NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE LIXO HOSPITALAR NO LIXÃO
A Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMAI), emitiu na tarde desta sexta-feira (12) uma Nota de Esclarecimento a respeito do lixo hospitalar encontrado no lixão do município e cujas fotos veicularam pelas redes sociais. Segue a nota com esclarecimentos numerados:
1 - Este lixo encontrava-se na sua origem nos latões de descarte do Hospital São José do Avaí (HSJA).
2 - O Hospital informou que este descarte foi feito sem o conhecimento da administração do mesmo.
3 - O descarte dos resíduos dos serviços de saúde é de responsabilidade de seu gerador (Lei 12.305/10).
4 – A empresa responsável pelo serviço de coleta de resíduos do município recolheu o lixo hospitalar embalado e acondicionado junto ao lixo comum.
5 – O Poder Público Municipal é responsável pela coleta e descarte de resíduos domiciliares urbanos, de poda e varrição e saneamento básico (Lei 12.305/10).
6 - Resíduos de serviços de saúde não podem ser descartados na origem junto ao lixo comum, como foi feito pelo Hospital São José do Avaí.
Ao tomar conhecimento do fato a SEMAI, juntamente com a Vigilância Sanitária, se dirigiu ao lixão e em seguida, ao HSJA notificando o mesmo, na pessoa de sua diretora que se prontificou a tomar providências. O próprio hospital, através da sua empresa coletora retirou os 150 kg de resíduos do local, uma vez que os mesmos não podem ser enterrados.
O hospital também foi informado pela SEMAI que caso ocorra um episódio semelhante ao notificado nesta sexta-feira (12), o HSJA será multado.
Jeane Hespanhol Mozer - Secretária Municipal do Ambiente de Itaperuna.
DECOM