O diretor financeiro do Vaticano, George Pell, está sendo investigado pela polícia australiana por supostos abusos sexuais a crianças, revelou nesta quinta-feira (28) um canal australiano. Acusações que os chefes da Igreja Católica consideram "totalmente falsas".
As novas alegações contra Pell, que estão sendo investigadas pela polícia no estado de Vitória, abrangem duas décadas, revelou a 'Australian Broadcasting Corporation'.
Quando foi Arcebispo Católico de Sydney em 2002, George Pell foi acusado de antigos abusos sexuais, mas foi mais tarde considerado inocente.
O canal ABC disse que obteve oito declarações da polícia de vítimas, testemunhas e familiares que estavam ajudando as autoridades na investigação.
No entanto, o homem de 75 anos negou as acusações numa declaração ao mesmo canal televisivo, afirmando que ele nunca abusou sexualmente de ninguém.
Um porta-voz da polícia disse à agência France Press que não iria comentar. O chefe da polícia de Vitória, Graham Ashton, disse em junho que a polícia estava investigando as queixas contra o religioso.
As alegações incluíam acusações de dois homens, agora com cerca de 40 anos, que disseram que foram apalpados pelo padre no verão de 1978 numa piscina em Ballarat, onde Pell cresceu e trabalhou.
Depois de uma década de crescente pressão para investigar acusações de pedofilia, foi criada em 2012 na Austrália uma comissão para tratar apenas de assuntos relacionados com abuso de crianças.
A investigação da polícia no caso de George Pell faz parte de um conjunto de queixas mais amplo dessa comissão, que já falou por quase 5.000 sobreviventes e já ouviu histórias de abuso infantil em locais de culto, orfanatos, grupos comunitários e escolas.
Pell tinha dito anteriormente à comissão que não estava a par dos crimes que tinham ocorrido em Vitória, onde padres pedófilos abusaram de dezenas de crianças nas décadas de 70 e 80.
O sacerdote australiano foi ordenado em Roma, em 1966, antes de voltar para a Austrália, em 1971, e de se tornar um alto funcionário da igreja católica australiana.
Voltou para o Vaticano em 2014 depois de ter sido escolhido pelo Papa Francisco para tornar as finanças da igreja mais transparentes.
O pontífice aprovou a criação de um tribunal interno da Igreja para punir os bispos que encobriram abusos sexuais por padres, mas os sobreviventes de pedofilia não acreditam que haja grande mudança.
Outros países onde alegados ou confirmados casos de abusos sexuais se tornaram públicos são a Áustria, a Bélgica, o Canadá, a Alemanha, a Irlanda, o México, a Holanda, a Polônia e os Estados Unidos.
Fonte: NPMB
Por: Renato Freitas
Faça seus Eventos aqui
Mais uma vez, o aplicativo WhatsApp corre o risco de ser bloqueado no Brasil. Além deles, a determinação da Justiça pode bloquear o Facebook e o Instagram.
De acordo com o Jornal do Comério, a Justiça Federal do Amazonas autorizou o bloqueio de R$ 38 milhões do Facebook e isso pode fazer com que sejam definidas as sanções. Isso porque a empresa descumpriu uma decisão judicial determinando o repasse de dados de usuários para uma investigação.
A publicação explica que os bloqueios dos aplicativos e da rede social podem acontecer se o valor da multa for acumulando e mesmo assim a empresa não colaborar.
Os aplicativos e o site seriam bloquados pois o Facebook é quem administra o Instagram e o Whatsapp.
O pedido é de autoria do procurador da República Alexandre Jabur. Ele destacou que a medida é um importante instrumento para buscar a devida aplicação das leis brasileiras e está prevista no Marco Civil da Internet.
Noticias Por Minuto Brasil
Durante a madrugada desta terça-feira (26), policiais militares do 29º BPM abordaram dois rapazes em atitude suspeita que trafegavam em uma moto pela Avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna. Após receber a ordem de parada, o condutor da moto, um homem de 23 anos, acelerou o veículo e tentou fugir, sendo interceptado pela polícia mais adiante.
Após revista aos dois suspeitos, os policiais encontraram e apreenderam 11 pinos de cocaína, um aparelho de celular, além de R$68,75 em espécie. O caso foi registrado na 143ª Delegacia.
JNB
Um motociclista foi detido com material entorpecente durante a madrugada desta quarta-feira (27) na RJ-186, na altura do km 01, em Santo Antônio de Pádua. O suspeito foi abordado por agentes do Posto 13 da Polícia Rodoviária Estadual, que realizavam um patrulhamento pela rodovia. Segundo o BPRv, os policiais desconfiaram do motociclista e o abordaram. Durante revista, uma bucha de maconha prensada teria sido encontrada no bolso do suspeito. A droga foi encaminhada para perícia. “J.F. da S.”, de 32 anos acabou sendo detido e levado para a 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua, onde a ocorrência foi registrada. Em depoimento, ele confessou ser usuário e foi liberado após ter sido autuado por posse de entorpecentes.
