Décima Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Nossa Senhora da Penha!

21 junho de 2017 às 13:54
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

N. SRA. DA PENHA (ARÉ) 2º DISTRITO DE ITAPERUNA.

"O distrito de Nossa Senhora da Penha foi criado por deliberação estadual datada de 9 de setembro de 1890, sendo sua criação confirmada por Decretos estaduais de n.º 1, de 8 de maio de l A de 3 de unho de 1982.
O distrito da Penha, de acordo com as divisões administrativas de 1911 e 1933, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como o quadro anexo ao Decreto-Lei estadual n.º 392-A, de 31 de março de 1938, pertence ao município de Itaperuna, onde também figura, segundo o quadro fixado pelo Decreto estadual n.º 641, de 15 de dezembro de 1938, em vigor no qüinqüênio 1939-1943-1943.
Por efeito do Decreto-Lei estadual n.º 1.056, de 31 de dezembro de 1938, em vigor no qüinqüênio 1944-1948, o distrito da Penha, do município de Itaperuna, passou a denominar-se Nossa Senhora da Penha.
Pelo Decreto-Lei estadual n.º 1 .063, de 28 de janeiro de 1944, o distrito de Nossa Senhora da Penha foi ordenado como 2º do Município de Itaperuna, situação mantida pela Lei nº6 de 11/08/1947"1
Pelo Decreto-Lei n.º 1.707 de 5 de outubro de 1952, foi desmembrada terras do distrito de Nossa Senhora da Penha para formar o distrito de Boa Ventura, ficando o distrito com menor área.
Atualmente em 1984, a sede do distrito de Nossa Senhora da Penha está localizada no território de Aré, visto que este desenvolveu-se mais, por se encontrar melhor localizado, oferecendo maiores facilidades de comunicação, transportes, etc. . . para os moradores. Aré está localizada paralela à Rodovia BR/RJ 186, enquanto que a Vila de Nossa Senhora da Penha situa-se mais no interior, dificultando o acesso de seus moradores a sede do município.
O Cartório de Paz foi transferido também para Aré, entretanto o distrito mantém o nome de Nossa Senhora da Penha.
O nome Aré:
Antes de ter o nome Aré, esta localidade era conhecida como São Domingos, mas a RFF S/A que tinha aí duas estações - uma em São Domingos e outra em São Caetano - via-se atrapalhada, pois não era raro aparecer em mercadorias destinadas a São Domingos, mas não o mesmo São Domingos do município de Itaperuna, daí a necessidade de mudar a denominação para Aré, nome de um antigo morador de origem indígena que habitava a local idade 2.
Segundo informações de alguns habitantes da localidade o distrito foi visitado pelo Imperador D. Pedro II que veio de trem até a estação da RFF S/A e daí transportado em carruagem até a fazenda São Domingos, pertencente ao distrito. Os móveis dos aposentos usados pelo imperador foram levados para Campos e adquiridos por um comprador, quando era então proprietário da fazenda o Sr. Cândido Martins, que também mandou retirar da mesma todos os utensílios utilizados para a tortura de escravos ali existentes.

ASPECTO ECONÔMICO

- A agricultura do distrito teve fases distintas:
A primeira, em que cultiva-se o café, milho, algodão e cana-de-açúcar, principalmente. Nessa época, o arroz não tinha grande produção, já que era plantado em locais secos, pois não conheciam as técnicas de irrigação, ficando a produção por conta da natureza 7.
A segunda diz respeito a decadência das culturas acima citadas, menos a cana-de-açúcar e o milho, e a ascensão da produção do arroz, agora cultivado dentro de áreas e técnicas adequadas.
Atualmente, encontramos as culturas do arroz, milho, tomate, feijão, cana e as de subsistência.
Houve ainda, no distrito, o desenvolvimento da suinocultura, principalmente na década de 40, chegando a haver exportação para cidades como Petrópolis e Rio de Janeiro, através dos vagões da RFF
S/A.
- Indústria:
O distrito conta com uma Companhia de Usina e Destilaria - São Pedro Atualmente desativada e que teve sua fundação na segunda década deste século.
Essa usina foi no passado responsável pelo desenvolvimento econômico da região, visto que uma grande área era cultivada para se obter a matéria-prima necessária à sua capacidade de produção que era de 250 mil sacos por semestre, gastando 200 mil carros de cana essa quantidade. Em 1974 ela passou a ser grande Indústria de Álcool com um maquinário completo e moderno para a fabricação e exportação desse produto e uma produção de 90 mil litros em 24 horas.
A Usina São Pedro foi desativada porque a terra onde se plantava a cana-de-açúcar não lhe pertencia e o contrato de arrendamento da mesma terminou e não foi renovado, ficando a empresa sem a sua fonte principal de produção que é a cana-de-açúcar. O fornecimento dos proprietários particulares para a usina não suficiente ao seu funcionamento.
O distrito possui ainda uma máquina de beneficiar arroz e três serrarias 8.
- Comércio:
Atualmente em 1984, existem, dentro da zona urbana do distrito, onze casas de comércio, entre açougue, bar, armazém, armarinho e barbearia.
Na zona rural existe quase uma dezena de pequenos pontos de comércio de secos e molhados.
Verifica-se ainda a presença de um motel "Shalon", uma churrascaria, um posto de gasolina e dois bares e restaurantes todos situados às margens da BR/RJ 186.
- Transporte:
O distrito é servido pela BR/RJ 186 e ainda por estradas municipais que se ligam ao distrito. Por isso, conta com várias empresas de ônibus.

