Hoje pela manhã a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna iniciou a formação dos professores que serão formadores locais do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa)

21 setembro de 2017 às 15:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, em parceria com UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), iniciou na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Colégio 10 de maio, a formação dos professores que serão formadores locais do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Esses professores serão multiplicadores, repassando as informações a suas escolas. Todos os treze municípios da região aderiram ao pacto que tem como objetivo a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais.

O foco da reunião de hoje foi o “Profissão Professor” e o que mudou desde o início do PNAIC em 2013. Temas como o que pode ser acrescentado aos profissionais de educação, a cultura fora dos muros da escola, identidades: mostrando aos professores que é preciso conhecer os alunos fora da escola também foram abordados. O objetivo da reunião foi acrescentar no profissional da educação um olhar mais ampliado e diferenciado. A interação dos municípios vem trazer uma troca de ideias e levantar os seguintes questionamentos: o que eu fiz de melhor da minha escola que pode dar certo da sua? O que podemos fazer para atrair os alunos?

“Essa partilha de saberes entre professores, o que eles estão fazendo, o lugar deles e essa autonomia de poder falar da própria prática, da sua experiência, isso feito em conjunto, com certeza é de grande valia para todos”, disse a professora Rosineire Silva de Almeida, da UFRJ, que já trabalha com o PNAIC há três anos e participa da formação.

“Não há um novo caminho, mais sim um jeito novo de caminhar”, frase do escritor Fernando Pessoa que segundo a coordenadora do PNAIC de Itaperuna, Saionara Rabelo, tem tudo a ver com esse momento da educação. “São caminhos diversos que estamos buscando para alçarmos novas metas e acabar de vez com essa distorção idade ano”, disse Saionara.

A subsecretária de Educação, Priscila Verdan, fez a abertura da formação. As coordenadoras do PNAIC em Itaperuna, Saionara Rabelo e Helen Rodrigues, e a equipe do DGE (Departamento de Gestão Educacional), estão na organização da formação que vai até sexta-feira (22), no Colégio 10 de Maio.

Decom

 

Condenado por assalto preso em Bom Jesus do Itabapoana

21 setembro de 2017 às 15:19
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Nesta quarta-feira (20), militares da 2ª Companhia do 29º BPM cumpriram mandado de prisão expedido pela juíza Fabíola Costalonga, contra Alex Soares Figueiredo, de 27 anos. Com o documento em mãos os PMs seguiram para a Rua Alzemiro Teixeira, no bairro Santa Rosa, Bom Jesus do Itabapoana, onde o localizaram, apresentaram ao plantão da 144ª Delegacia, de onde acabou transferido para o presídio Diomedes Vinhosa Muniz, onde cumprirá pena de cinco anos e quatro meses de reclusão por assalto (roubo majorado), praticando com um comparsa, no final da noite de 31 de outubro de 2008, no mesmo bairro onde reside.

Na época, de acordo com acórdão do TJ-RJ, o qual a Rádio Natividade teve acesso, “em comunhão de ações e desígnios entre si, subtraíram, para si ou para outrem, mediante grave ameaça e violência, coisa alheia móvel, a saber, uma televisão e R$ 30,00 (trinta reais), pertencente à Geraldo Porfírio de Araújo. Consta dos autos que os denunciados bateram na porta do senhor Geraldo e pediram dinheiro a ele, que se negou a dar. Após, os denunciados ameaçaram a, vítima, dizendo que caso não entregasse o dinheiro, iriam jogar algo pesado em cima dele. Ato contínuo, após nova negativa de entregar o dinheiro, os denunciados entraram na residência, empurraram a vítima e enquanto o denunciado Mauricio a segurava, Alex retirou a quantia de R$ 30,00 (trinta reais) do seu bolso. Nesse ínterim, Alex pegou a televisão no quarto da vítima e os denunciados se retiraram do local. Frise-se que a vítima Geraldo identificou os denunciados imediatamente, uma vez que são seus vizinhos e conhecidos. O crime de roubo foi praticado em concurso de agentes, bem como restou consumado, uma vez que o dinheiro e televisão não foram encontrados. O delito também foi cometido contra maior de 60 anos, uma vez que a vítima contava com 68 anos de idade à época dos fatos”, destaca o documento.

