Temer acha que afastamento de quatro vice-presidentes da Caixa poupa governo de desgaste

17 janeiro de 2018 às 12:49
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: Renato FreitasO presidente Michel Temer (Foto:  Marcos  Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer acredita que sua decisão de afastar quatro vice-presidentes da Caixa Econômica Federal, após se tornar pública recomendação do Banco Central, evitará mais desgaste ao governo no episódio. Para o presidente, sua iniciativa poupará o Planalto de críticas por dias seguidos na imprensa. Temer, no entanto, ignorou, em dezembro, recomendação do Ministério Público no mesmo sentido.
Os quatro vice-presidentes afastados por Temer são investigados pelo MP por suspeitas de corrupção e outras irregularidades. http://epoca.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

Obras da Prefeitura de Itaperuna.

17 janeiro de 2018 às 12:28
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Foto de Prefeitura Municipal de Itaperuna.

Os bairros São Mateus e Vale do Sol, receberam nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) os cuidados da Secretaria de Obras da Prefeitura de Itaperuna. A Rua Estácio de Sá, no Vale do Sol, passou por limpeza e capina. Já a Rua Benedito Nicolau, no bairro São Mateus, recebeu manutenção da rede de esgoto e em seguida, recomposição de paralelos. DECOM

HOMEM É ESPANCADO POR VIZINHOS E VAI PRESO APÓS ESTUPRAR A FILHA DE 1 ANO NO ESPÍRITO SANTO

17 janeiro de 2018 às 12:14
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato Freitas

Um homem, suspeito de abusar sexualmente da própria filha que tem 1 ano de idade, foi espancado por vizinhos e preso no bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (15/01).

A mãe da criança contou à polícia que flagrou a cena. Sob escolta da polícia, o homem foi levado ao hospital e em seguida detido. A menina também foi levada para o hospital fazer o exame de corpo de delito.

O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Fonte: G1 Espírito Santo / Tv Gazeta Sul/rfitaperuna o site do povo.

Foragido de operação que investiga fraude no INSS se entrega à Polícia Federal em Campos

17 janeiro de 2018 às 12:01
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: Renato Freitas

Um dos foragidos da Operação Cardiopatas se entregou na tarde desta terça-feira (16) na Delegacia da Polícia Federal em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O suspeito, que é advogado, já foi encaminhado ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca.

A operação investiga um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a investigação da PF, o prejuízo ao INSS chega a R$ 4,3 milhões e a quadrilha começou a atuar em 2010.

O mandado de prisão contra o advogado foi expedido na segunda fase da operação, realizada na última sexta-feira (12), mas ele não foi encontrado e era considerado foragido.

Outras duas pessoas ainda estão foragidas, uma delas desde a primeira fase da operação, deflagrada em dezembro de 2017, e outra desde a última sexta.

Operação Cardiopatas
De acordo com as investigações, a quadrilha recrutava pessoas saudáveis para se passarem por doentes. Elas apresentavam os exames de uma mulher com problemas cardíacos à perícia, como se fossem delas.

Servidores do INSS, incluindo médicos peritos, que participavam do golpe, aprovavam os exames e autorizavam o auxílio- doença.

O golpe foi descoberto por uma médica perita que desconfiou do mesmo tipo de doença cardíaca em vários pacientes que pediam o auxílio- doença. A fraude também era aplicada por pessoas que fingiam ter problemas ortopédicos.

G1 Norte Fluminense/rfitaperuna o site do povo.

Quais são os grupos que não devem tomar a vacina da febre amarela - e como podem se proteger

17 janeiro de 2018 às 11:27
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato FreitasVacinação contra a febre amarela em Arujá (Foto: Nadja Cortes/ Prefeitura de Arujá)

O Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, o governo federal iniciou uma campanha emergencial de vacinação com o objetivo de imunizar cerca de 20,6 milhões de pessoas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, novas áreas de concentração da doença, entre janeiro e março.

A preocupação decorre dos números. No primeiro semestre do ano passado, foram confirmados 777 casos em 21 Estados e no Distrito Federal. No segundo, foram 35 em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Distrito Federal - 145 ainda estão em investigação.

No entanto, diferentes grupos - como gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde - não podem receber a vacina por causa dos riscos de reações graves.

Para esses indivíduos, a orientação é evitar picadas de mosquitos por meio do uso de camisas de mangas longas e calças compridas, mosquiteiros e repelentes - grávidas e mães de recém-nascidos, contudo, devem buscar orientação sobre possíveis reações alérgicas a essas substâncias. Se possível, é recomendado ainda buscar telas antimosquitos para os cômodos da casa.

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, a forma silvestre da doença é a variedade que ainda provoca surtos no Brasil. O país não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.

A BBC Brasil conversou com diferentes especialistas sobre quem pode e quem não deve se vacinar - e por quê. Confira.