ASPECTO SÓCIO-CULTURAL

- Urbanização, Abastecimento e Comunicação:
Somente na década de6O é que se processou o calçamento da avenida principal da sede do distrito e melhorou seu sistema de esgoto sanitário.
O abastecimento d'água existe há bastante tempo, levado às residências através de bombas que retiram a água do rio, porém, o tratamento da mesma só começou a ser feito na década de 80.
O distrito comunica-se através de uma sub-agência dos correios e um telefone público.
Os sinais da rádio do município chegam até o distrito assim como os sinais das emissoras de televisão e rádios de outras cidades.

- Saúde:
Nossa Senhora da Penha possui um posto de assistência médica criada pela Prefeitura há aproximadamente 10 anos em convênio com o Estado, mas o mesmo encontra-se desativado. Isso obriga a população a procurar assistência médica em Itaperuna, com todas as dificuldades.9

- Religião:
Existe uma igreja católica e duas protestantes em Aré. Uma outra Católica em Nossa Senhora da Penha e em São Caetano, assim como algumas capelas, e alguns templos protestantes menores.
O distrito não conta com padre ali fixado, sendo servido pêlos padres do distrito-sede (Itaperuna).
O distrito conta com as seguintes escolas estaduais atualmente.

Fonte: Itaperuna News Foto: Flickriver

Atletas do poliesportivo de Itaperuna vão para a fase final da copa Brasil de judô

21 junho de 2017 às 13:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Dezessete atletas do Centro Poliesportivo de Itaperuna se classificaram para a final do Campeonato Brasileiro de Judô. Os classificados entre 7 e 25 anos conquistam medalhas e o passaporte no último sábado, durante a Copa Brasil Sudeste de Judô, realizado em São José de Ubá. A competição faz parte do calendário nacional da calendário nacional da CBLJ (Confederação Brasileira de Ligas de Judô) e contou com mais de 400 atletas de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Maranhão, Pernambuco e Santa Catarina.

Fonte: DECOM

 

Venha escolher seus óculos nas Óticas Reis! Aqui você encontra lentes de contato, óculos, jóias e perfumes pelo melhor preço. Corre pra Reis!

21 junho de 2017 às 13:14
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por: Renato Freitas

 

Óculos de sol é um item indispensável para a maioria das pessoas, todo mundo adora fazer pose usando óculos escuros. Eles protegem nossos olhos dos raios UV, dão charme ao look e são moda entre todas as idades.

Existem modelos dos mais variados, dependendo do formato do seu rosto você pode escolher entre quadrados, redondos, aviadores, máscaras e muitos outros.

Venha escolher o seu na Ótica Reis!

 

Faça suas compras nas Óticas Reis- Preço- Qualidade Variedade: São duas lojas em Itaperuna- Av: Cardoso Moreira- 806- Centro- Telefone 3822-03 64 e Rua: Buarque de Nazareth- 248- Centro- Telefone 3022-4443 Vem pra cá! 

RF, o site do povo!
 

Tony Ramos rompe contrato com a Friboi: "Incômodo"

21 junho de 2017 às 12:59
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Wesley Batista, ao lado de Roberto Carlos e Tony Ramos, durante lançamento de campanha da Friboi em 2014 (Foto: Darlan Alvarenga/G1)

O ator Tony Ramos decidiu romper o contrato de garoto propaganda da Friboi após o escândalo de corrupção envolvendo a JBS. Em entrevista à Radio Gaúcha nesta terça-feira (20), o ator disse que "foi surpreendido como todo mundo" pela "crise institucional" gerada pela delação dos controladores da JBS e que a manutenção da parceria com a marca se tornou um "incômodo".

"Com essa delação, há uma crise institucional e, ao mesmo tempo, um incômodo da minha parte em continuar prestando meu nome não a um produto – esse eu não me envergonho, não me arrependo e continuarei a dizer como homem de palavra que sou, anunciei aquilo que eu consumia", disse. "Vejo que nessa confusão enorme de informações, eu não emprestaria mais o meu nome... É simples assim, uma equação de primeiro grau", acrescentou.

 

 

EQUIPE DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO DE ITAPERUNA PARTICIPA DO XIX ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS NA BAHIA.

