Papa Francisco almoça com excluídos no Vaticano

20 novembro de 2017 às 11:38
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

Resultado de imagem para papa almoça

O papa Francisco convidou neste domingo (19) para uma missa e um almoço no Vaticano milhares de pessoas excluídas socialmente. Ele quis compartilhar com elas a primeira Jornada Mundial dos Pobres. Na missa celebrada na Basílica de São Pedro, o papa pediu aos fiéis que lutem contra a indiferença em relação aos mais necessitados.
"Temos talentos, somos talentosos aos olhos de Deus. Portanto, ninguém pode se considerar tão pobre ao ponto de não poder dar nada aos demais", disse Francisco, perante 7 mil pessoas reunidas no Vaticano. Cerca de 4,5 mil pessoas foram convidadas por Francisco enquanto carentes, que passam por privações como a falta de um teto para morar.
"Não fazer nada de mal não basta. Deus é um pai em busca de seus filhos a quem confiar seus bens e seus projetos", acrescentou o argentino. De acordo com Francisco, "a omissão perante os pobres também é um pecado". "Isso tem um nome preciso: indiferença. É como dizer 'isso não é problema meu, é culpa da sociedade", explicou.
Em sua mensagem, o papa argentino lembrou que os pobres, em sua fragilidade, são dotados de uma força salvadora. "Apesar de terem pouco valor ante os olhos do mundo, são eles que nos abrem o caminho para o céu", completou.
Após a missa, o papa almoçou com 1,5 mil necessitados em uma sala do Vaticano. Outras 2,5 mil pessoas comeram nas cantinas das diferentes instituições pontifícias nas redondezas. A jornada tem como objetivo incentivar os católicos a reagir contra o que a Igreja classifica de "a cultura do descarte e do esbanjamento".

O Globo/RF Itaperuna, o site do povo. 

20 de novembro dia Nacional da Consciência Negra:"Uma luta pela libertação e direito.

20 novembro de 2017 às 11:00
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e representa a luta dos negros contra a discriminação racial.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito.

TodaMatéria/RF Itaperuna, o site do povo. 

Igualdade racial ainda está distante da realidade do país

20 novembro de 2017 às 10:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas

Dados são implacáveis: entre os 10% brasileiros mais pobres, 74% são negros

Esteban Cipriano 

RIO DE JANEIRO. O Brasil costuma se apresentar como uma nação predominantemente miscigenada, sem grandes tensões raciais, mas quanto mais escuro é o tom a pele de uma pessoa, maiores são os entraves para sua ascensão social.

A questão é tema de debates no Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20) em memória à morte do Zumbi dos Palmares, último líder de uma rebelião de escravos no Nordeste, assassinado em 1695 por colonos portugueses.

A escravidão foi abolida em 1888, mas a grande maioria dos descendentes dos quase 5 milhões de africanos trazidos ao Brasil ao longo de três séculos (quase a metade do total dos enviados à América) segue relegada à base da pirâmide social.

Os dados são implacáveis: na faixa dos 10% brasileiros mais ricos, 70% são brancos; e na dos 10% mais pobres, 74% são negros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos brasileiros que se autodeclaram pretos e pardos negros (54% dos 208 milhões de habitantes), apenas 5% ocupam cargos executivos. Nos meios de comunicação, os negros são escassamente representados e, na publicidade, modelos negros aparecem pouco.

“O privilégio branco consiste em se beneficiar de uma série de vantagens sem pensar nisso como algo natural”, explica à AFP a historiadora Giovana Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo uma pesquisa do instituto Locomotiva, os homens negros formados na universidade ganham 29% menos do que os brancos com qualificação similar; as mulheres, 27% menos do que as brancas.

Desde a adoção, há 15 anos, de cotas raciais para o ingresso nas universidades, sob o impulso de governos de esquerda, a proporção de negros e miscigenados que entram no ensino superior passou de 8% para 27%.

Essas políticas de ação afirmativa começaram a surtir efeito, mas seus beneficiários “ainda não foram incluídos no mercado de trabalho”, lamenta o gestor de programas de educação do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Esteban Cipriano.
Privilégio branco
O “Jogo do Privilégio Branco”, lançado pelo Instituto Identidades do Brasil (ID–BR), expõe as desigualdades.

Linhas horizontais são traçadas no chão, e todos começam no mesmo nível. Eles dão um passo para trás para cada resposta afirmativa a perguntas ligadas a experiências de desigualdade. Ou para frente, se a resposta for negativa.
Situações diferentes, mas mesmo preconceito
As mentalidades evoluem, mas o preconceito racial ainda persiste no dia a dia. Na última semana, o ator Diego Cintra, 24, foi espancado em um terminal de ônibus em São Paulo por dois assaltantes. Ele pediu ajuda para os vigilantes do terminal, mas os ladrões o acusaram de ser o criminoso. E por ele ser negro, os vigilantes acreditaram na falsa versão.

Na semana anterior, o telejornalista William Waack, da TV Globo, foi suspenso após vazamento de um vídeo em que ele diz “Isso é coisa de preto”, comentando os insistentes buzinaços em uma rua no exterior do estúdio onde se preparava para entrar no ar.

Recentemente, uma marca lançou um papel higiênico na cor preta, com o slogan: “Black is Beautiful”. Diante da repercussão negativa, a empresa anulou a campanha, e a atriz (branca) Marina Ruy Barbosa, que aparecia no anúncio, fez um mea-culpa no Twitter.

O tempo/RF Itaperuna, o site do povo. 

