Sexta Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Televisão!

16 junho de 2017 às 15:29
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Televisão

Em 1959, os Srs. Almiro Marino Costa, Antônio Dutra e Pe. Humberto Lindelauf, tiveram a iniciativa de implantar o serviço de televisão em Itaperuna, tornando-se os pioneiros da televisão na cidade.

O equipamento da torre de televisão foi comprado pelo Sr. Antônio Dutra, em 1960. Após alguns anos o serviço de televisão foi encampado pela Prefeitura Municipal. O primeiro canal a ser transferido foi a extinta TV Tupi.

A torre de televisão instalada na Serra do Castelo em Retiro do Muriaé, cobre todo o município, recebendo emissões da TV:
GLOBO: chega através do canal 8 de Nova Friburgo e é retransmitida no canal 4.
GAZETA: sua imagem vem através do repetidor instalado em Alegre-ES., através do canal 14 e é retransmitida no canal 29, instalado na Serra Pontão do Sinal em Miracema-RJ., é retransmitida no canal 7.
BANDEIRANTES: é retransmitida no canal 6, através do canal 10 de Nova Friburgo.
TVE: sua imagem chega até o município, mas não tem equipamento para retransmissão, existe projeto de implantar repetidor num futuro próximo.
O funcionário responsável pela torre de televisão é o Sr. Almiro Costa, Vulgo Mirim.

Fonte: Itaperuna Online

Associação Comercial de Laje do Muriaé lança campanha de doações AME Ravi!

16 junho de 2017 às 15:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Associação Comercial de Laje do Muriaé, através  de seu presidente Fernando Freitas e sua Vice Celedir Aquino, lança a campanha de doações AME RAVI.
   Foram confeccionadas COFRINHOS que serão colocadas no Comércios e que durante 45 dias todos poderão doar.
   FAÇA SUA PARTE , AJUDE RAVI:

Denis Miranda

Relembre:

Moradores de Laje do Muriaé pede ajuda para o bebê Ravi que nasceu portador da doença AME tipo 1 e precisa tomar uma vacina importada. Faça sua parte, ajude o Ravi!

"Boa noite amigos,quero agradecer a todos que me enviaram felicitações pelo meu aniversário,e aproveitar o post para pedir a vcs um minutinho da atenção de vocês,muitos tem visto minha luta e de Giselle Martins Dutra em relação a saúde de nosso filhinho Ravi,ontem por ironia do destino(véspera de meu niver) saiu o resultado de Seus exames,e foi confirmado que Ravizinho e portador da doença AME tipo 1(ja desconfiavamos),para quem não sabe de que doença se trata essa doença e uma doença degenerativa a qual vai atrofiando os músculos do corpo assim perdendo os movimentos e causando diversas complicações,a estimativa de vida das crianças com essa doença e de aproximadamente 3 anos, ainda não se tem uma cura para essa doença,mas existe uma vacina a qual "desacelera" um pouco o progresso da mesma, assim podendo dar uma vida um pouquinho melhor as crianças que conseguem essa vacina,hoje em dia ainda não se tem esse medicamento no Brasil,sendo assim tem de ser importada e seu custo não é barato e está fora de nossa realidade ,está na casa dos milhões,em breve estaremos fazendo uma página para nosso pequeno Ravizinho a qual estará pedindo e arrecadando doações, para que com a ajuda daqueles que possam nos ajudar estarmos conseguindo esse medicamento e assim podendo estar dando uma vida um pouquinho melhor ao nosso pequenino.
Em breve posto mais informações,eis aqui um pequeno resumo.
#compartilhem 
#AMERavi"

Texto: Bismarck Souza

Faculdade Redentor, sempre focada em aperfeiçoamento e excelência, se destaca dentre as melhores do país e sai em reportagem especial da Revista Exame:

16 junho de 2017 às 13:54
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

As melhores universidades do Brasil, de acordo com o MEC
Por Claudia Gasparini 

Revista Exame

São Paulo — O MEC (Ministério da Educação) divulgou um ranking das instituições de ensino superior brasileiras, que incluem universidades, faculdades, centros universitários, IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) e CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica).

