Por:Renato Freitas

Cerca de 150 alunos do 8º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, em Itaperuna, participaram do projeto Tarsila do Amaral, uma releitura realizada pela professora de artes Angelice Lopes. Todos eles reproduziram as telas da artista que ficarão expostas na escola e nas Secretarias de Educação e Esporte e Lazer. No total foram 17 obras, sendo três delas em tamanho maior.
O projeto teve início em fevereiro e ao longo do ano os alunos participaram de aulas teóricas com o contexto histórico da arte moderna, passaram pelas aulas práticas pintando em papel e depois finalizaram com as pinturas em telas.
“Estou muito feliz com este projeto porque quem ganha são os alunos, com o conhecimento e a escola, que está oferecendo uma proposta diferente para a participação de todos”, disse Angelice.
“Foi um trabalho magnífico da professora abordando a arte de uma personagem importante da nossa história. Tarsila do Amaral é uma das representantes do movimento modernista considerado audacioso na época por romper com os paradigmas culturais brasileiros. O modernismo veio valorizando o negro, o operário, índio e, nessa ocasião, a professora também está rompendo os paradigmas porque tira os alunos da sala de aula comum para que eles também possam praticar, vivenciar, reviver aquele momento fazendo. Parabéns à professora. Dessa forma que se complementa e enriquece os estudos, onde os alunos aprendem muito mais”, disse o secretário de Educação Prof. França Bombeiro.
Também estiveram presentes a subsecretária de Educação, Priscila Verdan, a coordenadora geral executiva de apoio a política de educação, Saionara Rabelo, que foi homenageada com o título “Amiga das Artes” por seu apoio e incentivo ao projeto, o presidente do MOABI (Movimento Afro Brasileiro de Itaperuna, Enildo Virgílio, e a orientadora pedagógica da Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, Andreia Pimentel.
O Diário do Noroeste/RF Itaperuna, o site do povo.