Propriedade arrombada e furtada na zona rural da Prata, Varre-Sai

10 janeiro de 2018 às 17:03
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato Freitas

Na tarde desta terça-feira (09), um dos proprietários da sede da antiga Fazenda “Maó”, localizada na região da Prata, zona rural de Varre-Sai, compareceu à 140ª Delegacia de Natividade, onde prestou queixa de arrombamento e furto de que foi alvo o imóvel. De acordo com o produtor rural P.E.O.A.L., de 51 anos, a porta principal teria sido violada e de seu interior, levados três botijas de gás, liquidificador, duas delas de cavalos, bomba de água, equipamento de som, utensílios domésticos, ferramentas, dentre outros. O local fica no limite entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. E até o momento, não há suspeitos.

Da redação da Rádio Natividade/rfitaperuna o site do povo.

Marun recebe deputados incomodados com atrasos no empenho de emendas

10 janeiro de 2018 às 16:31
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasO ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tem recebido em seu gabinete, em meio ao recesso parlamentar, deputados interessados em conseguir o empenho de emendas parlamentares. Alguns desses deputados estão irritados porque acreditam que a inscrição dos empenhos no Orçamento de 2018 deveria ter sido feita até o último dia de 2017. Se isso tivesse acontecido, o dinheiro seria liberado neste ano. O que fazem agora é tentar garantir os recursos para o ano de 2019.

A demora do governo afeta o ânimo dos deputados e a boa vontade em ajudar o Planalto a aprovar a reforma da Previdência. epoca.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

Artista do Cirque du Soleil sofre acidente durante apresentação no Pão de Açúcar

10 janeiro de 2018 às 15:51
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato Freitas

RIO - Um acrobata do Cirque du Soleil sofreu um acidente durante uma apresentação da companhia na manhã desta quarta-feira, no Morro da Urca. O artista, que ainda não teve o nome divulgada, mas que seria belga, teria torcido o joelho durante uma queda, logo no início do show, que era aberto ao público.

A apresentação precisou ser interrompida, e o artista foi levado em uma maca para receber atendimento médico no Hospital Samaritano. Ele deixou o local sob fortes aplausos, e desceu em um bondinho que foi fechado exclusivamente para fazer seu transporte.

A companhia canadense, que está no Rio para apresentar seu novo espetáculo, Amaluna, ainda não divulgou uma nota, mas informou que está cuidando do artista e espera que ele volte logo ao trabalho.                                                                                                                                                    Essa não é a primeira vez que um acrobata do Cirque du Soleil sofre um acidente. Em dezembro de 2016, Olivier Rochette, filho de um dos fundadores da companhia, morreu durante um acidente no palco durante um ensaio do espetáculo “Luzia”, em São Francisco. Ele foi atingido na cabeça por um guindaste preso à tenda que caiu. Rochette, de 43 anos, era filho de Gilles Ste-Croix e trabalhava há cerca de 20 anos como técnico na empresa.

Em 2013, uma acrobata de 31 anos caiu de uma altura de 15 metros, durante um espetáculo do Cirque du Soleil em Las Vegas, nos Estados Unidos, e morreu. Sarah Guyard-Guillot, de 31 anos, estava sendo içada por cabos ao lado do palco quando despencou. Foi o primeiro registro de um acidente fatal com um bailarino da trupe.

O Cirque du Soleil foi fundado em 1984 por Ste-Croix e Guy Laliberté na pequena cidade de Baie-Saint-Paul, em Quebec, no Canadá. Foi uma empresa canadense até 2015, quando foi comprada pelos grupos de investidores TPG (americana) e Fosun Capital Group (chineses). oglobo.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

 

 

Polícia Federal pretende concluir as mais de 200 investigações sobre políticos no STF até o fim do ano, diz diretor-geral

10 janeiro de 2018 às 15:36
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasFernando Segóvia, diretor da PF (Foto: Reprodução/ RPC Curitiba)

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou nesta quarta-feira (10) que a corporação pretente concluir até o fim deste ano as mais de 200 investigações sobre políticos e autoridades em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

A meta foi anunciada à imprensa após uma reunião do diretor com a presidente da Corte, Cármen Lúcia. No encontro, Segovia confirmou a ampliação, de 9 para 17, do número de delegados que atuam nos inquéritos.