A lista foi publicada no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Referente a 2015, ela se apoia no IGC (Índice Geral de Cursos), o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.  Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Outro componente da avaliação é a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal. A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu também é considerada para determinar a nota da instituição. 

Uma instituição é considerada excelente quando atinge as faixas 4 ou 5 no IGC, que vai de 1 a 5. De um total de 2.109 instituições de ensino superior avaliadas, apenas 375 entraram nesse grupo seleto.

Aquelas que não chegam à nota mínima 3 são consideradas insatisfatórias para os padrões do MEC e podem sofrer punições.

Algumas instituições da lista completa aparecem sem conceito ou com a informação de descredenciamento. Outras são classificadas como sub-júdice.

 A USP (Universidade de São Paulo), que encabeça diversos rankings de universidades brasileiras, não está na lista porque não participa do Enade, usado para a avaliação do MEC.

Os cursos avaliados no último triênio são: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão de qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, teologia e turismo.

Nino Bellieny: Graças a um trabalho sério e de alto rendimento, a Redentor se mantém dentre as melhores do país e, em seu 15º ano de existência, colhe os louros de uma vitória contínua, sem tempo de comemorar, mas aproveitando todas as oportunidades para cada vez mais aprimorar a sua transmissão de conhecimentos e tecnologias sem medo de ser feliz.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/as-melhores-universidades-do-brasil-de-acordo-com-o-mec/

Quinta Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Raposo!

16 junho de 2017 às 13:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Raposo é o 7º Distrito de Itaperuna, localizado ao noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Em razão das propriedades medicinais presentes nas águas de suas fontes, é uma das estâncias hidrominerais mais procuradas no Estado.

História

Foi Elevada à categoria de estância hidromineral por decreto do ex-governador fluminense Paulo Francisco Torres(1964-1966), possui atualmente uma Infra-estrutura considerável. As fontes locais chegam a ser comparadas, por médicos especializados, às de Vichy, na França.

Significado do Nome

Antônio Raposo de Medeiros, antigo proprietário de terras na região.

CARACTERÍSTICAS

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para o distrito de Raposo. Serão dias inesquecíveis!

TURISMO:

Fonte Raposo

No Parque de Raposo estão três das mais importantes fontes do lugar: a Raposo, a Magnesiana e a Santa Luzia. Todas são de águas minerais carbo-gasosas, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia. A água raposo é indicada especificamente para doenças renais, eliminação de cálculos e sua profilaxia além de apresentar ótimos resultados nos males do fígado e do aparelho digestivo. Atuando num campo tão vasto, age ainda de forma decisiva em todos os tipos de dermatose. A água Magnesiana é indicada para os males do fígado, vesícula, estômago e de grande eficiência na regularização dos intestinos. A água de Santa Luzia é indicada para olhos, pele, vesícula preguiçosa, amebíase. A inalação de seus gases produz ótimos resultados nos resfriados e sinusites, nas dores de garganta e de ouvidos. A fonte da água Raposo e Magnesiana, totalmente azulejada, situa-se num pavilhão de forma circular. Na área da fonte há vários bancos que são dispostos de forma circular, ficando uns inclinados para outros, fazendo com que o pavilhão seja conhecido como sala de visita dos veranistas. A fonte de Santa Luzia está situada ao lado do pavilhão da água Raposo. Esta água foi descoberta em 1962, em conseqüência de um surto de conjuntivite. As pessoas banhavam os olhas naquela bica de água cristalina, à beira do caminho, e ficavam curadas. Atualmente, cai num chafariz de azulejos portugueses, onde além de beber, pode-se lavar o rosto e os olhos. Algumas pessoas fazem gargarejos com ótimos resultados. Ainda tem um pequeno tanque para banhar os pés, e dois tubos próprios para inalação. O parque é bem pitoresco, da entrada segue uma alameda cercada de canteiros até o pavilhão. A direita há um lago circundado por gramado e a esquerda um pequeno bosque, cujo destaque é uma secular Pau Dalho, árvore de mais de 100 anos. Plantas e flores circundam todo o parque, cheio de bebedouros de água açucarada para os passarinhos, principalmente os beija-flores, em grande quantidade no local.

