Ministro do STF libera retorno de Aécio ao Senado e nega pedido de prisão

30 junho de 2017 às 14:16
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Plenário do STF na última sessão do semestre (Foto: Carlos Moura/STF)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta sexta-feira (30) o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares. Com isso, Aécio poderá retomar as ativades no Senado.

Na mesma decisão, o magistrado negou um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador.

Por meio de nota, o senador disse que recebeu com "absoluta serenidade" a decisão de Marco Aurélio. " da mesma forma como acatei de forma resignada e respeitosa a decisão anterior. Sempre acreditei na Justiça do meu país e seguirei no exercício do mandato que me foi conferido por mais de 7 milhões de mineiros", afirmou o Aécio (veja a íntegra da nota ao final desta reportagem).

A Secretaria-Geral do Senado informou que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi notificado da determinação do STF e que Aécio já pode retornar ao trabalho. Não é necessário nenhum outro trâmite, segundo a secretaria.

Fonte: G1

 

Venha escolher seus óculos nas Óticas Reis! Aqui você encontra lentes de contato, óculos, jóias e perfumes pelo melhor preço. Corre pra Reis!

30 junho de 2017 às 13:59
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por: Renato Freitas

 

Óculos de sol é um item indispensável para a maioria das pessoas, todo mundo adora fazer pose usando óculos escuros. Eles protegem nossos olhos dos raios UV, dão charme ao look e são moda entre todas as idades.

Existem modelos dos mais variados, dependendo do formato do seu rosto você pode escolher entre quadrados, redondos, aviadores, máscaras e muitos outros.

Venha escolher o seu na Ótica Reis!

 

Faça suas compras nas Óticas Reis- Preço- Qualidade Variedade: São duas lojas em Itaperuna- Av: Cardoso Moreira- 806- Centro- Telefone 3822-03 64 e Rua: Buarque de Nazareth- 248- Centro- Telefone 3022-4443 Vem pra cá! 

RF, o site do povo!
 

Tomar leite com remédio corta o efeito do medicamento?

30 junho de 2017 às 13:34
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Se você é do time que precisa de um bom copo de leite para conseguir engolir um comprimido --seja para "proteger o estômago" ou só pela sensação de conforto, é melhor abandonar o hábito. A bebida pode reduzir e até mesmo anular a eficácia de alguns medicamentos, principalmente dos antibióticos .

Isso acontece por conta das reações químicas que acontecem entre determinados fármacos, que são as substâncias responsáveis pelo efeito do medicamento, e as substâncias presentes no leite, principalmente o cálcio.

Quando as moléculas do princípio ativo do medicamento e do cálcio se unem, dão origem a um novo tipo de composto químico que o organismo é incapaz de absorver, conhecido como "quelatos". O resultado? O corpo não consegue "aproveitar" toda a potência do remédio. Essas reações químicas também podem acontecer com outras substâncias presentes no medicamento.

 
O leite exige que o organismo produza diversas substâncias para que seja digerido (como enzimas digestivas e suco gástrico). Aí, outra vez, a interação entre essas substâncias e o princípio ativo do medicamento podem não "dar certo".

A combinação de antibióticos, principalmente do grupo tetraciclina (que tratam acne, pneumonia, otite, sinusite), e leite deve ser evitada. De acordo com a Anvisa (agência de vigilância sanitária), outros remédios, como contraceptivos orais, Digoxina (para problemas cardíacos) e Diazepam (efeito calmante), também têm seu efeito reduzido ao serem ingeridos com leite .

Chás e outras bebidas são permitidas?

De regra geral, remédios e chás também não combinam. A bebida tem uma concentração muito grande de tanino, uma substância química presente nos frutos verdes, sementes e caule das plantas que serve para protegê-las. Ao entrar em contato com os fármacos, a substância pode retardar ou até mesmo anular a eficácia do medicamento. As reações químicas também podem ocorrer com refrigerantes, café e sucos.

Em alguns casos, a ingestão concomitante pode trazer efeitos colaterais, como é o caso de ingerir alguns broncodilatadores com café. Entre os sintomas, podem aparecer palpitações, ansiedade e nervosismo.


Água é a melhor companhia

Na maioria das vezes, a melhor maneira de garantir que o remédio faça o efeito desejado é ingeri-lo com água. Por não ser tão quimicamente complexa, ela não interage diretamente com o medicamento e também não exige a produção de substâncias digestivas que atrapalhariam a absorção.