Ele informou ainda que os inquéritos da polícia em andamento no STF não são só da Operação Lava Jato.

“A gente espera no menor prazo possível concluir essas investigações. Não são só inquéritos relativos à Lava Jato, são mais de 200 inquéritos hoje no STF, metade relativo à Lava Jato. Hoje já foram convocados 17 delegados para auxiliarem nessas investigações. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm. A nossa meta é concluir todos os inquéritos hoje que estão no STF até o final deste ano”, afirmou Segovia.

Segundo os números mais atualizados, tramitam atualmente 273 inquéritos no STF, sendo 124 exclusivamente da Lava Jato. Segovia disse que foi ampliado também o número de peritos e investigadores que atuam nos casos, já que há muitos laudos e diligências a serem realizadas.

Segovia reconheceu “ambição” na meta de concluir todas as investigações neste ano, e disse que o resultado também é esperado por Cármen Lúcia. Indagado sobre eventual influência dessas investigações na disputa eleitoral neste ano, o diretor respondeu que a apuração das denúncias é responsabilidade da Polícia Federal.

“A Polícia Federal não teme a investigação, porque esse, na realidade, é nosso atributo maior, que é fazer a investigação e entregar para a sociedade, para o Poder Judiciário, todos os fatos relacionados a essas investigações. Qualquer conclusão que seja da investigação, tem que vir no final, realmente para a Justiça e para o público. Nós trabalhamos para o povo brasileiro e a gente quer justamente a conclusão dessas investigações, para o bem ou para o mal”, concluiu. g1.globo.com/rfitaperuna o site do povo.   

 

Jovem que mentiu sobre estupro em universidade queria motivo para abandonar curso, diz delegada

10 janeiro de 2018 às 14:54
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasCaso os retratos falados dos dois homens que teriam estuprado a jovem tivessem levado a polícia a alguma pessoa, ela responderia por crime mais grave, aponta delegada. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

jovem que mentiu sobre ter sido vítima de um estupro, dentro da Universidade Positivo, em Curitiba, em abril de 2017, queria um motivo para abandonar o curso que era bancado por uma avó, diz a delegada Eliete Aparecida Kovalhuk.

A informação, segundo ela, consta da conclusão do inquérito, que já foi encaminhado pela Delegacia da Mulher ao Ministério Público do Paraná (MP-PR).                                                                                   "Como a avó estava com dificuldades financeiras, a jovem não queria que ela [a avó] se sentisse culpada. A moça também estava se sentindo culpada e se desesperou. Foi o que ela declarou por último, a partir do momento que confessou", conta Eliete.A mensalidade do curso frequentado pela jovem é de cerca de R$ 1,9 mil. Ainda de acordo com a delegada, a investigação apontou um "interesse subentendido" da jovem em conseguir uma indenização da universidade, como uma alternativa.

"Ela não afirmou isso. Foram outros indícios levantados ao longo da investigação que nos levaram a concluir isso", explica a delegada.

Segundo ela, as suspeitas de que a história era falsa começaram a surgir durante a análise do celular da jovem, que estudava na universidade.

Na denúncia, a garota disse que tinha recebido mensagens de texto, pedindo que ela fosse assistir a uma palestra na instituição. Quando estava chegando ao local, teria sido abordada por dois homens, que a estupraram.

No entanto, a tal mensagem nunca existiu. Além disso, a jovem chegou a ser levada pela polícia ao suposto local do crime, para uma reconstituição, mas os relatos dela eram inconsistentes.

Depois das suspeitas, a estudante foi novamente interrogada e acabou confessando que inventou a história.

Falsa comunicação
A estudante será indiciada pela falsa comunicação de crime. Caso seja condenada, poderá pegar de um a seis meses de prisão, além de um possível pagamento de multa.

