembro de 1906.
- "O CHARIVARI", surgiu em Itaperuna no dia 28 de agosto de 1907. Era um jornalzinho literário, humorístico e crítico. Tinha diversos redatores sob a gerência do Sr. Rotschild Silva.
- "A ATALAIA", publicado em 21 de novembro de 1907. Seus redatores eram os Srs. J. O. Garcia, 5. Rocha e A. L. Fernandes.7
- "A COMARCA". jornal fundado em 1916 por Porphirio Henriques da Silva. Teve como redatores os Srs. Mararino Garcia de Freitas, Leopoldo Muylaert Júnior e Pedro dos Reis Nunes e o Coronel Antônio Fernandes Costa Pimenta.
- "O PORVIR", jornal político, fundado em 1919, pêlos jornalistas Porphirio Henriques da Silva, Emiliano Moreira da Silva, Dr. Jerônimo Batista Tavares e Otávio de Almeida.
- "FOLHA NOVA", fundada em 24 de fevereiro de 1929, órgão da Associação Comercial e Agrícola do Município de Itaperuna, sob a direção do Sr. Vicente Moliterno. Sua publicação foi suspensa em 1930, em conseqüência da vitória da Revolução de outubro do mesmo ano.
- "A LAVOURA", surgiu em 1931, na Fazenda da Salgada, de propriedade do Coronel Adelino Garcia Bastos. Tinha como diretor o jornalista Humberto Perlingeiro.

- "A UNIÃO", foi fundado em 1936. Seus redatores eram os Drs. Macarino
Garcia de Freitas, Raul Travassos e Major Porphírio Henriques.

- "BRASIL NOVO", publicado em 1937, sob a direção dos jornalistas, Coronel Emiliano Moreira da Silva, Dr. Ruy Buarque de Nazareth e Emil Roure e Silva. Anos depois, seu proprietário foi o Senador Francisco de Sá Tinoco e sob a direção dos jornalistas Dr. Moreira Filho, José Alves da Silva e José Silva.. Sua publicação foi encerrada em 06 de novembro de 1955. Sendo novamente reeditado em 1982.

- "O IMPARCIAL", fundado em 1952, pelo jornalista Emil Roure e Silva, que era o seu diretor. O Sr. Bertoldo Assis era o gerente. Este jornal era semanal e tinha uma tiragem de 2.000 exemplares. Era imprimido nas oficinas da Ita-Gráfica de propriedade deste último. Seus redatores eram Dante de Lima Viana e Silvio de Souza Gato. Era um jornal que defendia os interesses da coletividade, sem nenhuma participação pessoal, ou interesses outros que não fossem os da sociedade.

Entre outros motivos, a falta de assinantes foi uma das causas que levaram este jornal a encerrar a sua publicação em 26 de dezembro de 1955, num artigo intitulado "Até Breve".

- "ÓRGÃO OFICIAL", fundado em 15 de fevereiro de 1954 pelo jornalista Jary Henriques, que foi seu diretor secretário. O diretor responsável era o Sr. Arnaldo Ferreira da Rosa. Era mensário.

-"CORREIO DO NORTE FLUMINENSE", surgiu em 1970. Seu diretor chefe era o Sr. Geraldo Guimarães. Era um jornal de grande circulação na região. Foi extinto em 1981, tendo como proprietário o Dr. Carlos Antônio Deslandes.

- "OJI" - O Jornal de Integração Rural. foi fundado no dia 03 de abril de 1983, tendo como fundador, diretor e redator-chefe o Sr. Jorge Oliveira.. E um jornal voltado ao campo rural. Sua tiragem é de 2.000 a 5.000 exemplares por quinzena. Sua distribuição é gratuita. Foi extinto.

Fonte: Itaperuna Online

Prefeituras da região decretam ponto facultativo nesta sexta-feira

14 junho de 2017 às 14:51
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Muitas prefeituras da região , decretaram ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (16). A medida foi tomada devido ao feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (15).

Os serviços essenciais funcionarão normalmente. O decreto foi publicado no Diário Oficial de cada município.

O diário do noroeste

 

Adolescente morre após sentir-se mal enquanto jogava futebol em Pádua

14 junho de 2017 às 14:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde desta terça-feira (13), após sofreu supostamente um mal súbito enquanto jogava futebol com amigos em uma quadra de esportes, no distrito de Marangatú, Santo Antônio de Pádua. O menor chegou a ser socorrido com vida, mas faleceu antes mesmo de dar entrada no Hospital Municipal Hélio Montezzano. De acordo com familiares, ele seria portador de doença cardíaca, mas ainda assim, o corpo foi removido ao IML de Itaperuna, para verificação das causas do óbito.

Fonte: Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade

 

 

Senado suspende pagamento de salário a Aécio Neves

14 junho de 2017 às 13:52
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, encaminhou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello em que informa que o Senado suspendeu o pagamento da remuneração do senador afastado Aécio Neves Neves (PSDB-MG). O salário de um senador é de R$ 33,7 mil.

Mello é o relator das investigações sobre Aécio baseadas nas delações premiadas de executivos da JBS no âmbito da operação Lava Jato. Nesta terça (13), o ministro havia dito que o Senado não estava cumprindo a determinação do tribunal de afastar Aécio da função parlamentar. Isso porque o nome do senador constava na lista de senadores em exercício e no painel de votações.

No ofício, Eunício disse ainda que a verba indenizatória a que Aécio tem direito como senador foi suspensa desde o dia 18 de maio, data em que Aécio foi afastado.

O comunicado também informa que o veículo oficial utilizado pelo tucano foi recolhido na mesma data.

Eunício afirmou ainda que a presidência do Senado intimou Aécio para cumprimento da ordem judicial imediatamente após ser comunicado da decisão de Fachin.

Nesta quarta, a Mesa Diretora do Senado retirou o nome de Aécio do painel eletrônico da Casa.

O portal do Senado na internet excluiu o nome de Aécio da lista de senadores em exercício e o incluiu na seção de senadores afastados da função. O motivo: “afastamento por decisão judicial”.