Fonte: Rádio Natividade 

 

 

Durante viagem à Brasília-DF, a Secretária Camila Pires, pactua programas importantes para o município, como o Pronatec, Qualifica Brasil, entre outros

21 setembro de 2017 às 14:56
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Durante viagem à Brasília-DF, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, Camila Pires, pactua programas importantes para o município, como o Pronatec, Qualifica Brasil, além de material sobre as ações de trabalhos em conjunto entre Ministério do Trabalho e o Ministério de Desenvolvimento Social. 
Acompanhada da presidente da Câmara Municipal de Itaperuna, Amanda da Aidê, a secretária se reuniu, nesta quinta-feira, com o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra e com a equipe do Fundo Nacional de Assistência Social. No Ministério do Trabalho, o encontro foi com o secretário Nacional da Economia Solidária, Dr. Natalino Oldakoski, com o diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária, Bruno Arantes e o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade, Higino Brito Vieira. 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já recebeu mais de 9 milhões de matrículas para os cursos técnicos e de qualificação profissional em apenas 4 anos.
O Projeto Social Qualifica Brasil representa mais um avanço para a educação de jovens e adultos e já qualificou mais de 800 mil pessoas.

Decom

 

 

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil

21 setembro de 2017 às 14:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

No Brasil, 11 mil pessoas em média tiraram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos, informam dados inéditos do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (21). Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12%.

Em 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015, foram 11.736 mortes: 5,7 a cada 100 mil. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) de 2017.

Até 2020, a pasta informa que será lançado um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Serão trabalhados três eixos: o primeiro é de 'Viglância e Qualificação da Informação'. Nele, será feita a promoção de estudos e pesquisas para levantar as informações sobre o quadro de suicídios no País.

O segundo é de prevenção do suicídio, no qual a pasta pretende trabalhar com a imprensa a forma como deve ser tratado o tema. Por fim, será definido um plano para Gestão e Cuidado, com educação permanente para qualificar profissionais da saúde na prevenção do suicídio.

A agenda de prevenção do Ministério prevê ainda a expansão dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), iniciativa do SUS, nas regiões de maior risco. Hoje, o risco de suicídio é reduzido em até 14% nas regiões que contam com o centro. Hoje, o Brasil conta com 2.463 CAPS.

O Ministério da Saúde tornou gratuita a ligação para o Centro de Valorização da Vida, instituição que presta apoio emocional para prevenção de suicídios, em oito estados. A partir de 30 de setembro, a ligação para o 188 ficará disponível gratuitamente em: MS, SC, PI, RR, AC, AP, RO e RJ.

No Rio Grande do Sul, onde já funciona gratuitamente desde setembro do ano passado, o número de atendimentos cresceu de 4,5 mil em 2015 para 58,8 mil de janeiro a agosto deste ano.

As iniciativas visam diminuir em 10% o número de óbitos por suicídio até 2020, meta da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 2011, a notificação de tentativas e mortes por suicídio é obrigatória no País em até 24h. Em 2013, o país se tornou signatário do Plano de Ações em Saúde Mental da OMS.

Taxa de mortalidade é maior entre homens

Mas a taxa de mortalidade de homens por suicídio é 3,6 vezes maior que entre mulheres. Entre homens, 79% e entre mulheres 21%.

Solteiros, viúvos e divorciados foram os que mais morreram por suicídio (60,4%).

Indígenas apresentam maiores índices de mortalidade. A taxa de mortalidade entre índios é quase três vezes maior (15,2) que o registrado entre brancos (5,9) e negros (4,7).

O meio mais utilizado é o enforcamento, que representa 66,1 % entre homens e 47% entre mulheres. A segunda maior causa é a intoxicação exógena e a terceira arma de fogo.

A região Sul é a que mais tem suicídios. Os casos estão concentrados em municípios menores e de alta renda. Já a região Nordeste é a que tem a menor taxa no Brasil.

Em relação às tentativas de suicídio, entre 2011 e 2016 ocorreram 48.204 tentativas e o principal meio é envenenamento ou intoxicação (58%). Nesse grupo, as mulheres são maioria (69%) e 31,1% tenta mais de uma vez.

Fonte: G1

 

PF indicia Joesley e Wesley Batista por uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro

21 setembro de 2017 às 13:48
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

A Polícia Federal indiciou os empresários Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F, sob a alegação que eles "utilizaram-se das informações relevantes que detinham (conteúdo da colaboração premiada) para realizar operações no mercado de capitais e auferir vantagens".Os dois estão presos na sede da PF em São Paulo.

Joesley foi indiciado pela prática contínua de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada. Wesley foi indiciado por uso indevido de informação privilegiada agravada por abuso de poder.

