Rio teve 30% da chuva esperada para o mês de janeiro em 12 horas
Por:Renato Freitas
A cidade do Rio amanheceu em estágio de atenção nesta segunda-feira (8) por causa da chuva. Em 12 horas, choveu o equivalente a 30% do esperado para todo o mês de janeiro. A cidade teve registro de bolsões d'água e alagamentos em vários pontos.
O sistema de transporte chegou a ser prejudicado, com problemas no BRT e nos trens. As regiões mais afetadas, desde a madrugada, foram as Zonas Norte e Oeste. Os principais registros de chuva forte ocorreram nas estações de Madureira, Penha, Grajaú, Jacarepaguá, Piedade, Grota Funda e Barra.Por volta de 7h, a intensidade da chuva tinha diminuído, mas os alagamentos persistiam. Ainda está prevista chuva forte para esta segunda-feira (8) e para a terça (9), de acordo com a meteorologia. (ACOMPANHE EM TEMPO REAL).
No Engenho da Rainha, na Zona Norte, passageiros de um ônibus ficaram ilhados mais de cinco horas e só conseguiram sair do veículo com a ajuda dos bombeiros. Na Avenida Olof Palme, na Zona Oeste, vários motoristas perderam as placas em meio a enchente. Elas foram colocadas nas grades do RioCentro.
Em Curicica, o alagamento atingiu cerca de um metro de altura, e um homem foi flagrado andando de bote, como mostrou o Bom Dia Rio. Em Higienópolis e Bonsucesso, ônibus aceleravam com água na altura dos pneus. O prefeito Marcelo Crivella avaliou os transtornos na cidade: "Nós acompanhamos no COR (Centro de Operações Rio) e não tivemos grandes incidentes, graças a Deus, mesmo com esse volume de chuva grande que tivemos essa semana", afirmou.
Ainda na noite de domingo, houve transbordamento de rios em Barra Mansa. Pela manhã, municípios ficaram em estágio de atenção para elevação do nível de rios às 8h, como São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti, Rio, Nova Iguaçu e Petrópolis, segundo o sistema de Alerta de Cheias do Inea. Às 8h40, Caxias entrou em alerta para o possível transbordamento do rio Saracuruna. g1.globo.com/rfitaperuna o site do povo.