Foto:Gazeta do Noroeste
Fonte: Folha Itaocarense
Por: Renato Freitas
RFITAPERUNA.COM.BR
Pelo menos três rapazes, entre os quais dois menores, estão envolvidos no homicídio que tirou a vida de Luan da Silva Muniz, de 20 anos, morto durante a noite desta terça-feira (26), com três disparos na Rua Alzemiro Teixeira, no escadão de acesso à comunidade de Santo Rosa, Bom Jesus do Itabapoana. A informação foi confirmada no início desta noite (27), pelo delegado Avelino Costa, titular da 144ª Delegacia, que falou à Rádio Natividade.
– Durante todo o dia, ouvimos diversas testemunhas e o caso, está praticamente elucidado. No entanto, faltam ainda alguns detalhes. Seriam três os envolvidos no crime, sendo que um adolescente de 17 anos, teria puxado o gatilho. Os outros dois, são um menor e outro maior de idade, que estavam juntos, – destacou a autoridade policial, que acrescentou ainda, que a tese de envolvimento com drogas está sendo fortalecida à medida que os depoimentos estão sendo tomados.
Sobre o outro assassinato, no distrito de Pirapitinga, o policial informou que as investigações também estão bastante adiantadas, mas preferiu, por enquanto, não revelar maiores detalhes.
RELEMBRE OS CRIMES:
A noite desta terça-feira (26) foi extremamente violenta no município de Bom Jesus do Itabapoana, que em intervalo de pouco mais de uma hora registrou dois homicídios. Depois que o jovem Luan da Silva Muniz, de 20 anos, foi morto com três tiros, no bairro Santa Rosa, outro rapaz, identificado como Júnior Mello da Silva (detalhe na foto), foi baleado no distrito de Pirapetinga, por volta das 22:30h.
Testemunhas relataram que o assassino teria ido até a residência da vítima, chamado pelo seu nome e quando esta atendeu à porta, acabou executada à queima roupa por um tiro no rosto, morrendo ainda no local. O agressor fugiu em uma moto. A Polícia Militar foi acionada por vizinhos, realizou buscas pela região, mas até o fechamento desta matéria, não havia localizado o suspeito. O corpo, após perícia, também seguiu para o IML de Pádua. O registro foi lavrado durante a madrugada pelos inspetores da 144ª Delegacia.
Relembre o 1º Homicídio:
Um rapaz foi morto a tiros durante a noite desta terça-feira (26), no bairro Santa Rosa, Bom Jesus do Itabapoana. De acordo com informações apuradas pela Rádio Natividade, Luan da Silva Muniz, de 20 anos, se encontrava acompanhado de um colega, quando foi surpreendido por três disparos na Rua Alzemiro Teixeira, no escadão de acesso à comunidade. O rapaz ainda teria tentado fugir, mas acabou atingido no peito, braço e perna direitas. Socorrido por populares ao Hospital São Vicente de Paulo, a vítima não resistiu aos ferimentos e morrendo instantes depois.
Aos policiais militares que atenderam a ocorrência, a mãe de Luan, a dona de casa V.P.S., de 46 anos, ainda teria relatado ter conseguido ouvir os estampidos do interior de sua residência, que fica próximo ao local do crime. Enquanto era atendido, o jovem teria pronunciado o nome do agressor, que apesar de procurado, não havia sido encontrado até o fechamento desta matéria. Ambos teriam supostamente envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. O corpo foi removido, já durante a madrugada desta quarta-feira (27), por bombeiros ao IML de Santo Antônio de Pádua, já que a unidade de Itaperuna foi fechada por ordem do governo do estado. A 144ª Delegacia investiga.
Da redação da Rádio Natividade
Manifestação protestou contra fechamento de UPA e suspensão de transporte. Angra foi a segunda cidade do RJ a receber a tocha.
símbolo olímpico nesta quarta-feira (27). A Polícia Militar (PM) dispersou os manifestantes, mas houve tumulto.
Protestos aconteceram no bairro de Japuíba e na região central da cidade. Manifestantes reclamaram do fechamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da suspensão de um serviço de ônibus e do atraso no pagamento de salários de servidores públicos.
Os manifestantes chegaram a entrar em confronto com policiais e integrantes da escolta da tocha nos dois locais.
Pedras teriam sido arremessadas contra a comitiva. A PM respondeu com bombasManifestantes interromperam parte da passagem da tocha por Angra dos Reis, segunda cidade do Rio de Janeiro a receber o de efeito moral e balas de borracha. Houve tumulto e correria.
Ao menos uma criança foi levada para o Hospital Geral da Japuíba, mas não há informações sobre o estdo de saúde dela.
Não há informações sobre detidos.
O percurso previsto em Angra era de cerca de 15 km. Mas a manifestação reduziu a programação.
Nesta quinta (28), a tocha passará por Ilha Grande e por Volta Redonda.
G1
A Polícia Federal prendeu, na tarde de quarta (27), Chaer Kalaoun. Ele foi detido em sua casa em Nova Iguaçu, município da região metropolitana do Rio. Kalaoun vinha sendo monitorado por agentes dos Estados Unidos.
Nas redes sociais, Kalaoun fazia apologia ao Estado Islâmico. Em 2013 visitou o Líbano. Ao voltar, trouxe bandeiras do EI.
Durante a Copa do Mundo de 2014, o rapaz foi detido por comprar uma arma automática. Também chamou a atenção dos policiais ele ter uma BMW e não trabalhar.
O mandado de prisão foi expedido pela juíza Valéria Caldi Magalhães, da 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Folha Press