Um copo (cerca de 200 ml) é a quantidade ideal . Assim, fica mais fácil levar o comprimido até o estômago sem ter muito contato com o esôfago (que leva o alimento da boca até o estômago). Com isso, evitamos aquela sensação de comprimido "entalado" na garganta.

Estômago vazio ou cheio?

Outra dúvida bastante comum é se remédio deve ser consumido em jejum ou após comer algo. A resposta varia de acordo com o tipo de medicamento. Em alguns casos, não faz diferença alguma, mas em outros, o jejum é recomendado.

No Brasil, desde 2009, a Anvisa obriga os fabricantes a trazer informações claras e detalhadas sobre como o medicamento deve ser tomado.

Nos Estados Unidos, a agência reguladora de alimentos e medicamentos (FDA, em inglês) lançou um manual chamado "Evite interações entre alimentos e remédios" (em inglês, " Avoid Food-Drugs interactions "), que discute como os nutrientes contidos nos alimentos podem prejudicar ou potencializar o efeito dos medicamentos.

Nele, alguns antibióticos podem ser tomados com o estômago cheio. Já outros, como os do grupo da tetraciclina, devem ser ingeridos uma ou duas horas antes de comer. Os anti-inflamatórios são liberados para serem tomados junto com alimentos.

Já quem toma determinados diuréticos, deve evitar consumir alimentos ricos em potássio (como bananas) já que o próprio medicamento já eleva a quantidade da substância no corpo.

O indicado é consultar o médico ou o farmacêutico para saber qual é a maneira correta de ingerir o remédio . 

Especialista consultado: Jean Leandro dos Santos, professor do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Unesp (Araraquara); FDA e Anvisa

Fonte: Bol

Aparentando metade da idade que tem, família de chinesas bomba na web!

30 junho de 2017 às 13:06
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Além das irmãs com aparência jovial, a blogueira chinesa Lure Hsu (à dir.), de 41 anos, também tem uma mãe que ostenta um rostinho invejável. Dá para acreditar que a mãe de Lure, que aparece no centro da imagem acima, tem 61 anos? À esquerda das duas, está uma das irmãs de Lure, a Sharon, que tem 36 anos. 

A blogueira chinesa Lure Hsu é famosa na internet por ostentar um rostinho de uma mulher jovem de seus 20 e poucos anos, apesar de ter 41 anos. E agora a blogueira está confundindo ainda mais as pessoas ao postar fotos de suas irmãs Fayfay (40 anos) e Sharon (36), além da mãe, de 61 anos, e mostrando que o "dom da juventude" parece ser uma coisa de família.

Naturais de Taiwan, as belas chinesas que aparentam ter metade da idade que realmente têm, dizem que o segredo da "fonte da juventude" é beber bastante água e comer vegetais. Em entrevista para a revista Friday, Lure contou que bebe muita água ao longo do dia. "Uma vez que sua pele tem bastante água, você não precisa se preocupar com a idade e rugas", disse à publicação.

A irmã de Lure, a Sharon, de 36 anos, também disse que faz uso do mesmo expediente para ficar bela e jovem, incluindo bastante água logo pela manhã, ao acordar. "Faço isso há mais de uma década. Bebo de 350 ml a 500 ml de água logo quando acordo", disse Sharon. A jovialidade impressionante dessa família chama tanta atenção quanto a da conterrânea delas, a chinesa Liu Yelin, de 49 anos, que frequentemente é confundida com a namorada ou irmã do próprio filfilho, de apenas 22 anos.

Fonte: Bol Com informações da revista Friday.

Cade investiga cartel em obras do Norte e Noroeste Fluminense

30 junho de 2017 às 12:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

A Andrade Gutierrez assinou um novo acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), desta vez para delatar a existência de cartel em duas obras da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro: a recuperação ambiental do Complexo Lagunar e a mitigação de cheias no norte e noroeste fluminense.

Em Itaperuna estava programada a construção de uma barragem com cerca de 271m de comprimento e 24m de altura, capaz de reter cerca de 14,6 bilhões de litros de água. Um canal de desvio de 7,2km de extensão com escavação de 1,5 milhões de metros cúbicos, incluindo diques de contenção, enrocamentos, cortina atirantada e construção de duas pontes e um túnel escavado em rocha.

Já no trecho urbano, seria ampliado o escoamento das águas do Rio Muriaé com a construção de diques de gabião e diques de aterro.

A investigação foi aberta pelo Cade porque, em julho de 2013, ÉPOCA havia adiantado o resultado da concorrência do Complexo Lagunar por meio de um anúncio publicado em classificados, cujo resultado se confirmou com a vitória do consórcio formado por Andrade, OAS e Queiroz Galvão.