Por que há contraindicação para algumas pessoas?
A vacina contra a febre amarela é considerada altamente segura. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos EUA, eventos adversos sérios, que põem em risco a vida do paciente, ocorrem em 1 a cada 250 mil pessoas vacinadas.Mas em determinados grupos de pacientes, como aqueles que estão com o sistema imunológico debilitado ou que têm alergias a elementos do ovo, a imunização pode causar problemas graves.

Esses efeitos ocorrem porque o imunizante contra a febre amarela possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.

Em um paciente com um sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a doença. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado no futuro por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

"Quando a pessoa é vacinada, o vírus inoculado passa a se multiplicar no organismo do paciente. O sistema imunológico então identifica a atividade do vírus e começa a produzir células de defesa para combatê-lo", explica André Siqueira, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz.

No entanto, se o sistema imunológico do paciente estiver enfraquecido por doenças sérias, como o câncer, a vacina pode criar um quadro semelhante ao da febre amarela em si. Por isso é importante realizar uma triagem antes de tomar a vacina, para garantir que não há contraindicações.Doadores de sangue

Pessoas que pretendem doar sangue devem esperar 30 dias após a vacinação para o procedimento.

O objetivo é evitar que o vírus vivo inoculado, circulante na corrente sanguínea do doador durante as três primeiras semanas após a vacinação, não acabe em um paciente que esteja com o sistema imunológico debilitado e cause reações adversas.Gestantes e mulheres que amamentam

Grávidas e mulheres que estejam amamentando um bebê com menos de seis meses devem buscar orientação médica antes de tomar a vacina. A cautela é para evitar a possibilidade de reações alérgicas graves.

A orientação geral é que essas mulheres só sejam imunizadas se estiverem em área de risco de transmissão da doença.

"O médico vai fazer uma conta de risco e benefício", diz Cardoso de Paula. "Se a grávida tiver mais de três meses de gestação e estiver próxima do foco da doença, a recomendação é que tome a vacina. Se puder se deslocar para um outro local em que a doença não seja endêmica, podemos avaliar se a vacina é dispensável."Bebês com menos de 9 meses

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para os bebês acima de nove meses de idade. Para aqueles em áreas de alto risco da doença, a recomendação é a partir dos seis meses.Idosos acima de 60 anos

Atualmente, a vacina está recomendada para aqueles entre nove meses e 59 anos de idade.

Idosos acima dessa faixa etária precisam passar pelo médico para avaliar o estado do sistema imunológico e se o risco de serem contaminados pela doença é alto ou não.Pessoas com doenças autoimunes

Pacientes em radioterapia, quimioterapia ou fazendo uso de corticoide, portadores de doenças autoimunes, como lúpus, doença de Addison e artrite reumatoide, são contraindicados a receber a vacina.

Como estão com o sistema imunológico suprimido pelas condições citadas acima, a vacina contra a febre amarela - assim como de outras em que há o vírus vivo atenuado, como caxumba, varicela, catapora - pode trazer efeitos colaterais graves.Diabéticos

Diabéticos com os níveis de glicemia controlados não têm contraindicação para a vacina.

No entanto, aqueles com altos níveis de açúcar no sangue precisam se consultar com um médico antes de se vacinar.

"A vacina pode afetar o sistema imunológico, debilitado pelos altos níveis de glicemia", afirma Siqueira.Quem pode tomar

Todas as pessoas não pertencentes aos grupos citados acima e que vivem em área de risco para a doença, conforme determinado pela Secretaria de Saúde de seu Estado, devem procurar postos de saúde para tomar a vacina.

Pessoas que viajarão para essas regiões também precisam se imunizar - nesse caso, dose deve ser aplicada no mínimo dez dias antes da chegada.

Nos postos, é necessário passar por uma triagem antes da imunização para definir se há ou não contraindicação.

Entre os dias 29 de janeiro e 9 de março, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia irão realizar uma campanha de vacinação fracionada - o que significa que a dose de febre amarela, de 5 mg, será dividida em cinco partes para ser aplicada em mais pacientes.

De acordo com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz), a dose fracionada protege contra a doença por até oito anos.

Confira as datas de vacinação dos estados:
- São Paulo: 29 de janeiro a 17 de fevereiro

- Rio de Janeiro: 19 de fevereiro a 9 de março

- Bahia: 19 de fevereiro a 9 de março

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira as cidades nos três estados com risco de infecção pela doença e que têm recomendação de vacina. A lista completa está no site do órgão. /g1.globo.com/rfitaperuna o site do povo.

Intolerância religiosa passa a ser classificada em registros de ocorrência

17 janeiro de 2018 às 10:25
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: Renato Freitas

A partir de agora, registros de ocorrência em delegacias passarão a classificar como intolerância religiosa episódios em que instituições ou praticantes sejam vítimas de agressões contra suas crenças. A lei, sancionada nesta terça-feira (16/01) pelo governador Luiz Fernando Pezão, prevê que esses casos sejam enquadrados como crime contra o sentimento religioso (artigo 208 do Código Penal).

Publicado no Diário Oficial, o texto também estabelece que órgãos públicos ou privados que recusarem atendimento ou ingresso de pessoas por motivo religioso estão sujeitos à nova legislação. Ainda de acordo com a lei, haverá penalidades administrativas de até R$ 20 mil para líderes religiosos ou representantes associados a instituições que incentivarem a prática de crimes contra outra crença.