21 junho de 2017 às 12:39
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Para obter mais conhecimento para as ações e futuros projetos sociais, emprego e moradia em Itaperuna, a equipe da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação está participando do XIX Encontro Nacional do Congemas com o tema “O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do SUAS” que está sendo realizado em Porto Seguro - BA.
Durante três dias, a equipe participa de oficinas como Gestão Orçamentária e Financeira, Programa Primeira Infância do SUAS, Gestão do Programa Bolsa Família, entre outros.

DECOM

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE ITAPERUNA REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CRAS CASTELO/HORTO FLORESTAL

21 junho de 2017 às 11:41
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Com o intuito de ouvir melhor as necessidades dos assistidos pelos equipamentos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Itaperuna, foi realizado na desta terça-feira (20) a Pré-Conferência de Assistência Social no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Bairro Castelo/Horto Florestal, no Centro da cidade.

Cerca de 30 pessoas participaram da conferência que foi conduzida pela equipe do CRAS. Na ocasião todos os participantes assistiram a uma apresentação da Assistente Social Letícia de Souza, que explanou de forma clara e objetiva os direitos dos cidadãos e os serviços oferecidos pelo sistema.

Com participação intensa de usuários da comunidade com várias ideias para melhoria e adequar os programas, o Assistente Social Jason Marcos, ouviu e anotou as mudanças sugeridas pelos presentes que serão encaminhadas para a IX Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Esse tema também fará parte da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2017 em Brasília/DF.

“É preciso efetivar os direitos dos usuários na sociedade, por isso estamos aqui. Um tema muito abordado hoje foi a divulgação das oficinas e encontros do nosso CRAS. Vamos trabalhar cada vez mais para melhorar essa divulgação na comunidade”, disse a Coordenadora do CRAS Castelo/Horto Florestal Rayanne Valentin.

“Para mim as oficinas do CRAS são muito boas, estou na de artesanato e aprendo mais a cada dia e já estou até ganhando uma renda extra com a venda do meu artesanato”, disse Dona Maria.

Atenção para as próximas pré-conferências:

CRAS Aeroporto – Dia 22\06 às 08h30m
Endereço: Rua Bom Jesus, 1113 - Aeroporto

CRAS Surubi – Dia 23\06 às 14 horas
Endereço: Av. Porto Alegre, 1000 – Cidade Nova

CRAS Niterói – Dia 28\06 às 08h30m
Endereço: Av. Santo Antônio, 157 - Niterói

DECOM

 

Nova resolução em análise pela Anvisa deve liberar aplicação de vacinas em farmácias

21 junho de 2017 às 11:13
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Uma nova resolução que trata dos requisitos mínimos para serviços de vacinação no país está em fase de análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, caso seja aprovada, permitirá que farmácias apliquem vacinas. Atualmente, somente clínicas de vacinação, que têm um médico como responsável técnico, estão autorizadas a oferecer o serviço fora do sistema público de saúde.

Entidades que representam os farmacêuticos defendem que a medida ampliará o acesso da população às vacinas. Já entidades médicas expressam temor de que a nova resolução possa reduzir as exigências atualmente aplicadas aos serviços de vacinação, o que acarretaria risco para a população.

A proposta já passou por uma consulta pública, em maio, e agora está na última etapa do processo de regulamentação antes da decisão final. O texto submetido à consulta não menciona as farmácias especificamente, mas abre essa possibilidade ao não limitar o serviço de aplicação de vacinas às clínicas. A regra estabelece como deve ser a estrutura física do estabelecimento que aplicará a vacina e determina que as vacinas que não estão contempladas pelo Programa Nacional de Vacinação do SUS somente poderão ser aplicadas mediante prescrição médica.

Em nota enviada ao G1, a Anvisa observa que a aplicação de vacinas em farmácias já estava prevista desde 2014, por meio da Lei 13.021/2014, que dispõe sobre os exercícios das atividades farmacêuticas. Porém, até hoje, a atividade não era colocada em prática por falta de um regulamento que tratasse do assunto.

Vacinas mais baratas

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou, em nota, que a expectativa é que a Anvisa publique em breve a resolução “de forma a finalmente permitir a ampla participação das farmácias e dos farmacêuticos nessa importante ação de saúde pública”.

Na opinião do presidente da entidade, Walter da Silva Jorge João, a nova regra garantirá mais qualidade ao serviço – já que os farmacêuticos seriam profissionais habilitados por lei para a dispensação de imunobiológicos – e preços mais baixos. “Hoje, as clínicas especializadas chegam a cobrar preços 300% superiores aos dos insumos. Uma margem de ganho altíssima, regulada pela exclusividade de que as mesmas usufruem”, afirma.

Para o farmacêutico clínico Ismael Rosa, pesquisador do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), a capilaridade das farmácias deve contribuir para aumentar os índices de imunização no país. “Encontramos uma farmácia em cada esquina, então isso vai contribuir para atingir as metas de vacinação.” Um levantamento feito pelo ICTQ, com base em 2.061 entrevistas em todo o país, concluiu que 25% dos brasileiros afirmam que buscam ou desejam encontrar o serviço de vacinação nas farmácias.

Fonte: G1