Ato terrorista é simulado em exercício de preparação para Olimpíada no Rio.
Cerca de 500 pessoas participaram da ação que simulou possível ataque. Bomba foi colocada dentro de vagões de trem em Deodoro
Forças da segurança fazem exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas na estação de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (16). A ação, que simula um possível ataque terrorista com explosão de uma bomba, tem 500 pessoas envolvidas. O objetivo é saber se as equipes estão preparadas para agir em casos extremos.
O Complexo Esportivo de Deodoro vai receber cerca de 11 modalidades olímpicas: hipismo, mountain bike, ciclismo BMX, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete. A estação é a parada final para quem vai assistir aos jogos no local. Ao todo, 47 mil homens das forças de segurança vão atuar na Olimpíada do Rio.
Nesta sexta-feira (15), tropas das Forças Armadas desembarcaram na Base Aérea do Galeão para atuar no esquema de segurança da Olimpíada, que tem abertura oficial no dia 5 de agosto. O voo desta sexta reuniu cerca de 200 militares da Força Aérea e da Marinha em Roraima, Amazonas e Pará e foi o primeiro no novo Boeing 767 comprado para o transporte de tropas.
No mesmo dia, o presidente em exercício Michel Temer disse, em entrevista à GloboNews, que o país está "preparadíssimo" para enfrentar ameaças de terrorismo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Simulação
O treinamento aconteceu como se fosse em tempo real. Voluntários dentro de vagões de uma trem parado na estação simularam uma situação de feridos. Outros simularam um ataque a tiros contra passageiros, que saíram correndo. Uma bomba dentro de uma mochila foi colocada dentro dos vagões, e as pessoas que se passaram por feridos foram levados à plataforma.
Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Aeronáutica e Marinha, além de agentes da Guarda Municial, Defesa Civil e CET-Rio participaram do exercício que simulou ainda os primeiros socorros e o trabalho de identificação dos possíveis terroristas.
O coordenador do exercício de segurança afirmou que o resultado foi positivo, mas que alguns detalhes, como a precisão dos tiros, serão avaliados pelas imagens gravadas.
Fonte: G1
O horário dos trens não sofreu alteração por causa do simulado.