Com base nos registros de ocorrência, o Instituto de Segurança Pública (ISP) passará a fazer estudos específicos sobre os crimes que envolvam intolerância religiosa. www.odiariodonoroeste/rfitaperuna o site do povo.

Tarifa de energia deve permanecer na bandeira verde até março, diz ministro

17 janeiro de 2018 às 10:06
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

Por: Renato Freitas

                                                                       A tarifa de energia elétrica deve permanecer na bandeira verde (sem custo adicional nas contas) até o fim do primeiro trimestre deste ano, afirmou hoje (16) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo o ministro, o volume de chuvas acima da média no fim do ano contribui para a permanência da tarifa.

O cenário já vinha sendo sinalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que anunciou, no fim de dezembro, que janeiro terá bandeira verde.

Coelho Filho disse, durante visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), que as as precipitações têm permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas do país.

“O sistema [elétrico nacional] é interligado, e a gente veio de cinco ou seis anos de chuvas abaixo da média nos maiores reservatórios, mas os resultados de novembro e dezembro e dos primeiros dias de janeiro têm sido muito animadores”, disse o ministro. http://www.odiariodonoroeste/rfitaperuna o site do povo.

Homem tenta se atirar de ponte em Natividade

17 janeiro de 2018 às 09:55
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por: Renato Freitas

No início da noite desta segunda-feira (15), um homem tentou se atirar do alto da ponte da Rua Vigário João Batista, ao lado do Fórum de Natividade. Visivelmente transtornado, ele (que terá a identidade preservada) acabou impedido por populares, que acionaram a Defesa Civil e Bombeiros do destacamento 4/21, que precisaram imobiliza-lo até a chegada da ambulância do pronto socorro do Hospital Natividade, que o removeu até a unidade de saúde onde deverá passar por atendimento médico.

Da redação da Rádio Natividade/rfitaperuna o site do povo.

Suposto incêndio criminoso atinge setor de arquivo da Prefeitura de Pádua

17 janeiro de 2018 às 09:44
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Por:Renato Freitas

A Polícia Civil de Santo Antônio de Pádua está investigando as circunstâncias de um incêndio que atingiu o setor de “arquivo morto” da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, nesta segunda-feira (15). A informação foi confirmada ao jornalismo da Rádio Natividade pelo Departamento Municipal de Comunicação, que acrescentou que não está descartada a possiblidade de que o fogo tenha sido criminoso, já que o prédio que fica na Rua Artur Silva, teria sido arrombado e que peritos recolheram no local uma garrafa com álcool. Ainda não há um levantamento preciso de quais documentos teriam sido destruídos, mas praticamente todos eles eram de muitos anos atrás.

Da redação da Rádio Natividade/rfitaperuna o site do povo.

Grave acidente envolvendo carro e moto no Balneário, Natividade

17 janeiro de 2018 às 09:31
compartilhe:
  • Compartilhar facebook
  • Compartilhar twitter
  • Compartilhar Google +
  • Compartilhar Whatsapp

 

Poe:Renato Freitas

Na noite desta terça-feira (16), pelo menos outra pessoa ficou ferida em mais um acidente de trânsito nas ruas de Natividade. Por volta das 20:40h, um motociclista foi atingido por um carro, na Avenida Mauro Alves Ribeiro Júnior, no Balneário. De acordo com testemunhas, o motorista de um Volkswagen modelo Gol “quadrado”, teria invadido a contramão e atingindo um dos funcionários do Supermercado Fluminense, que deixava o trabalho naquele exato momento.

Com o impacto, o comerciário foi lançado ao asfalto, sofrendo escoriações pelo corpo, sendo removido ao pronto socorro pela equipe de resgate do Hospital Natividade. Com a violência da colisão frontal, a Honda Falcon ficou parcialmente destruída e o automóvel que teve a parte posterior bastante avariada, começou a se incendiar. No enato, o fogo foi inicialmente combatido por populares e depois por bombeiros do destacamento 4/21. O motorista fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar, que ainda não informou o nome dos envolvidos. Moradores pedem um maior controle do trânsito naquele ponto, hoje considerado de intenso movimento.

Atualização: Allison Mateus Tavares de Paiva, de 23 anos, vítima do acidente no bairro Balneário, passou por atendimento no pronto socorro, sendo posteriormente transferido para uma unidade de saúde de Itaperuna. O motorista que provocou o acidente e fugiu do local, ainda não foi localizado pela Polícia. Através das redes sociais a mãe do rapaz, tranquilizou a todos.

– Meu filho graças a Deus está bem. Está consciente e de observação. Foram realizados exames, que  deram todos normais. Obrigada a toda equipe do Hospital Natividade, em especial ao Dr. Marquinhos, que em nenhum momento nos abandonou, – disse aliviada, Flávia Paiva.

Da redação da Rádio Natividade/rfitaperuna o site do povo.