Itaperunense encontra Baleia morta nas águas da Praia do Morro em Guarapari.

24 julho de 2017 às 12:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 
Primeiras informações: morador de Itaperuna viu a cena na tarde de ontem (domingo) na praia do Morro em Guarapari.
Ainda não se sabe a causa da morte. "A baleia estava boaiando nas águas da Praia", disse o Itaperunense que registou o fato. Estamos acompanhando e buscando maiores informações.

RF Itaperuna, o site do povo!

A Atrofia Muscular Espinhal, o que é? Drª Lidia Pillo explica:

24 julho de 2017 às 12:20
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A ATROFIA MUSCULAR ESPINHAL é uma doença genética, rara, com incidência de 1 caso a cada 10.000 nascimentos, que afeta os neurônios da medula, resultando em perda da força muscular.
Existe 3 apresentações: tipo 1, onde o paciente não consegue sentar-se sozinho, tipo 2, que não consegue andar e o tipo 3 que o paciente consegue andar e depois perde esta habilidade.
O diagnóstico é feito através do exame clínico e teste genético, e há poucos laboratórios no país disponíveis para realização do exame. Daí a grande dificuldade e demora para realização do diagnóstico nas cidades distantes dos grandes centros.
O diagnóstico genético não é disponibilizado pelo SUS, e pelos planos de saúde é exigida solicitação por médico geneticista, profissional não disponível em todos os municípios brasileiros. Não dispomos de geneticista em Itaperuna.
Até o momento não existe cura para a doença, o que existe é tratamento de suporte, como gastrostomia, que é uma cirurgia para alimentar a criança diretamente pelo estômago, para que não haja riscos de engasgos, e a traqueostomia, para oferecer o suporte ventilatório adequado, já que a fraqueza muscular também afeta os músculos que auxiliam na respiração.
Recentemente foi aprovada para comercialização em alguns países o medicamento Nusinersen ( SPIRANZA), que tem como finalidade melhora parcial da força muscular.
A medicação nusinersena foi aprovada para comercialização nos Estados Unidos e agora também na Europa, onde neste momento, estão sendo debatidos os valores para a medicação nos diferentes países da união européia.
Esta medicação não está disponível ainda no Brasil, aguardamos ansiosamente a liberação pela ANVISA.
A BIOGEN deu entrada do processo de registro da nusinersena na ANVISA no final de abril. A discussão de preço se dará após a aprovação do registro e da mesma forma a inclusão na lista de LME e rol de procedimentos da ANS.
Não se sabe ainda qual será o valor deste medicamento aqui no Brasil.
Tão importante quanto abraçar a causa destas crianças recém diagnosticadas é realizar uma mobilização popular com finalidade de liberar mais rapidamente a medicação aqui no Brasil e incorporação da medicação na lista dos medicamentos oferecidos pelo SUS. E também a liberação do teste genético pelo SUS.
Graças a meu esforço pessoal e ajuda de alguns de meus amigos foi conseguido para estas crianças o teste genético gratuitamente. Não dispomos de geneticista na cidade, e conseguir o exame sem o laudo do especialista era impossível. Mas para mim, que amo a medicina e luto por meus pacientes, conseguir estes exames ultrapassando todas as dificuldades foi uma grande vitória, e agradeço a Deus por isto. E a luta será continuada até que estas crianças tenham acesso ao tratamento. Várias outras crianças podem estar enfrentando o mesmo problema da falta da confirmação Genetica. Precisamos tornar o diagnóstico mais acessível.

Todos são convidados a se posicionar e ajudar ao acesso mais amplo à medicação para os pacientes com AME.
A AAME está promovendo a 4a Conferência sobre AME para pacientes, familiares e profissionais da saúde, de ‪31 de agosto a 2‬ de setembro. ‪

‪Se o seu filho apresenta atraso no desenvolvimento motor, demorando mais que o normal para aprender a ficar firme, sentar ou andar, procure uma avaliação pelo especialista. Agende uma consulta com o neuropediatra. ‬

 

 

Itaperuna promove evento de combate a violência contra idoso

24 julho de 2017 às 11:42
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A secretaria de Ação Social da Prefeitura de Itaperuna, através do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) e do Centro de Convivência do Idoso de Itaperuna (CCI), com a parceria da secretaria de Saúde, promovem na próxima quarta-feira (26) na concha acústica, de 08h às 12h, um evento para a conscientização da não violência contra o idoso. A Manhã será de palestras, apresentações e prevenção da saúde do idoso.

Fonte: Ascom

Polícia desarticula quadriha de roubo e desmanche de veículo em Muriaé

24 julho de 2017 às 10:58
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Polícia Civil de Belo Horizonte, esteve em Muriaé/MG esta semana e desarticulou uma organização criminosa especializada em roubo e receptação de veículos. Segundos as investigações, os veículos eram roubados na região metropolitana de Belo Horizonte e trazido para Muriaé, onde eram desmontados e suas peças vendidas em ferros velhos da cidade e região.

Na sexta-feira (21), a Polícia Civil explicou que, em Muriaé, os quatro homens que foram presos, eram donos ou gerentes de ferros-velhos e pagavam até R$ 2.000 para que um rapaz da capital levasse para eles carros roubados que seriam desmanchados e revendidos. Só este homem teria roubado dez veículos nos últimos seis meses. 

O suspeito, de 27 anos, foi preso enquanto levava mais uma “encomenda” para os receptadores. Em Muriaé, foram presos o dono do Ferro Velho Brasil, de 47 anos e o filho dele, de 25, que era gerente do estabelecimento. Além dos dois, a Polícia Civil também deteve o dono do Ferro Velho Muriaé, de 48 anos, e o gerente do comércio de 28.

De acordo com os investigadores, os muriaenses lucravam até R$ 10 mil revendendo as peças de cada carro que o acusado roubava para eles. Alguns roubos eram encomendados de forma específica. “Às vezes, ele tinha que roubar ou furtar um determinado veículo solicitado pelos donos dos ferros-velhos. 

Os detidos em Muriaé responderão pelos crimes de receptação de produto roubado. Já o acusado por executar a ação em Belo Horizonte, responderá também por roubo e furto de veículos. Ele já tinha passagens por este mesmo crime.

Gazeta do Noroeste

 

 

Morre pedreiro supostamente agredido após briga de bar em Itaperuna

24 julho de 2017 às 10:29
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Foi sepultado na tarde deste domingo (23), o pedreiro José Luiz Santana, de 61 anos (foto), supostamente vítima de agressão no interior de um bar, na Rua General Osório, Centro de Itaperuna. Desde a última terça-feira (18), ele encontrava-se internado em estado grave no CTI do Hospital São José do Avaí, para onde foi socorrido por bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. A 143ª Delegacia instaurou inquérito para investigar o caso.

Fonte: Rádio Natividade