Décima Quarta Postagem da Série: História de Itaperuna.O site RF volta ao passado e relembra os antigos acontecimentos da nossa querida cidade. Conheça a história da nossa querida Itaperuna!

28 junho de 2017 às 14:32
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Itaperuna foi desbravada por José de Lannes Dantas Brandão, aproximadamente em 1829. Ao se estabelecer em 1834 na região, ficou denominada Porto Alegre. Em 1885, a freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola (um dos primeiros nomes da cidade) elevou-se à categoria de Vila de Itaperuna, levando este nome por ser passagem para a Pedra do Elefante, localizada em Carangola, estado de Minas Gerais. Dois anos depois, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às Armas Brasileiras na Guerra do Paraguai.

Apenas em 6 de dezembro de 1889, São José foi transformada em município de Itaperuna, sendo criada sua comarca. A cultura cafeeira teve grande destaque na economia da cidade por mais de 40 anos, tornando-se em 1927 a maior produtora nacional. A origem do nome Itaperuna vem das tribos indígenas tupi guarani que habitavam a região e significa "Caminho da Pedra Preta".

O município está numa localização privilegiada, distante apenas oito horas de quatro capitais do estado, muito próximas das cidades históricas de Minas, do litoral e da serra fluminense. Itaperuna possui muitos lugares ideais para a visitação turística.

A região de Itaperuna foi desbravada por José de Lannes Dantas Brandão a partir de 1829,  após sua deserção da milícia do Exército. Ao chegar nessa região em 1834,  estabeleceu-se num lugar que foi denominado Porto Alegre. Pelos serviços de colonização prestados à Coroa, com o advento da economia cafeeira foi perdoado, tendo sido morto por seus escravos em 1852.

Em 24 de novembro de 1885, por decreto de nº 2.810, eleva a freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola (um dos primeiros nomes da cidade) à categoria de Vila de Itaperuna, levando esse nome por ser passagem para se chegar a Pedra do Elefante, localizada em Carangola,  Estado de Minas Gerais. Em 1887, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às Armas Brasileiras na Guerra do Paraguai. Foram doados 15 alqueires de terra para patrimônio dessa Vila pelo Sr. Jayme Porto e Senhora.

Em 10 de maio de 1889 foi feita a primeira eleição para a Câmara dos Vereadores, sendo a vitória dos Republicanos, que tomaram posse no dia 4 de julho do mesmo ano, sendo portanto a primeira Câmara republicana do país, em pleno regime monárquico, regime esse que viria a ser desbancado pelo Marechal Deodoro.

Em 6 de dezembro de 1889 foi a vila de São José do Avaí transformada em município de Itaperuna, sendo criada sua respectiva Comarca.

A cultura cafeeira foi um grande destaque na economia da cidade por mais de quatro décadas, tornando-a em 1927 a maior produtora nacional.

Do território original do município de Itaperuna foram desmembrados outros seguintes: Bom Jesus do Itabapoana em 1938, Natividade e Porciúncula em 1947 e Lage do Muriaé em 1962,  ficando Itaperuna com seu atual contorno.

O município também é destaque no esporte, em especial no futebol, em que o Itaperuna Esporte Clube, antigo Porto Alegre, já elevou o nome da cidade em várias competições.

Fonte: Familia Lannes

Carga de cigarros de R$ 5 mil furtada do interior de bar é recuperada em Laje do Muriaé

28 junho de 2017 às 14:04
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Centenas de maços de cigarros, que haviam sido furtados do interior de um bar, na Maestro Mazine, no Morro Querosene, foram recuperados na manhã desta quarta-feira (28), em Laje do Muriaé. Militares do 29º BPM já apuravam o crime ocorrido na madrugada, quando após diligências, conseguiram encontrar o material, avaliado em cerca de R$ 5 mil, abandonado em um terreno baldio, levado até a 138ª Delegacia e devolvido ao proprietário. O suspeito, apesar de identificado e procurado, seguia foragido até o fechamento desta matéria.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade

Senac Itaperuna prorroga inscrições para o programa de inclusão de jovens de baixa renda no mercado de trabalho

28 junho de 2017 às 13:46
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O Senac RJ prorrogou as inscrições do programa Portal do Futuro em Itaperuna. As vagas estão abertas até dia 2 de julho pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br/. A iniciativa é uma das mais importantes da área de Responsabilidade Social do Sistema Fecomércio RJ e é voltada para a inclusão de jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

Para participar do Portal do Futuro é necessário ter entre 16 e 21 anos, renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. As aulas começam no dia 7 de agosto. Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos), comprovante de escolaridade e de residência. Menores de 18 devem se apresentar com a documentação acompanhados por um responsável.

O Portal do Futuro vai além da capacitação profissional, promove o desenvolvimento de competências comportamentais – pessoais e profissionais -, visando preparar os participantes para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de promover a vivência profissional em uma empresa. Com a priorização do desenvolvimento das competências comportamentais, o Portal do Futuro contribui não apenas para a inserção, como também para a permanência desses jovens no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa de empregabilidade da instituição, cerca de 60% dos participantes do programa conseguem ingressar no mercado formal de trabalho após concluírem o programa que, no primeiro semestre 2017, recebeu mais de 9 mil inscrições.

O Programa

O Portal do Futuro existe desde 2000 e já formou mais de 8 mil pessoas. Seu objetivo é atuar junto ao adolescente para transformá-lo tanto no convívio social quanto para a vida profissional. Durante os sete meses de duração, os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, os focos são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem. Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.

Ascom

Educação de Itaperuna traça novas metas para a rede municipal

28 junho de 2017 às 13:26
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Para modernizar a comunicação e apresentar novas propostas e sugestões de trabalho, o secretário de Educação de Itaperuna, Prof. França Bombeiro, se reuniu com os diretores das Escolas Municipais, na tarde desta terça-feira (27), na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.

Na abertura o secretário falou sobre algumas mudanças, expectativas e esclareceu algumas dúvidas. Logo em seguida, a Jornalista Bianca Marques apresentou uma palestra para falar sobre a Importância da Comunicação na Instituição de Ensino e suas Ferramentas, com a proposta de modernizar e facilitar a comunicação entre escola, alunos, pais de alunos e comunidade. O diretor administrativo, Márcio Monteiro, falou sobre processo de matrículas e algumas leis.

“Estamos em uma nova era da educação e também comunicação com o avanço das tecnologias e redes sociais. Precisamos nos modernizar, entender a importância e utilizá-las”, disse o secretário.

Decom