Equipe da secretaria de ação social de Itaperuna participa de audiência pública na ALERJ

01 setembro de 2017 às 13:27
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Uma equipe da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, participou nesta quinta-feira (31) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A audiência discutiu o Projeto de Lei 2804/2014, do Deputado Zaqueu Teixeira, que trata da implantação da Política Pública de Assistência Social.

O projeto visa reafirmar as políticas sociais como política pública e não de governo, um sonho perseguido pela atual Secretária Municipal de Ação Social, Camila Pires, que fortalecerá equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O projeto tenta evitar ainda que a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos seja reduzida a uma subsecretaria e que esteja subordinada à Ciência e Tecnologia.

DECOM

 

Rio de Janeiro produz apenas 1/4 do leite que consome

01 setembro de 2017 às 13:01
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A cadeia do leite tem potencial para aumentar em até quatro vezes a sua produção em todo estado do RJ. É o que mostra o Diagnóstico da Cadeia Agroindustrial de Lácteos fluminenses, estudo produzido pelo Sistema FIRJAN e o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Rio (SindLat-RJ), que confirma o alto consumo do produto em todo o estado. Os resultados foram apresentados em Campos, essa semana, pelo presidente do SindLat-RJ, Antonio Carlos Celles Cordeiro.

Em todo o estado do Rio de Janeiro, na produção primária, são mais de 15 mil pequenos produtores de leite envolvendo, nas atividades dentro da fazenda, cerca de 45 mil pessoas. O setor produz, anualmente, 513 milhões de litros de leite processados em 102 fábricas em todo o estado, gerando um faturamento na compra de leite da ordem de R$ 670 milhões/ano. Estas indústrias empregam, diretamente, cerca de 2.800 pessoas. Estima-se que o setor fature, anualmente, cerca de R$ 2 bilhões, somados também às vendas de insumos para a produção de leite e à etapa de distribuição e vendas de derivados lácteos no varejo do estado. O Noroeste Fluminense responde por 29% da produção de leite do estado e o Norte Fluminense 18%, sendo a região onde a produção mais cresceu entre os anos de 2010 e 2015 ( 5,8%)

Por diferentes fatores, como preços elevados dos principais insumos e baixa produtividade por vaca, a produção de leite no estado do RJ não segue a tendência observada em outros locais do país e não cresce na velocidade necessária para atender a demanda interna do estado por derivados lácteos.

Para incentivar o fomento à produção local, o Sistema FIRJAN e o sindicato vão realizar um planejamento estratégico de longo prazo, contemplando ações setoriais coordenadas com os diversos agentes da cadeia produtiva: sindicatos, Emater, Embrapa, universidades e institutos de pesquisa, Secretaria de Agricultura do estado, entre outros. Os produtores e empresários do setor no Norte e Noroeste Fluminense também foram convidados a contribuir com o plano. O objetivo é alavancar efetivamente os volumes de produção no estado, reduzir a dependência externa e melhorar a eficiência de aproveitamento da estrutura industrial fluminense.

Fonte: O Diário do Noroeste

 

Campanha Nacional de Multivacinação entre os dias 11 e 22 de setembro

01 setembro de 2017 às 12:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os menores de 15 anos que ainda não foram vacinados ou estão com os esquemas incompletos terão oportunidade de atualizar a Caderneta de Vacinação em um único dia, na Campanha Nacional de Multivacinação que ocorrerá entre os dias 11 e 22 de setembro.
As vacinas estarão disponíveis no Centro de Saúde Dr.Raul Travassos e nas Unidades Básicas de Saúde de todos os bairros e distritos, contudo os menores de 5 anos só serão vacinados nos Postos Fixos: Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, São Mateus, Aeroporto, Surubi, Retiro do Muriaé, Raposo, Horto Florestal, Boa Fortuna, São Francisco, Comendador Venâncio e Boa Ventura.
Ocorrerá uma ação concentrada no dia 16 de setembro, no chamado “DIA D”, para que os pais não esqueçam de levar seus filhos para serem vacinados.
“Não deixe de levar seu filho. A meta da campanha é melhorar a cobertura vacinal e contribuir na redução da incidência das doenças imunopreviníveis, vacinando de forma seletiva o público alvo”, explica o Secretário de Saúde de Itaperuna, Dr. Alexandre Cury Martins.

Decom

 

Seis equipes das Secretaria de Obras de Itaperuna estão realizando diversos trabalhos nesta quinta-feira

01 setembro de 2017 às 12:16
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Na Ruas Pastor Joadir Pires Gonçalves, no Horto Florestal; Platão Boechat, na Cehab e Malvina Cunha, no Bairro Niterói, a operação Tapa Buraco está a todo vapor.
Já na Rua Frei Henrique de Coimbra, no Bairro Boa Fortuna, a equipe faz a recuperação dos paralelos. Nas Ruas do Bairro Bom Pastor, o trabalho de patrolamento continua. O local está sendo preparado para receber calçamento.