Maia quer votar reforma da Previdência na primeira semana de dezembro

20 novembro de 2017 às 10:43
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

Rodrigo Maia

O governo e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegaram a um acordo para tentar votar a reforma da Previdência no plenário da Casa na primeira semana de dezembro. O calendário foi discutido em duas reuniões na residência de Maia em Brasília, nesse domingo, um dia após o presidente Michel Temer decidir nomear o deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO), um dos principais aliados do parlamentar fluminense, para o Ministério das Cidades.

Maia recebeu inicialmente Temer, ministros da área política e líderes da base aliada em almoço que se estendeu até o fim da tarde. Em seguida, foi a vez do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se reunir por 40 minutos com o presidente da Câmara para discutir a votação da Previdência e outros projetos da agenda econômica, entre eles, o que altera as regras do Cadastro Positivo. "O Rodrigo sugeriu votarmos a Previdência na primeira semana de dezembro, provavelmente no dia 6", afirmou ao Estadão/Broadcast o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), um dos presentes no almoço. Como a reforma está sendo analisada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ela precisa passar por duas votações no plenário da Câmara e, para ser aprovada, tem de ter votos de pelo menos 308 dos 513 deputados.
De acordo com Rossi, o texto final da reforma será discutido em jantar de Temer com parlamentares da base aliada, no dia 22, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. Antes disso, nesta terça-feira Maia deve fazer uma reunião apenas com os líderes de partidos da base aliada para discutir que pontos do texto da reforma deverão permanecer ou não.
Embora sem votos ainda para aprovar as mudanças na Previdência, a avaliação nas reuniões foi de que o ambiente melhorou com as articulações para a reforma ministerial. As mudanças prestigiaram principalmente Maia, entre elas, a escolha de Baldy para Cidades, que também contou com apoio do PMDB e de partidos do chamado Centrão. Meirelles voltou a enfatizar no encontro a necessidade de que a proposta não seja desfigurada a ponto do ganho nas contas públicas ficar muito reduzido. O ministro quer manter uma economia acima de 50% daquela que se esperava com a proposta original. Mas os servidores fazem grande pressão para não serem alcançados com as mudanças, que podem ser reduzidas praticamente à fixação de uma idade mínima para aposentadoria e regras de transição.AO relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), em viagem oficial à Alemanha, vai apresentar esta semana uma proposta de emenda aglutinativa ao seu substitutivo já aprovado na comissão especial.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Rodoviárias da região terão ônibus extras para o feriado da Consciência Negra

19 novembro de 2017 às 14:16
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

1001Devido o feriado da Consciência Negra, que será na segunda-feira, 20, as rodoviárias do Norte e Noroeste Fluminense terão um esquema especial a partir desta sexta-feira,17, para atender o aumento do fluxo de pessoas. Segundo estimativa da empresa Auto Viação 1001, o movimento de embarques e desembarques na rodoviária de Itaperuna deve ser de mais de duas mil pessoas em 64 ônibus. Para todas as cidades do Noroeste Fluminense a previsão é de sete mil passageiros. Para evitar transtornos, serão pelo menos, 200 ônibus a disposição, sendo 20 extras. Em Campos dos Goytacazes, a previsão é que até domingo, 19, pelo menos, 119 ônibus, sendo 15 extras, partam das rodoviárias do Shopping Estrada e Roberto Silveira para diversas cidades do estado, além da capital. São esperadas cerca de sete mil pessoas embarcando nos ônibus da empresa nesse período. O maior movimento deve ser registrado na sexta, 17, com 56 ônibus partindo das duas rodoviárias, sendo 11 extras. Entre os destinos mais procurados está o Rio de Janeiro, com previsão no período de 36 viagens, sendo seis extras. Para Macaé, serão disponibilizados 43 ônibus e, para a Região dos Lagos, a previsão é de 23 ônibus, sendo seis extras. Ainda há passagens disponíveis para a maioria dos destinos, mas a recomendação é a compra antecipada dos bilhetes. Maiores informações pelo telefone: (22) 3824-2449.

Tag: Gazeta do Noroeste(http://www.gazetadonoroeste.com.br/rodoviarias-da-regiao-terao-onibus-extras-para-o-feriado-da-consciencia-negra/)

Mistério: Corpo encontrado em Bom Jesus não seria de rapaz desaparecido

19 novembro de 2017 às 11:47
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

Está cercado de mistério, o desaparecimento de um jovem e a localização de um corpo, na tarde desta sexta-feira (17), no município de Bom Jesus do Itabapoana. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, o cadáver encontrado em estado de decomposição, sem marcas aparentes de tiros e violência, na parte alta do bairro Santo Rosa, não é de Joelson Silva Ponciano, de 20 anos, cuja família teria inicialmente reconhecido ainda no local.

Na manhã deste sábado (18), após exame no IML de Itaperuna (o pai não reconheceu), se confirmou que os restos mortais localizados ontem, seriam de um homem branco, ainda não identificado e não de Joelson que é negro. O caso segue indefinido e o Disque Denúncia Noroeste (22) 3822-1177, solicita informações que possa elucidar a situação. Familiares chegaram a confirmar o sepultamento, que foi cancelado e buscas são realizadas na área pela Polícia Militar.

Da redação da Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade

Câmara de Porciúncula homenageia militares que prenderam assaltantes dos Correios de Natividade

19 novembro de 2017 às 11:28
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas 

Militares da 3ª Companhia do 29ª BPM, envolvidos na ocorrência do assalto à Agências dos Correios de Natividade em 09 de outubro, na qual dois suspeitos foram presos, tiveram seu trabalho reconhecido nesta última quinta-feira (16), durante sessão da Câmara de Vereadores de Porciúncula. Os PMs, receberam “Moção de Aplausos” proposta pelo vereador Jeferson Moreira.

Rádio Natividade/RF Itaperuna.