"Hamburgada do bem" feita por professora do RJ faz sucesso na internet. Impressionada por alunos nunca terem provado hambúrguer, a professora fez um lanche com os estudantes

15 agosto de 2017 às 13:45
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A professora Ludmila Cruzal fez de uma de suas aulas um sucesso gastronômico e da internet. Ao introduzir a letra H, de hambúrger, para alunos de 5 anos Creche Municipal José de Oliveira Telles, na cidade de Magé, na Região Metropolitana do Rio, ela se surpreendeu ao perceber que muitos estudantes nunca haviam comido a iguaria.

Diante disso, a aula ganhou sabor e os pequenos experimentaram a refeição pela primeira vez, dentro da sala de aula, com todos os alimentos levados pela professora. O post no qual ela conta a aventura do ensino da letra H contava com mais de 180 mil curtidas e mais de 44.308 compartilhamentos em uma rede social até a manhã desta segunda-feira (14).

“Eu estava dando as letras do alfabeto. Mas eu não apresento as letras soltas. Coloco dentro de um contexto, de alguma palavra que eles queiram aprender”, explicou a professora.

Ao ensinar a letra H, ela perguntou aos pequenos sobre qual palavra eles gostariam de aprender mais: hipopótamo, hospital ou hambúrger. A escolha pelo sanduíche foi imediata e uma das crianças contou que, nas férias, foi ao shopping e comeu um lanche com a madrinha. A aventura fascinou os colegas. Mas a surpresa da professora foi perguntar quem gostava de hambúrger: poucos, em uma turma de 16 alunos, levantaram as mãos. Questionados se não gostavam de hambúrger, os alunos confessaram que nunca haviam experimentado: “Tia, eu nunca comi, mas já sonhei que comia”, ouviu Ludmila de um deles.

A professora conta que se segurou para não chorar na frente da turminha. “Respira, engole o choro e refletir é inevitável. Algo tão simples para tantos, tão frequente para muitos que chega ser utópico acreditar que eles nunca comeram”, contou Ludmila em uma rede social. Naquele dia, ela decidiu fazer hambúrger para os alunos, dentro do contexto da aula.

Ludmila pediu autorização à direção da escola e às nutricionistas responsáveis pela merenda e foi à luta. Porém, a vida da professora de 33 anos também não é fácil: para dar asas à iniciativa, ela, que leciona em duas escolas – a Creche Municipal José de Oliveira Telles, que é pública, e outra, que é privada - teve que esperar o salário cair na conta para comprar os ingredientes. Viúva há dois anos depois que o marido sofreu um acidente de moto, ela cria as duas filhas pequenas sozinha. Mas quando o dinheiro caiu na conta, Ludmila colocou mãos à obra.

“Era fim de mês e eu não tinha condições mesmo de comprar. Esperei o pagamento cair para poder organizar legal e levar fresquinho. Eu não gastei muito. Foi pãozinho, alface, ketchup, maionese”, contou a professora, que levou um grill para a escola para que as crianças participassem da confecção dos hambúrgueres e aprendessem sobre a palavra.

Ludmila contou que a postagem da atividade disfarçada de brincadeira e lanche nas redes sociais teve como objetivo promover uma reflexão sobre a desigualdade, sobre como algumas crianças têm tudo e outras nem conhecem coisas e alimentos que são considerados básicos por muitos.

“A intenção é aprender o conteúdo, que eles levem o carinho pelo próximo para sempre. Eu acho que eu não fiz nada demais. É a nossa obrigação amar ao próximo, ensinado com carinho, ensinar com amor. A gente tem que agradecer a Deus que tem a oportunidade de estar trabalhando. Eu também sou mãe e trato os meus alunos da mesma maneira que gostaria que tratassem os meus filhos”, explicou Ludmila.

G1

 

 

B.J do Itabapoana: Suspeitos abandonam droga após fugirem da Polícia Rodoviária

15 agosto de 2017 às 13:29
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

No final da noite desta segunda-feira (14), policiais rodoviários do Posto 18, aprenderam droga, abandonada por dois elementos, que fugiram de abordagem por volta das 23:30h, na altura do quilômetro 101 da RJ 186, em Bom Jesus do Itabapoana.

Os agentes patrulhavam a via, quando próximo do parque de eventos, está sendo realizada a festa de exposição da cidade, avistaram uma moto Honda/CB300 vermelha, sem placa, com os suspeitos, que bateram em fuga e apesar da perseguição, desapareceram na altura da Rua Natividade. Em certo momento, o carona se desfez de uma sacola plástica, na qual estavam cerca de cinco gramas de maconha, papéis de seda e um triturador (foto). O material foi recolhido e apresentado já durante a madrugada de hoje na 144ª Delegacia.

Fonte: Rádio Natividade

 

Centro de Saúde convoca para Vacinas contra Hepatite "A" e Varicela

15 agosto de 2017 às 13:07
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O Setor de Imunização do Centro de Saúde Dr.Raul Travassos está convocando os pais para que levem seus filhos para atualização da Caderneta de Vacinação, vacinando contra Hepatite A e Varicela.
As vacinas estão disponíveis para crianças de 01 ano e 3 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, nos seguintes postos: Aeroporto , Boa Fortuna Centro de Saúde Dr.Raul Travassos, Horto, São Francisco, São Mateus, Surubi e postos de todos os distritos 
A hepatite é provocada pelo VHA (Vírus da Hepatite A), e transmite-se, geralmente, através da ingestão de alimentos ou de água contaminados por matérias fecais contendo o vírus.
SINTOMAS DA HEPATITE A
Náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarréia e icterícia são os sintomas mais comuns da doença, que pode manifestar-se depois de um mês da contaminação. 
De início, a doença pode ser confundida com uma gripe, uma vez que esta também provoca febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos, mas normalmente, as dúvidas desfazem-se quando a pele e os olhos ficam amarelados, sinal de que o fígado não consegue remover a bilirrubina e esta entra na corrente sanguínea, ou seja, o órgão inflamado não consegue retirar a bilirrubina do sangue. 
O atendimento para vacinação nos locais indicados é de 07 às 16h.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde Itaperuna

 

 

Um grande sonho dos moradores do Bairro São Mateus está perto de ser realizado. A Secretaria de Obras de Itaperuna deu início, nesta segunda-feira (14), a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde)

15 agosto de 2017 às 12:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Um grande sonho dos moradores do Bairro São Mateus está perto de ser realizado. A Secretaria de Obras de Itaperuna deu início, nesta segunda-feira (14), a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A obra está sendo realizada na Rua Izaltino Honório da Silva. Segundo o prefeito, Dr. Marcus Vinícius, essa unidade tem prazo de seis meses para ficar pronta.

"Em breve os moradores do Bairro não precisarão procurar outras unidades para realizar consultas e ter acesso aos programas da Saúde, recebendo um atendimento de qualidade bem pertinho de casa", disse o prefeito.

Decom

 

 

O show mais aguardado no ano: ROUPA NOVA EM Itaperuna na Infinity Hall. Vendas abertas:

15 agosto de 2017 às 12:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Obs,: Será montada uma estrutura especial para receber o público : com mais mesas, bistrô, baquetas, sofás, pufs e lounges em todos ambientes( camarote, pista premium e área externa)

1ª LOTE LIMITADO
PISTA PREMIUM - R$ 60
CAMAROTE - R$ 100

Postos de Venda

- Itaperuna : Gelbis, Polo, Posto Nova Itaperuna
- Natividade : Lanchonete Mais Sabor
- Miracema : Choperia Prime
- Pádua - Blanc Designer
- Laje - Rouparia
on Line - www.wayticket.com.br