Fumar aumenta em 3 vezes o risco de câncer na bexiga

29 agosto de 2017 às 14:14
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta terça-feira (29), o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) faz um alerta importante sobre a relação do cigarro com o câncer de bexiga. Pesquisa realizada com pacientes atendidos pela equipe de urologia nos últimos 12 meses mostra que o tabagismo está ligado a 65% dos casos em homens e 25% em mulheres com tumores na região.

No último ano, foram realizadas mais de 600 cirurgias e cerca de 2 mil consultas ambulatoriais.

O urologista e especialista da equipe de uro-oncologia, Leopoldo Ribeiro Filho, afirma que o tabagismo é o principal fator de risco de câncer de bexiga.

— A maioria das pessoas associa o cigarro apenas ao câncer de pulmão, porém, podemos afirmar que o tabagismo aumenta em três vezes a chance de desenvolver tumor na bexiga.

A fumaça do cigarro contém inúmeras substâncias químicas e carcinogênicas. Quando os fumantes inalam a fumaça, elas são absorvidas pelos pulmões, entram na corrente sanguínea e são filtradas pelos rins. Uma vez na urina, todos esses compostos do tabaco podem danificar as células da bexiga, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do câncer, em longo prazo.

Além do tabaco, os produtos químicos como tinturas de cabelo e tintas em geral, tecidos, borracha e petróleo estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Indivíduos que trabalham na indústria e lidam com esses compostos por anos seguidos devem ficar atentos.

 

Segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 9.600 casos novos de câncer de bexiga. Apesar de pouco incidente, a taxa de mortalidade é alta, batendo seis vezes o câncer de próstata, que é o mais comum em homens e também atinge o sistema genito-urinário.

Fonte: R7

 

 

Centro de Convivência do Idoso promove Festa Caipira

29 agosto de 2017 às 13:23
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

O Centro de Convivência do Idoso, que faz parte do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, da Secretaria de Saúde de Itaperuna, promoveu no dia 23/08 uma festa caipira agostina. Apesar do dia frio e chuvoso a festa transbordou alegria e descontração com música, dança e claro, o tradicional casamento jeca que foi muito divertido.
Muitos idosos estavam vestidos a caráter, e contribuíram com o evento levando comidas e doces característicos das festas caipiras.
A presença dos familiares e convidados levou emoção e mostrou a importância que o Centro de Convivência tem para os idosos.
As reuniões do Centro de Convivência acontecem todas as quartas- feiras no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul, Travassos, a partir das 8.30h. 
Maiores informações de como participar entre contato com Maria das Graças B. Silva, telefone: 38221463.

Decom

 

Governo recua e refaz decreto sobre extinção de reserva na Amazônia

29 agosto de 2017 às 12:57
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

BRASÍLIA  -  (Atualizada às 20h08) Diante da repercussão negativa, no Brasil e no exterior, da extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), o governo decidiu editar um novo decreto revogando o anterior: a norma mantem a extinção da reserva mineral, mas traz pontos mais detalhados sobre a liberação da exploração de minérios na Amazônia. O presidente Michel Temer enviou os ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para negar que haverá prejuízo ambiental. Fernando Filho ainda negou que tenha antecipado a extinção da reserva a empresários canadenses.

O novo decreto, que revoga o anterior, de 23 de agosto, foi editado hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), segundo Sarney Filho. A área extinta corresponde a 33 mil quilômetros quadrados na região Amazônica, na divisa entre o norte do Pará e o sul do Amapá.

Fonte: Valor



 

A equipe da Secretaria de Obras de Itaperuna deu início, nesta segunda-feira (28), no trabalho de recuperação da Rua Pastor Joadir Pires Gonçalves, na parte alta do Centro.

29 agosto de 2017 às 12:35
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Operação Tapa-buraco segue para a Rua Isabel Tadin, com saída atrás da Honda, no Aeroporto. São cerca de mil metros de obras que beneficiarão os moradores das comunidades do Castelo e Pedra Branca, onde ainda nesta semana terá tráfego de veículos liberado.

Decom

 

 

Princesa Diana ainda encanta o mundo 20 anos após sua morte

29 agosto de 2017 às 12:08
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

De documentários de televisão e lembranças pessoais de seus filhos a uma série de novas "revelações" e teorias renovadas sobre sua morte, a princesa Diana, do Reino Unido, volta às manchetes 20 anos após sua morte.

Diana morreu aos 36 anos de idade no dia 31 de agosto, de 1997, ao lado do namorado, Dodi al-Fayed, quando a limusine que os levava colidiu em um túnel de Paris, tentando fugir de fotógrafos que os perseguiam de moto.

Primeira esposa do príncipe herdeiro, Charles, Diana era a deslumbrante princesa no centro de uma verdadeira novela da família real exibida pela mídia, o que provavelmente a tornou a mulher mais reconhecida de todo o mundo.

Sua morte causou as maiores manifestações públicas de luto vistas no Reino Unido no passado recente, e desde então poucos cativaram o mundo como ela.

Aniversários anteriores de seu falecimento passaram com discrição, dando a entender que a "Princesa do Povo", como foi apelidada pelo então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, poderia ter perdido parte de seu atrativo e relevância.

Mas, graças principalmente a seus filhos, os príncipes William e Harry, Diana está dominando as páginas dos jornais no 20º aniversário de sua morte, como fez em seu auge, quando era a mulher mais fotografada do mundo.

"Houve um período, no início dos anos 2000, quando se ouvia pouco sobre Diana", comentou Ken Wharfe, ex-encarregado real de sua proteção. Ele disse que o desejo dos dois filhos da princesa de continuar seu trabalho apoiando causas como a dos portadores de Aids, dos desabrigados e o combate às minas terrestres a tornaram relevante novamente.

Os príncipes também vêm se mostrando cada vez mais dispostos a falar sobre o trauma da morte da mãe e de seu impacto emocional duradouro.

Em programas exibidos ao longo dos últimos seis meses, William, de 35 anos, disse que o choque de perder a mãe ainda permanece, e Harry, de 32 anos, revelou que fez terapia há alguns anos para lidar com a dor.

"Ela ainda é nossa mãe", disse Harry em um documentário de TV intitulado "Diana, Our Mother: Her Life and Legacy". "Claro que, como filho, eu diria isso, ela era a melhor mãe do mundo. Ela nos sufocava de amor, com certeza".

Fonte: Terra

 

 

PM que atropelou ciclista ao fazer ultrapassagem no Rio vai responder em liberdade

29 agosto de 2017 às 11:54
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Ciclista atropelado na Reserva, no Rio (Foto: Reprodução/GloboNews)

 

Uma testemunha contou à Polícia Civil que o PM Marcelo Santos, suspeito de atropelar, matar e não prestar socorro ao ciclista Hélio Crespo, já está em liberdade. Segundo a PM, ele responderá a um Inquérito Policial Militar (IPM) e também foi autuado pela 16ª DP (Barra) pelo crime de homicídio culposo.

Hélio Crespo tinha 40 anos e era um dos sócios de uma grande rede de óticas. Ele foi atropelado na manhã de sábado (26) na Avenida Lúcio Costa, altura da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes. Segundo testemunhas, o carro bateu na roda traseira da bicicleta, que ficou presa na lataria do carro e chegou a ser arrastada.

Fonte: G1