A delegada explica ainda que, caso os retratos falados dos dois homens que teriam estuprado a jovem, tivessem levado a polícia a alguma pessoa, a estudante poderia responder por denunciação caluniosa, que prevê de dois a oito anos de reclusão. g1.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

Risco de contrair conjuntivite aumenta durante o verão, alerta oftalmologista

10 janeiro de 2018 às 14:32
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasImagem: conjuntivite 1

Considerada como a estação mais aguardada do ano, no verão é comum encontrar praias lotadas e festas que reúnem grande número de pessoas. No entanto, é nesta época que costuma acontecer epidemias de conjuntivite. Por conta da temperatura mais elevada especialistas alertam para a necessidade de cuidados especiais com a visão. Usar bonés, óculos de sol de boa qualidade, tomar muito líquido e ingerir alimentos saudáveis que contenham vitaminas A e C, são algumas das recomendações.

De acordo com João Vilaça, oftalmologista do HVisão e Membro do Conselho e da Sociedade Pernambucana de Oftalmologia, a conjuntivite bacteriana é caracterizada por uma secreção espessa, amarelada e com consistência cremosa, que deixa a pessoa com os olhos inchados e, em alguns casos, pode parecer que se formou uma bola de pus embaixo do olho.“Já a conjuntivite viral se espalha com mais facilidade em dias de calor intenso. Ela é contagiosa e pode ser contraída em banhos de mar e piscina sem cloro, além de ambientes fechados com grande concentração de pessoas, pode também causar inflamações”, disse o oftalmologista, e acrescentou que o tratamento pode ser iniciado com aplicação de compressas de água filtrada nos olhos.

Ainda de acordo com o médico, piscinas com excesso de cloro e praias com areias sujas e mar impróprio para banho reúnem fungos e vírus que colocam em risco a saúde ocular causando diversos tipos de doenças.

Dentre as inflamações na córnea existe a ceratite actínica. “Causada por uma inflamação na córnea que ocorre devido a exposição por mais de seis horas ao sol, sem qualquer proteção, a ceratite actínica tem como sintomas a vermelhidão, dor na região ocular e aquela sensação de areia nos olhos”, disse Vilaça e ressaltou que logo que os sintomas surgirem é necessário procurar um oftalmologista para que seja indicado o tipo de tratamento adequado. www.agoramt.com.br/ rfitaperuna o site do povo.

Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação sofrem sequestro-relâmpago no Rio

10 janeiro de 2018 às 14:09
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato Freitas

Funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram vítimas de um sequestro-relâmpago na manhã desta quarta-feira (10) no Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio. De acordo com relatos, os criminosos obrigaram três das cinco vítimas a descarregarem objetos roubados dentro de uma comunidade da região.

As vítimas estavam dentro de uma van que pertence à empresa EBC quando foram abordadas. O grupo teve seus pertences levados pelos criminosos.

A carga roubada teria sido retirada de um caminhão e colocada dentro do veículo da empresa, que permaneceu em poder dos bandidos. Somente após a transferência, os reféns foram liberados.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento na 39ªDP (Pavuna). g1.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

Lixo jogado nos rios e córregos provoca enchentes e alagamentos

10 janeiro de 2018 às 13:50
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por:Renato Freitas

Resultado de imagem para imagens de lixo no rio
Jogar lixo nas ruas, rios e córregos provoca um grande prejuízo para toda a população. Um dos problemas é a sujeira que dificulta a passagem da água, como acontece na Lagoa da Pampulha.


Além do aumento dos gastos públicos para fazer a limpeza, uma outra consequência pode ser muito perigosa. Quando chove forte, o lixo acaba agravando o risco de enchentes.


Um sofá abandonado no meio do Córrego Santa Amélia, uma lata de tinta e muita sacola de lixo.


“Eles jogam à noite, quando a gente tá dormindo, quando a gente vê tem o problema que eles são agressivos”, disse o aposentado Antônio Pimenta.


No Córrego Sarandi tem colchão, para-choque de carro e mais lixo. No Ressaca também tem sujeira. Eles são os principais afluentes da Lagoa da Pampulha, um dos mais belos cartões-postais de Belo Horizonte.


Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), todos os bairros da Regional Pampulha tem coleta regular de lixo.