Fonte Soledade

O Parque Dáguas Soledade tem duas fontes de água mineral carbo-gasosas: a Magnesiana Soledade e a Sulfurosa (Força Total). A água mineral magnesiana (Soledade), é indicada principalmente no tratamento hepato-bilar, renal e pancreático, usada também com êxito nas dispepsias e gastrites. A água mineral sulfurosa (força Total), é indicada principalmente nas alergias, colites alérgicas, distúrbios de nutrição e do metabolismo, linfatismo, eczemas e todos os tipos de dermatoses. A água magnesiana (Soledade), a mais antiga dessas duas, foi descoberta em 1935, quando alguns dos empregados do primitivo dono das terras faziam uma valeta para escoamento de águas pluviais. Foi muito difícil a sua captação por falta de mão de obra especializada. O visitante, ele mesmo, apanha a água quase que diretamente na nascente, bastando para isto descer alguns degraus. Além de seus efeitos curativos, é uma água saborosa e refrescante. Na própria fonte existem dois largos bancos, um em frente ao outro, como duas conversadeiras. Ao lado, um caramanchão recoberto de heras e plantas ornamentais, compõe o ambiente, bem acolhedor. A fonte da água sulfurosa (Força Total), a mais recente, foi captada em 1942, por uma firma especializada. Sua perfuração atinge a profundidade de 65m, sendo que os últimos 4m já são em rocha compacta, o que atesta a sua pureza. Graças à sua riqueza carbo-gasosa eleva-se a 6m de altura por pressão natural, com vazão de 10 litros por minuto. Está protegida por uma original construção de alvenaria cercada de treliças de madeira, destacando-se ao fundo de uma parede azulejada, onde a água jorra num rústico e pequeno tanque de pedra. Do lado de fora há um lugar próprio para banhar os pés, lavar o rosto, os olhos e fazer gargarejos, além de dois tubos para inalação. O acesso ao parque, se faz através de uma sólida e vistosa construção, num misto de castelo e pagode chinês. O amplo e elevado hall de entrada permite a passagem de carros e de ônibus. Antes de atingir a roleta do ingresso, há uma espécie de bazar onde podem ser adquiridos os mais variados artigos utilidades e souvenirs, revista e livros. Descendo por uma rampa de concreto, atinge-se o parque propriamente dito, que ocupa uma pequena parte da sua área total de 67.100m2. O visitante pode descansar em confortáveis bancos, debaixo de frondosas árvores, distrair-se com o macaquinho, os porquinhos da Índia, e comprar plantas ornamentais. No Parque Dáguas Soledade ainda é possível tomar o famoso banho de sol com água sulfurosa; são horas de lazer que se passa ao sol, alternando o relaxe em espreguiçadeiras com banhos dágua sulfurosa, nos 5 chuveiros próprios para esse fim, há também saunas de vapores sulfurosos, no total de duas, uma masculina e outra feminina. 

Fonte: Férias tur

Homem suspeito de violência doméstica e tortura é preso em Itaperuna

16 junho de 2017 às 13:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Agentes do Serviço Reservado do 29º BPM cumpriram mandado de prisão expedido pelo juiz Mauricio dos Santos Garcia, contra Thiago Galosa da Cunha, de 27 anos. O envolvido que estava foragido, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (15), na Rua Sebastião Antônio Rosa, no barro padre Humberto Lindelauf (Matadouro) e conduzido até a 143ª Delegacia e de lá para a Casa de Custódia, onde permanecerá detido respondendo por violência doméstica contra mulher e tortura. Ele teria agredido e esfaqueado a companheiro no ano passado.

Fonte: Rádio Natividade

Polícia recupera cavalo furtado em São José de Ubá

16 junho de 2017 às 12:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Policiais foram acionados após o furto de um cavalo na propriedade Fazenda Chalé, em São José de Ubá. O animal possivelmente estaria em uma fazenda na zona Rural de Cambuci. Então, em ação conjunta com Guarnição de São João Paraíso, do 36° BPM, foi iniciado patrulhamento, tendo como êxito a recuperação do animal na divisa de São José de Ubá com São João do Paraíso.

Fonte: Rádio Itaperuna