Justiça determina redução do preço da passagem do transporte público em todo Estado do Rio

28 junho de 2017 às 10:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Medida vale para os 91 municípios sob jurisdição do tribunal, com exceção da capital (Foto: Reprodução/Clique Diário)

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou no plenário da Corte de Contas, que os prefeitos de 91 municípios façam uma revisão do cálculo das tarifas de transporte público para reduzir a passagem.

Em nota divulgada nesta terça-feira (27), o conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia reafirmou o interesse coletivo pela redução das tarifas. “A alteração tarifária de transportes públicos coletivos, a fim de reduzir seu valor, é de interesse de toda a sociedade fluminense e a manutenção injustificada de preços superiores aos realmente devidos é de difícil reparação aos cidadãos efetivamente lesados”, explicou.

“Se, de fato, é direito do concessionário a revisão de cláusulas financeiras em caso de aumento da carga tributária, é inequívoco que ele deverá suportar a redução de sua remuneração, com respectivo impacto no valor da tarifa, por força do decréscimo do valor dos tributos incidentes sobre a atividade”, finaliza.

A determinação do TCE-RJ atende a uma preocupação do Ministério Público Estadual. As prefeituras e órgãos estaduais que já fizeram a aplicação da desoneração sobre as tarifas de transporte público não precisam se preocupar. Os que não fizeram deverão fazer. O cumprimento desta determinação deverá ser fiscalizado em futuras auditorias do TCE-RJ.

Verdini relatou um processo em que foi apreciado um comunicado do Ministério Público Estadual alertando para a edição de leis federais que promoveram uma desoneração fiscal nas cobranças de PIS e Cofins para empresas de transporte público coletivo.

A decisão, no entanto, não contempla a capital devido a um processo do mesmo assunto que já tramita no TCE.

Fonte: JBN

Câmara aprova fim de multa para quem esquecer documentos do carro

28 junho de 2017 às 10:11
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Projeto impede a aplicação de multas e retenção do automóvel de motoristas que não estiverem com carteira de habilitação e/ou licença do veículo (Foto: Divulgação/Arquivo)

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou no último dia (21), em caráter conclusivo, um projeto que impede a aplicação de multas e/ou retenção do veículo dos motoristas que não estiverem com a carteira de habilitação e/ou a licença do automóvel no momento em que forem abordados pelas autoridades.

O projeto deve seguir para o Senado e só passará antes pelo plenário da Câmara caso algum deputado apresente recurso neste sentido. A proposta inicial é da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keika Ota, (PSB-SP).

Com as mudanças, o agente de transito deverá obter as informações por meio de consultas no banco de dados. Caso não seja possível faze-la online, o motorista tem o prazo de até 30 dias para levar o documento ao órgão responsável.

Até então, quem for flagrado sem os devidos documentos está sujeito a pagar uma multa (de infração leve), no valor de R$ 88,38.

Ascom

SUPERCHANCE DE ENTRAR NA REDENTOR: Vestibular Agendado Redentor, uma facilidade especial para quem quer vir para um time vencedor. Não perca a chance de estudar ainda em 2017!

28 junho de 2017 às 09:58
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Quer fazer o vestibular para a faculdade que mais cresce em todo o Brasil? É fácil, entre no site www.redentor.edu.br/vestibular e agende sua prova no dia e na hora que desejar,  seja em Itaperuna, Campos ou Paraíba do Sul.
 
Vestibular Agendado Redentor, uma facilidade especial para quem quer vir para um time vencedor. 
 
É a sua vez!
 

Adolescente fica em estado grave depois de ser agredido com taco de madeira em São Fidélis

28 junho de 2017 às 09:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

No final da tarde de segunda-feira (26), por volta das 17h40, um adolescente de 14 anos foi agredido com golpes de taco de madeira na cabeça Rua Capitão Eduardo Raposo, zona rural de São Fidélis.

A vítima foi socorrida em estado grave e levada para o Hospital Armando Vidal, onde se encontra internada. Segundo informações da polícia, um jovem de 22 anos foi detido e assumiu a agressão. Ele foi levado para a 141ª Delegacia Legal de São Fidélis, onde a Polícia Civil investiga a motivação da violência.

Fonte: JBN

Homem é preso por estupro após tentar registrar perda de documento na delegacia de Natividade

28 junho de 2017 às 09:23
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Agentes da 140ª Delegacia de Natividade, cumpriram nesta segunda-feira (26), mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Porciúncula, contra Jorge Rosa de Oliveira, de 40 anos. O homem que é residente na zona rural do distrito de Santa Clara, Porciúncula, procurou a distrital para registrar o extravio de documentos pessoais. No entanto, ao lançar seus dados no sistema integrado da Polícia Civil, os inspetores descobriram a ordem em aberto. O envolvido, que teria cometido o crime em 2008, contra uma menina então com 12 anos, foi conduzido ao presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, onde permanecerá à disposição das autoridades.

Fonte: Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade

Jovem é vítima tentativa de homicídio em Porciúncula

28 junho de 2017 às 09:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um jovem de 18 anos foi atingido por um tiro no abdome na Praça da Quadra, em Porciúncula, na madrugada desta quarta-feira (28), por volta de 0h25. Segundo informações da polícia, o suspeito estava em um carro e disparou pelo menos dois tiros em direção a vítima e fugiu.

Depois de ser levado para o pronto socorro municipal, o ferido foi transferido para o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, onde passará por uma cirurgia.

O suspeito, um jovem de 22 anos, foi encontrado em sua em casa, na Rua Iracy de Paula Arantes, no Vale São João, em Porciúncula, e apontou onde havia deixado a arma usada no crime, um revólver calibre 32 com quatro munições intactas, uma deflagrada e outra picotada.

Levado para a delegacia de Porciúncula, ele alegou que estava sendo ameaçado de morte. O envolvido foi autuado por tentativa de homicídio e aguardará decisão da justiça na Casa de Custódia de Itaperuna.

Fonte: JBN