A Andrade, que já havia se tornado delatora na Lava Jato, assinou com o Cade um novo acordo na última terça-feira (27), desta vez sobre as obras da Secretaria do Ambiente do Rio.

No acordo, a Andrade revelou que OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht e Carioca Engenharia fizeram acertos para dividir entre si as duas obras, trocar informações sensíveis para as concorrências, combinar os preços e as condições das propostas. Os contatos entre as empresas para os acertos foram realizados no período de 2012 até maio de 2014, segundo as informações fornecidas pela Andrade.

Entre as provas de corroboração foram apresentados e-mails com agendamento de reuniões entre os executivos das empreiteiras, para tratar justamente do cartel.

Orçada em R$ 673 milhões, a recuperação do Complexo Lagunar da Bacia de Jacarepaguá foi uma obra preparatória para a Olimpíada do Rio, com o objetivo de despoluir lagoas da região. Em 11 de junho de 2013, ÉPOCA publicou um anúncio cifrado adiantando o resultado da licitação, que só foi divulgado em 17 de junho. A reportagem revelara também que a perdedora na primeira licitação, a Odebrecht, acompanhada da Carioca Engenharia, levou outro contrato de valor próximo, em uma concorrência que também ocorreu sem muita disputa efetiva. Tratava-se das obras de mitigação das cheias no norte e noroeste fluminense, orçadas inicialmente em R$ 601 milhões.

Por Aguirre Talento/Época

Marcelo Rezende sobre câncer: "Não é uma coisa pequena"

30 junho de 2017 às 12:18
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Marcelo Rezende segue na luta contra um câncer no fígado e no pâncreas. Ele tem dado notícias de seu estado de saúde no Instagram, como fez nesta quinta-feira (29), em que avisou aos seus seguidores que está bem. "A melhor coisa que tem é escutar da própria pessoa como ela está. E eu estou bem. Aqui entre as flores, ar da montanha, vou me recuperando com tranquilidade", disse ele. O apresentador do "Cidade Alerta", da Record, afirmou que vai precisar de tempo para ficar curado, mas está esperançoso. "A enfermidade que eu tive não é uma coisa pequena, vai precisar de tempo. Mas eu tenho duas coisas, fé e essa fé é calcada na coisa mais importante que eu tenho, que é Deus. Portanto, eu estou firme e forte. E em breve nós vamos estar juntos", declarou. Marcelo Rezende falou sobre a doença pela primeira vez no dia 14 de maio para o "Domingo Espetacular". Segundo Rezende, o tumor começou no pâncreas e logo se espalhou para o fígado. Os primeiros sintomas que surgiram foram o cansaço, a falta de apetite e a aversão ao vinho que ele tanto aprecia. "Foi aí que eu pensei 'estou com alguma coisa no fígado', porque eu tenho um paladar lascado e um olfato lascado", lembrou.

Sony volta a fabricar discos de vinil após quase 30 anos

30 junho de 2017 às 12:02
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

A Sony anunciou nesta quinta-feira (29) que voltará a fabricar discos de vinil, devido ao aumento da demanda global pela música analógica. A mudança ocorre quase 30 anos depois de a empresa decidir cancelar sua produção do formato em 1989

A Sony Music Entertainment, braço musical do conglomerado japonês, decidiu retomar a fabricação de vinis durante o exercício em curso em suas duas fábricas situadas no Japão, conforme confirmou à agência Efe uma porta-voz da empresa, que não quis revelar o volume de produção previsto.

A empresa japonesa interrompeu a fabricação para uso doméstico dos discos em 1989, por causa da crescente fatia do mercado musical monopolizada pelos CDs, o formato físico digital que a própria Sony ajudou a desenvolver e começou a distribuir em 1982.

Renascimento do vinil

Agora, a Sony pretende se readaptar ao renascimento que vive o vinil, graças às vendas de álbuns de segunda mão e ao número crescente de novos lançamentos no antigo suporte analógico.

Além disso, a companhia instalou um novo estúdio de gravação no centro de Tóquio concebido especialmente para produzir os "masters" dos quais serão geradas as cópias em vinil e aproveitar melhor a qualidade desse formato, segundo a porta-voz.

As vendas de vinis no Japão chegaram a cerca de 800 mil unidades em 2016, oito vezes mais que em 2010, segundo dados da indústria musical do país.

Essa tendência também está sendo observada em outros lugares, como o Reino Unido - onde as vendas de vinis no ano passado chegaram a superar às de música em formato digital - e os Estados Unidos, onde 17,2 milhões de discos foram vendidos em 2016.

Fonte: G1