Decom

 

Donos da JBS entregam à Procuradoria Geral da República novos documentos, relatórios e áudios de conversas para o acordo de delação

01 setembro de 2017 às 12:01
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, entregaram nesta quinta-feira (31) à Procuradoria Geral da República (PGR) novos anexos como complemento para o acordo de delação premiada.

Fontes ouvidas pelo Jornal Nacional disseram que há documentos, relatórios e áudios de novas gravações de conversas entre Joesley e interlocutores, incluindo políticos.

Delações da JBS

As delações dos executivos da JBS causaram a maior crise política do governo do presidente Michel Temer, a ponto de o peemedebista convocar a imprensa para frequentes pronunciamentos no Palácio do Planalto.

Com base nos depoimentos, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva. Mas o STF só poderia analisar a acusação se a Câmara autorizasse. A maioria dos deputados rejeitou o prosseguimento do processo.

A expectativa no mundo político é que Janot oferecerá uma nova denúncia contra Temer, por outros crimes.

Também com base nas delações, o ministro do STF Luiz Edson Fachin afastou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar. Mas outro ministro da Corte, Marco Aurélio Mello, derrubou o afastamento e negou o pedido de prisão de Aécio.

Fonte: G1

 

Escola de Itaperuna ensina matemática brincando

01 setembro de 2017 às 11:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Sítio São Benedito, no Bairro Fiteiro, estão aprendendo matemática de forma bem dinâmica e divertida. Na manhã desta quarta-feira (30), a professora Rita Cristina preparou um momento ao ar livre e aos alunos adoraram. Teve torneio de tabuada, de xadrez, futebol de tampinhas de refrigerante e muitas outras brincadeiras para estimular o aprendizado da disciplina matemática. A escola está trabalhando com vários materiais recicláveis e toda produção dos brinquedos fica por conta dos alunos que aprendem matemática brincando.

ASCOM 

 

Café de Porciúncula está no Top 100 de Gastronomia

01 setembro de 2017 às 11:27
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Que o café faz parte da vida de todo brasileiro, isso todos sabem. Que o café é uma paixão nacional, também não é novidade. Agora, que o café está no topo das bebidas mais apreciadas e consumidas no mundo todo pode ser uma grande notícia para Porciúncula, um dos maiores produtores de café do Estado do Rio.

O município, que muito se orgulha da cafeicultura local, agora tem mais um motivo para ver seu principal produto se destacar no mercado nacional. O Café Iranita, produzido em lavouras sustentáveis de Purilândia, segundo distrito, está conquistando espaços de destaque nacional.

Desde 2005, Ana Regina Rocha Ribeiro e seu esposo Suhail Majzoub  investem na qualidade do Café Iranita 100% arábica, produzindo um grão especial, que está conquistando o paladar dos apreciadores mais exigentes do mercado.

O Café Iranita é um produto da agricultura familiar, produzido em um sítio, onde vive o casal Ana Regina e Suhail e a Sra. Clenair, mãe de Ana, com área de 74 hectares, sendo metade da área de mata nativa preservada, e com especial cuidado pela mata ciliar e as várias nascentes da propriedade. O nome do café  é uma homenagem à família de Ana: Irany seu avô e Nita, sua avó.

O café Iranita, com qualidade acima de 80 pontos está se destacando. Recebeu o prêmio Top 100 da Gastronomia, da Abresi – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo e tem tido participação especial em grandes eventos do mundo gastronômico. Neste ano, já esteve no Festival Vale do Café (Vassouras), no Rio Gastronomia pelo quinto ano e em diversas feiras regionais. E também tem sido destaque na mídia, como na capa da Revista do Café. Os produtores também participaram de palestras na Casa Brasil (RJ) durante as olimpíadas.

O Café Iranita faz sucesso porque é um café encorpado, suave e sem acidez, e porque tem uma produção especial desde o preparo da terra. “Um dos diferenciais da nossa produção é o cuidado na hora da colheita, que é realizada sobre pano. Depois, os grãos são lavados e separados; despolpado; e seco em estufa”, explica Suhail. “Hoje a propriedade conta com uma estrutura adequada para a produção de um café de excelente qualidade”, completa Ana.Tanto esmero com a produção garantiu à Ana Regina, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, recentemente.

O Café Iranita só é comercializado empacotado para o consumo. É vendido em grão torrado, moído e, para atingir um mercado a cada dia mais exigente, os produtores lançaram o café em cápsulas. Pode ser encontrado em cafeterias, delicatessens e supermercados de grandes centro.

O Café Iranita de Purilândia recebe apoio através do Programa Prosperar,  da Secretaria de Estado de Agricultura, da Secretaria Municipal de Agricultura, na manutenção de estradas, do Rio Rural e Sebrae, com apoio tecnológico.

Ao divulgar o nome de Porciúncula com um produto de qualidade, o Café Iranita deixa na boca um incrível sabor de orgulho da terra. E nos convida a um dedo de prosa, afinal, o café vai além do hábito da manhã, além da energia extra e das horas pesadas de trabalho. Um bom café também serve para confortar a alma.

Fonte: O Diário do Noroeste/ Rosimere Ferreira