Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona
O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado na região central de Barcelona na tarde desta quinta-feira (17), quando uma van atropelou dezenas de pessoas. Segundo autoridades, pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 119 ficaram feridas, ao menos 15 em estado grave. O ataque ocorreu nas Ramblas, um calçadão de pedestres e importante ponto turístico da cidade.
O comunicado do EI foi divulgado por sua agência de propaganda, Amaq, e retransmitido pelo centro americano de vigilância dos sites extremistas, SITE. Os autores "do ataque de Barcelona eram soldados do Estado Islâmico", diz o comunicado, apontando que "a operação foi realizada em resposta aos pedidos de alvejar os Estados da coalizão" internacional anti-extremista que atua na Síria e no Iraque.
O motorista teria acelerado a van em direção à multidão por cerca de 500 metros em uma área muito frequentada por turistas por volta das 17h (hora de Barcelona). Autoridades encontraram um segundo furgão branco em Vic, na região de Barcelona. Dois suspeitos foram presos em ligação com o ataque: um cidadão marroquino e outro de Melilla, enclave espanhol situado na África.
Segundo a polícia, entre os presos não está o motorista da van; não há informações sobre o seu paradeiro. A polícia confirmou ainda que o motorista desceu da van sem qualquer grito ou manifestação, e ele não estaria armado.
Fonte: Uol