“A prefeitura oferece coleta três vezes por semana e há os postos de coleta de lixo”, explicou o gerente de Limpeza Urbana da Pampulha, Oswaldo do Carmo Machado.


Mas o problema não está restrito a essa região.


“Infelizmente em todos os rios e córregos da região metropolitana nós temos esse problema”, falou o gerente de Serviços do SLU, Jamir Nunes Coelho.


O que é jogado nas águas vem parar na Lagoa da Pampulha. São 20 toneladas de lixo retiradas diariamente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ela é uma entre as 27 da região metropolitana.


“É por volta de R$ 1,5 milhão para retirar esse lixo e esse dinheiro poderia ser utilizado de melhor maneira”, analisa o superintendente de Tratamento da Copasa, Eugênio Álvares de Lima e Silva.


Na virada do ano de 2008 para 2009, o Ribeirão Arrudas transbordou e tomou conta da Avenida Tereza Cristina. Carros foram arrastados pela correnteza e a enxurrada destruiu postes e arrancou portas de metal. Pelo menos três pessoas morreram.


A chuva deixou um rastro de destruição. Os especialistas não têm dúvida em afirmar: o lixo é parte do problema.


“Ele contribui para a dificuldade de escoamento da água até os alagamentos e as enchentes”, definiu o diretor de Planejamento do SLU, Lucas Paulo Gariglio. http://g1.globo.com/ rfitaperuna o site do povo.

Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

10 janeiro de 2018 às 13:22
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasJustiça suspendeu posse da deputada federal Cristiane Brasil como ministra do Trabalho (Foto: Gilmar Felix/Câmara dos Deputados)

A Justiça Federal do Rio suspendeu nesta segunda-feira (8) a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. A decisão, em caráter cautelar liminar, é do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói.

A ação popular foi movida por João Gilberto Araújo Pontes, entre outros, após a denúncia de que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. O juiz fixou ainda multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da liminar.

Em seu despacho, o magistrado destaca que decidiu conceder a liminar sem ouvir os demais envolvidos "encontra-se justificado diante da gravidade dos fatos sob análise" e que a nomeação de Cristiane Brasil fere o princípio da moralidade administrativa.

"Em exame ainda que perfunctório, este magistrado vislumbra fragrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, (...) quando se pretende nomear para um cargo de tamanha magnitude, Ministro do Trabalho, pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas, condenações estas com trânsito em julgado", escreveu Couceiro.

O juiz também observa que não compete ao Poder Judiciário examinar o mérito administrativo da nomeação de ministros, em respeito ao príncipio da separação de poderes, mas ressalta que este mandamento não é absoluto em seu conteúdo: "Deverá o juiz agir sempre que a conduta praticada for ilegal, mais grave ainda, inconstitucional, em se tratando de lesão a preceito constitucional autoaplicável".

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que já prepara recurso contra a liminar que suspende a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho. Nesta segunda (8), antes da decisão judicial, Cristiane procurou o presidente Michel Temer para saber se sua indicação estava mantida. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, o presidente teria garantido à deputada que estava decidido a nomeá-la para o ministério. g1.globo.com/ rfitaperuna o site do povo.

Elemento preso com cocaína e crack em Pádua

10 janeiro de 2018 às 12:46
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: Renato Freitas

No final da manhã desta terça-feira (09), militares do 36º BPM prenderam Maxuel Souza Ferreira Teodoro, de 29 anos, sob a acusação de tráfico de drogas, no bairro Tavares, Santo Antônio de Pádua. Os agentes verificavam denúncia anônima, quando se depararam com o suspeito na Avenida Chain Elias, que por sua vez ao perceber a aproximação da equipe, tentou fugir, se desfazendo de uma sacola, com 86 pedras de crack e dois pinos de cocaína, a qual atirou na varanda de uma residência.

Ele ainda tentou resistir, mas acabou detido e levado até a 136ª Delegacia, autuado em flagrante e transferido para Campos dos Goytacazes, onde será apresentado em audiência de custódia. A área onde aconteceu a prisão é considerada sob influência de uma facção criminosa.

Da redação da Rádio Natividade/ rfitaperuna o site do povo.