Em seu despacho, o delegado federal Edson Fabio Garutti Moreira destaca que "enquanto participavam dos procedimentos de negociação de colaboração premiada, sabendo do potencial desta delação no mercado de valores mobiliários brasileiro, utilizaram esta informação privilegiada, ainda sigilosa, determinando a realização de operações de compra/venda no mercado de valores mobiliários". 

Wesley foi acusado de uso de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro. O irmão Joesley Batista também foi alvo de mandato de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal no mesmo dia, mas já estava preso desde o domingo (10), por outra acusação. Joesley foi preso por conta de indícios de omissão de informações na delação feita à PGR – o que anularia o acordo que lhe garante imunidade.

A JBS fez operações no mercado de câmbio e ações dias antes da divulgação de informações relacionadas ao acordo de colaboração premiada firmado entre executivos da J&F e a Procuradoria Geral da República (PGR).

A notícia de que os irmãos Batista fecharam delação premiada é considerada uma informação privilegiada, porque tem potencial para mexer com o mercado financeiro. No dia seguinte à divulgação, o dólar disparou 8% e a bolsa fechou na maior queda em 9 anos.

A JBS admitiu que comprou dólar antes da divulgação das notícias sobre a delação, mas negou que visava o lucro. A empresa alegou que buscava "proteção financeira" para seus negócios, que tem dívida e receitas em dólar.

Em outra operação investigadam os controladores venderam ações da JBS para a tesouraria da empresa. Com a posse de informação privilegiada, os irmãos teriam evitado uma perda de R$ 138 milhões com a venda de ações, além de ter obtido um lucro de US$ 100 milhões com operações de câmbio, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: G1

 

No Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer, alerta é para diagnóstico precoce

21 setembro de 2017 às 13:43
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Hoje (21) é celebrado o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, oportunidade para respeitar aqueles que vivem com demência e para aprender os sinais de alerta que aumentam a possibilidade de diagnóstico precoce, segundo a organização não governamental (ONG) Alzheimer’s Disease International – ADI (Associação Internacional do Alzheimer).

A entidade ressalta que o diagnóstico precoce da doença empodera a pessoa, seus familiares e cuidadores a estarem melhor preparados e informados para lidar com o avanço da doença.

Nas fases iniciais, os sintomas do Alzheimer podem ser muito sutis. Frequentemente começam por lapsos de memória, dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do dia a dia, desorientação de tempo e espaço, guardar coisas fora de lugar, alterações de humor e isolamento social e do trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados.

Além disso, dá oportunidades às pessoas de viverem de forma mais produtiva e por mais tempo. Indivíduos com diagnósticos precoces têm ainda a chance de participar em pesquisas que podem identificar novos tratamentos e melhora nos cuidados.

A ONG afirma que duas de cada três pessoas acreditam que há pouca ou nenhuma compreensão da demência em seus países. A estigmatização e a desinformação que envolvem o Alzheimer continuam sendo um problema global.

De acordo com a OMS, apesar de a idade ser o principal fator de risco para a demência, a doença não é uma consequência inevitável do envelhecimento e não afeta apenas as pessoas de mais idade. O aparecimento de sintomas antes dos 65 anos de idade representa cerca de 9% dos casos.

Algumas pesquisas revelaram vínculo entre a ocorrência de comprometimento cognitivo e fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo, dietas não balanceadas, tabagismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e hipertensão arterial. Outros fatores de risco são depressão, baixo nível educacional, isolamento social e inatividade cognitiva.

Segundo a Associação Portuguesa dos Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (Alzheimer Portugal), a doença provoca uma deterioração progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento). Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

Sintomas

Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes;

Apresentar um discurso vago durante as conversações;

Perder entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas;

Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina;

Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos;

Incapacidade para compreender questões e instruções;

Deterioração de competências sociais;

Imprevisibilidade emocional

Manual

De acordo com o manual, há algumas recomendações relacionadas com alimentação saudável e atividade física para a prevenção da doença de Alzheimer.

Entre elas: minimizar a ingestão de gordura saturada e trans; consumir preferencialmente hortícolas, leguminosas, fruta e cereais integrais em vez da predominância excessiva de carne e dos laticínios; consumir a vitamina E preferencialmente dos alimentos em vez de suplementos; fornecer ao organismo as doses de ingestão diárias de vitamina B12 recomendadas; incluir exercícios aeróbicos na rotina, o equivalente a 40 minutos de caminhada rápida pelo menos 3 vezes por semana.

ABR